Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ribeiro, Luciana da Costa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Por uma educação literária: a Síndrome de Down em Olhos azuis coração vermelho, de Jane Tutikian (2005)
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Ribeiro, Luciana da Costa; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Segabinazi, Daniela Maria; Oliveira, Vanderléia da Silva
    Considerando que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2010), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) orientam para uma ação educativa e uma prática pedagógica voltada para temas que remetem à aceitação do diferente, ao respeito mútuo e ao reconhecimento da alteridade, torna-se imprescindível a re(educação) das relações humanas voltadas para a diversidade. Assim, esta pesquisa tomou como objeto de estudo a educação literária, utilizando-se como base de estudo o romance Olhos azuis coração vermelho, da autora gaúcha Jane Tutikian (2005), tendo adotado proposta de intervenção didática para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, dando foco à problemática ligada à Síndrome de Down. Para tanto, adotou-se como metodologia de ensino a sequência expandida de leitura (COSSON, 2007), como processo para a educação literária via leitura na escola. Quanto à metodologia de pesquisa, foi adotada a pesquisa qualitativa, pesquisa-ação, bem como bibliográfica, com análise de conteúdo. Ainda que em meio a pandemia, cujas atividades foram desenvolvidas de forma remota, a implementação atingiu seus objetivos. Como resultado, reafirma-se o papel da literatura em sala de aula, especialmente com a leitura de obras voltadas para a discussão da diversidade, e da didatização da sequência expandida, como estratégia de letramento literário. Foi perceptível a ampliação da criticidade e interesse dos alunos pelo universo literário durante o desenvolvimento da intervenção. A pesquisa, portanto, confirma o potencial humanizador da literatura para a formação crítica e cidadã, oportunizada pelo trabalho com obras que buscam promover a integração de todos, favorecendo a não discriminação e o respeito mútuo.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube