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Navegando por Autor "Pereira, Thayane France"

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    Formação de professores: uma abordagem histórico-epistemológica dos sistemas de numeração
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Thayane France; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795
    Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um curso a respeito da contextualização da linha histórica da construção dos sistemas de numeração para professores da rede municipal do 1º ao 5º ano. A fundamentação teórica pautou-se na história e epistemologia dos sistemas de numeração Boyer, C. B. (2012); Imenes, L. M. (1989); Ifrah, G (2005), além de abordar a respeito da formação continuada de professores Tardif (2014) e a sequência didática Zabala (1998). No encaminhamento metodológico da pesquisa é apresentada a elaboração do curso e os participantes da pesquisa. A elaboração do curso teve uma abordagem histórico-epistemológica do conteúdo de sistemas de numeração, enfatizando o sistema de numeração decimal, com a programação de dez encontros com duração de duas horas cada, contando com atividades extraclasses, totalizando o curso a carga horária de 40 horas. O curso foi aplicado para 31 professoras, e uma pedagoga auxiliar na aplicação. Os encontros foram semanais e aconteceram no município de São Sebastião da Amoreira. Todos os participantes foram professoras do sexo feminino, entre elas regentes do 1º ao 5º ano, diretoras e coordenadoras. Para a coleta dos dados, foi utilizado um caderno individual intitulado “As memórias dos encontros”, e a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisados 26 cadernos, além das atividades individuais e em grupos realizadas no decorrer dos encontros. Para a análise, utilizamos a investigação qualitativa dos dados de Bogdan; Biklen (1994). É possível inferir que os resultados apresentados na análise foram satisfatórios, pois indícios indicam que os conteúdos e as metodologias abordados no curso foram relevantes para a participação das professoras e para implementação em suas práticas docentes e que consequentemente possa contribuir para despertar o interesse dos alunos pela Matemática e atribuir mais sentido e significado ao que se ensina.
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    Sistemas de numeração para os anos iniciais do ensino fundamental segundo a abordagem histórico-epistemológica
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Thayane France; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795; Bernardelli, Marlize Spagolla; Luccas, Simone; Araújo, Roberta Negrão de
    Esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um curso a respeito da contextualização da linha histórica da construção dos sistemas de numeração para professores da rede municipal do 1º ao 5º ano. A fundamentação teórica pautou-se na história e epistemologia dos sistemas de numeração Boyer, C. B. (2012); Imenes, L. M. (1989); Ifrah, G (2005), além de abordar a respeito da formação continuada de professores Tardif (2014) e a sequência didática Zabala (1998). No encaminhamento metodológico da pesquisa é apresentada a elaboração do curso e os participantes da pesquisa. A elaboração do curso teve uma abordagem histórico-epistemológica do conteúdo de sistemas de numeração, enfatizando o sistema de numeração decimal, com a programação de dez encontros com duração de duas horas cada, contando com atividades extraclasses, totalizando o curso a carga horária de 40 horas. O curso foi aplicado para 31 professoras, e uma pedagoga auxiliar na aplicação. Os encontros foram semanais e aconteceram no município de São Sebastião da Amoreira. Todos os participantes foram professoras do sexo feminino, entre elas regentes do 1º ao 5º ano, diretoras e coordenadoras. Para a coleta dos dados, foi utilizado um caderno individual intitulado “As memórias dos encontros”, e a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram analisados 26 cadernos, além das atividades individuais e em grupos realizadas no decorrer dos encontros. Para a análise, utilizamos a investigação qualitativa dos dados de Bogdan; Biklen (1994). É possível inferir que os resultados apresentados na análise foram satisfatórios, pois indícios indicam que os conteúdos e as metodologias abordados no curso foram relevantes para a participação das professoras e para implementação em suas práticas docentes e que consequentemente possa contribuir para despertar o interesse dos alunos pela Matemática e atribuir mais sentido e significado ao que se ensina.
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