Navegando por Autor "Richter, Valéria do Amaral Ferreira"
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- ItemCaderno Pedagógico: Experiência com círculo de leitura - Iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119Esta proposta didática é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), disponível em www.uenp.edu.br/profletras, sob o título Mediação de leitura de Iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: experiência com círculo de leitura em turma de oitavo ano do ensino fundamental. A proposta objetiva a mediação de leitura literária por meio da estratégia metodológica Círculo de Leitura sugerida por Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2020) e em Como criar círculos de leitura na sala de aula (2021) verificando se essa metodologia, implantada no espaço da sala de aula e em determinado contexto escolar, pode contribuir para o letramento literário. O material está pautado nos pressupostos teóricos metodológicos que embasam as pesquisas de Rildo Cosson, que possui mestrado em Teoria da Literatura, doutorado em Letras e pós-doutorado em Educação e, além de organizar livros, publica artigos e participa de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Suas publicações têm contribuições significativas para a área da Educação, especialmente na proposição da sistematização da leitura literária relacionando práticas de leitura que contribuem para o letramento literário. Adoto o Círculo de Leitura para essa proposta didática por acreditar em seu potencial para a contribuição na formação do leitor e no letramento literário. A forma mais estruturada do Círculo será a estratégia didática empregada, por se tratar de um ambiente escolar onde os alunos necessitam de um maior direcionamento quando se trata de leitura literária. Além disso, acredito na eficácia da leitura compartilhada em ambiente escolar, por ser algo que pode promover uma aprendizagem colaborativa por meio da socialização dos alunos leitores. Conforme observa Cosson: Na escola, um círculo de leitura é uma estratégia didática privilegiada de letramento literário porque, além de estreitar laços sociais, reforçar identidades e solidariedade entre os participantes, possui um caráter formativo essencial ao desenvolvimento da competência literária, possibilitando no compartilhamento da obra lida por um grupo de alunos, a ampliação das interpretações individuais. (COSSON, 2021a, p. 9). Também acredito que aplicar uma prática de leitura que considere o conceito de sociabilidade literária pode ajudar a ressignificar a prática de leitura em ambiente escolar: O conceito de sociabilidade literária afirma a maneira como o conhecimento sobre textos emerge através dos intercâmbios sociais. Com respeito à organização da sala de aula, isso significa que tal conhecimento não é algo que o professor simplesmente transmite para os estudantes, mas algo que só emerge por meio da utilização da linguagem como um medium compartilhado de trocas sociais. (MELLO et al., 2018, p. 53). Como resultado, segue a proposta elaborada, que pode ser modificada de acordo com o interesse do docente, contexto escolar e público-alvo. Ela é precedida pela apresentação do romance selecionado para sugestão e leitura. Caso haja interesse, a análise sobre o resultado da aplicação da proposta pode ser consultada na Dissertação acima referenciada.
- ItemMediação de leitura de iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: Experiência com círculo de leitura em turma de oitavo do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Biella, João Carlos; Brandileone, Ana Paula Franco NobileA pesquisa, desenvolvida na Linha de Atuação em Estudos literários, no âmbito do ProfLetras/UENP, de 2021 a 2022, apresenta uma proposta de investigação em torno da educação literária, tendo como princípio instrumentalizar a formação do leitor literário no espaço escolar. Considera-se que a reflexão sobre a presença da literatura na escola e sobre práticas que possam promover a formação do leitor, sobretudo no Ensino Fundamental, é imprescindível ao docente, ciente do seu compromisso com a educação e do potencial humanizador do texto literário. De base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, a pesquisa se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, da cidade Rancho Alegre, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais. Estudos voltados à temática sobre a formação do leitor, literatura e ensino, formação docente, bem como sobre documentos oficiais da área, que direcionam (ou não) a prática docente, amparam a pesquisa. Como metodologia de ensino para a proposição do produto educacional voltado à prática de leitura literária em sala de aula, adota-se o Círculo de Leitura proposto por Cosson (2020, 2021a). Como resultado da escolha metodológica elaborou-se e implementou-se prática de leitura com a obra Iluminuras - Uma Incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios. A experiência com o Círculo de Leitura em turma do oitavo do Ensino Fundamental - anos finais revelou-se válida para ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir para o desenvolvimento do letramento literário, por oferecer aos leitores em formação a percepção da indissociabilidade entre forma e o conteúdo (JOUVE, 2012, CANDIDO, 1972, 1995) inerente a uma obra literária. Também por ampliar os seus horizontes de expectativas (JAUSS, 1994) e a possibilidade de tornarem-se mais cientes da complexidade da vida e sensíveis ao próximo (CANDIDO, 1995).