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Navegando por Autor "Santos, Andréia de Cássia dos"

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    Curso de formação pedagógica em gamificação para professores do ensino superior
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534
    A Educação passou por vários momentos de transformações no Brasil, desde a educação colonial, feita pelos jesuítas e a educação indígena que existia antes mesmo da chegada dos portugueses, com a vertente religiosa da pedagogia tradicional, até as mudanças com a pedagogia tecnicista que teve suas adaptações com o passar dos anos, absorvendo as demais formas de ensino e de aprendizagem (SAVIANI, 2013). As sociedades atuais têm muitas formas de acesso à informação e não contemplam mais a função exclusiva de transmissão do conhecimento. O diálogo entre os diferentes saberes deve ocorrer para que o enfrentamento de problemas de forma crítica e reflexiva, passe a ser mais utilizado diante dos avanços tecnológicos, da informática e do impacto dos meios de comunicação em massa que tem revolucionado a forma de acesso aos conhecimentos (CANDAU, 2013). As transformações na forma de ensinar e de aprender foram se expandindo em relação às Metodologias Ativas utilizadas em que os jogos, antes somente utilizados para entretenimento, passaram a ser utilizados na área da Educação, com a Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Jogos (GIL, 2020).
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    Gamificação no ambiente escolar: uma proposta de curso para os professores do ensino superior
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Santos, Andréia de Cássia dos; Giordani, Annecy Tojeiro; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Coelho Neto, João; Giordani, Annecy Tojeiro; Menolli, André Luis Andrade; Freitas, Carlos César Garcia
    As Metodologias Ativas podem auxiliar em diversos contextos de ensino, visto poderem proporcionar novas formas de ensinar, facilitando, assim, o acesso à informação. Dessa forma, este trabalho pode contribuir com a transformação vivenciada pelos docentes do ensino superior em busca de novas Metodologias de Ensino que possam ser empregadas para impulsionar o engajamento dos seus alunos nas aulas. Assim, esta pesquisa teve como principal objetivo desenvolver um curso de Formação Pedagógica para o uso da Gamificação pelos professores dos cursos do ensino superior. A abordagem dessa pesquisa de caráter qualitativo, iniciou-se com um Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o uso das metodologias ativas na educação superior no Brasil, tendo-se definido a Metodologia Ativa Gamificação para instrumentalizar os docentes participantes da pesquisa através do Curso de Formação Pedagógica. Foram 9 docentes participantes do curso que atuam em diferentes áreas de ensino e residem em diferentes estados brasileiros. A análise e categorização dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam os benefícios que a Gamificação proporciona, assim como sugestões e contribuições desta metodologia para aulas mais engajadoras, visto que a formação pedagógica pode mostrar novas possibilidades aos docentes para trabalhar de forma mais dinâmica e participativa. Como considerações finais, observou-se que os docentes reconhecem que estão num momento de transição da educação tradicional para uma educação híbrida que une e mistura novas formas de ensinar, mas que também se preocupam com o aprendizado do aluno, demonstrando, assim, a importância de terem cursos de Formação Pedagógica capazes de proporcionar tal mudança em sua rotina docente. Evidencia-se que os participantes ressaltam que a gamificação no âmbito educacional, visou um trabalho de forma colaborativa mais efetivo para aqueles que já aplicaram a metodologia em suas turmas.
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