Navegando por Autor "OLIVEIRA, Andréia Regina Franco de"
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- ItemEducação alimentar e nutricional no ensino de ciências.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) OLIVEIRA, Andréia Regina Franco de; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; SOVIERZOSKI, Hilda Helena; http://lattes.cnpq.br/3044840899631023; OLIVEIRA, Raphael Gonçalves de; http://lattes.cnpq.br/6247518975926252Esta dissertação apresenta os encaminhamentos teóricos e metodológicos empregados na sistematização de um livro-jogo, desenvolvido no âmbito do Ensino de Ciências, como proposta formativa para a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais, em favor de seu processo de Alfabetização Científica. O ponto de partida foi a questão problematizadora: De que forma um livro-jogo pode contribuir para a EAN de estudantes do Ensino Fundamental – anos iniciais? Assim, foram configurados como objetivos centrais da investigação: desenvolver e implementar um livro-jogo sobre EAN no nível educacional proposto, no formato Role-Playing Game. Entretanto, em razão do isolamento social causado pela pandemia da COVID-19, o livro-jogo foi implementado remotamente, junto a um grupo de professores e nutricionistas que atuam no mesmo nível escolar para o qual ele foi destinado. O grupo empreendeu uma análise guiada do material, a partir de um roteiro analítico estruturado. As respostas obtidas por esses instrumentos constituíram o corpus de dados considerados, cuja análise foi conduzida com base nos pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). Desse modo, foram consolidadas cinco categorias analíticas, desdobradas em subcategorias que evidenciaram a importância do material desenvolvido enquanto recurso pedagógico interdisciplinar, com potencial contribuição para o ensino de hábitos alimentares saudáveis aos estudantes. Ademais, os dados mostraram que o livro-jogo sistematizado apresenta potencial didático para contribuir com a EAN dos alunos do Ensino Fundamental, ponderando a possibilidade de favorecer os seus processos de educação científica.