Navegando por Autor "ROCHA, Patricia Alves da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProposta pedagógica para o ensino de botânica nos anos inicias do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) ROCHA, Patricia Alves da; GUIMARÃES, Fernando Manuel Seixas; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; GUIMARÃES, Fernando Manuel Seixas; COSTA, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; KATAOKA, Adriana Massaê; http://lattes.cnpq.br/6163079816594256Esta dissertação tem como objetivo relatar o desenvolvimento e a implementação de uma proposta pedagógica para o estudo de Botânica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, escolheu-se como público-alvo os estudantes do último ano do Curso de Formação de Docentes, em Nível Médio – Modalidade Normal de um Colégio Estadual da cidade de Ribeirão do Pinhal – PR, e a aplicação foi realizada durante a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências. Para isto foi utilizada uma pesquisa qualitativa, em que a coleta de dados compreendeu uma avaliação diagnóstica inicial e uma avaliação final que foram analisados com base no referencial da Análise Textual Discursiva, sistematizados em cinco categorias de análise a priori: Categoria 1 – Lúdico como recurso didático para o ensino de Ciências/Botânica; Categoria 2 – O Ensino de Botânica; Categoria 3 – Metodologias/ estratégias de Ensino; Categoria 4 – O Ensino de Ciências no Ensino Fundamental Anos Iniciais; Categoria 5 – Contribuições. Os resultados mostraram contribuições da referida proposta para aprendizagem dos conteúdos de Botânica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental considerando a utilização de recursos didáticos lúdicos para o trabalho pedagógico em sala de aula e melhoria da aprendizagem dos conteúdos.