Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SCHIAVO, Eliane Constâncio Marcolin"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Contribuições de uma UEPS para o ensino de projeção ortogonal
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) SCHIAVO, Eliane Constâncio Marcolin; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; IMAI, César; PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes
    O ensino de Desenho Técnico é contemplado em diferentes áreas do conhecimento, nas engenharias, na arquitetura, em cursos técnicos ou em áreas específicas do conhecimento como a matemática. Em muitos destes cursos a literatura mostra o histórico de alunos com dificuldades em disciplinas relacionadas ao Desenho Técnico, em que são necessárias habilidades de visualização espacial para a leitura e representação da forma, em particular no que tange ao trabalho com o conceito de projeção ortogonal. Neste contexto, essa pesquisa tem por objetivo investigar o uso de uma unidade de ensino potencialmente significativa para a aprendizagem de projeção ortogonal. A partir da proposição dessa sequência de ensino e de seu desenvolvimento com alunos, a pesquisa é guiada pela questão: Que elementos da teoria de aprendizagem significativa são mobilizados no desenvolvimento das atividades de uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS) para o ensino de projeção ortogonal? Dados foram coletados com cinco alunos de uma turma de primeiro semestre de um curso técnico em Edificações no desenvolvimento de 10 atividades. Por meio de uma análise qualitativa, tendo por norte os registros escritos dos alunos no desenvolvimento das atividades foi possível identificar os conhecimentos prévios dos alunos participantes da pesquisa, que elementos dos registros dos alunos dão indícios de diferenciação progressiva dos conteúdos de projeções cônicas e cilíndricas; bem como da reconciliação integradora dos conteúdos de projeção ortogonal. Por meio da análise dos dados coletados e das atividades desenvolvidas, foi possível avaliar e refinar a unidade de ensino para proposição de aplicação em outras turmas.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Sequência de ensino: uma UEPS para o ensino de projeção ortogonal no curso técnico em edificações
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) SCHIAVO, Eliane Constâncio Marcolin; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734
    Não apresenta resumo.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube