Navegando por Autor "Silva, Anne Caroline Borba da"
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- ItemEfeitos da prática de lembrar, releitura e caça palavras na retenção do material estudado por crianças do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-10-19) Silva, Anne Caroline Borba da; Souza, Roberta Ekuni de; https://orcid.org/0000-0003-1490-0184; http://lattes.cnpq.br/8230384607574009A prática de lembrar (retrieval practice) é uma técnica utilizada para fortalecer as informações aprendidas, por meio da tentativa de lembrar. Apesar de esse efeito ser robusto em diferentes níveis educacionais, há poucos estudos com controles mais ecológicos, semelhantes aos que ocorrem no cotidiano do ensino infantil. O objetivo desse trabalho foi analisar os efeitos da prática de lembrar, caça-palavras (atividade lúdica que intenciona uma busca ativa de encontrar e reconhecer palavras) e releitura na retenção do material estudado por crianças. Os testes finais foram aplicados com intervalo de retenção de quatro dias, por meio de perguntas de complete seguidas por questões de múltipla escolha. Em dois experimentos, alunos do Ensino Fundamental leram um texto sobre o sol e realizaram a prática de lembrar (recordação com pistas), caça-palavras e releitura (intraparticipantes). Cada atividade foi seguida de um julgamento de aprendizagem (JOL). Enquanto no experimento I o caça-palavras envolvia encontrar a palavra-alvo em negrito nas frases, no experimento II, os participantes deveriam completar com a palavra-alvo faltante, que contava com duas letras iniciais como pistas, e procurá-la no caça-palavras em meio a outras palavras distratoras (palavras com as mesmas iniciais das palavras-alvo). Outrossim, analisamos o tempo em que realizaram cada atividade. Os resultados indicaram que a prática de lembrar foi mais efetiva no teste de complete do que o caça-palavras e a releitura. Quando a tarefa de caça-palavras foi mais elaborada, não houve diferença significativa comparada à prática de lembrar, mas a releitura foi pior do que ambas. No teste de múltipla escolha, não houve diferença entre as três tarefas. A análise do tempo mostrou que os alunos demoraram mais tempo para realizar o caça-palavras. Em conclusão, a prática de lembrar o conteúdo é mais eficaz, já que é realizada em menos tempo do que o caça-palavras e a releitura.
- ItemEstratégias de ensino para crianças(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-10-19) Silva, Anne Caroline Borba da; Souza, Roberta Ekuni de; https://orcid.org/0000-0003-1490-0184; http://lattes.cnpq.br/8230384607574009A prática de lembrar (retrieval practice) é uma técnica utilizada para fortalecer as informações aprendidas, por meio da tentativa de lembrar. Apesar de esse efeito ser robusto em diferentes níveis educacionais, há poucos estudos com controles mais ecológicos, semelhantes aos que ocorrem no cotidiano do ensino infantil. O objetivo desse trabalho foi analisar os efeitos da prática de lembrar, caça-palavras (atividade lúdica que intenciona uma busca ativa de encontrar e reconhecer palavras) e releitura na retenção do material estudado por crianças. Os testes finais foram aplicados com intervalo de retenção de quatro dias, por meio de perguntas de complete seguidas por questões de múltipla escolha. Em dois experimentos, alunos do Ensino Fundamental leram um texto sobre o sol e realizaram a prática de lembrar (recordação com pistas), caça-palavras e releitura (intraparticipantes). Cada atividade foi seguida de um julgamento de aprendizagem (JOL). Enquanto no experimento I o caça-palavras envolvia encontrar a palavra-alvo em negrito nas frases, no experimento II, os participantes deveriam completar com a palavra-alvo faltante, que contava com duas letras iniciais como pistas, e procurá-la no caça-palavras em meio a outras palavras distratoras (palavras com as mesmas iniciais das palavras-alvo). Outrossim, analisamos o tempo em que realizaram cada atividade. Os resultados indicaram que a prática de lembrar foi mais efetiva no teste de complete do que o caça-palavras e a releitura. Quando a tarefa de caça-palavras foi mais elaborada, não houve diferença significativa comparada à prática de lembrar, mas a releitura foi pior do que ambas. No teste de múltipla escolha, não houve diferença entre as três tarefas. A análise do tempo mostrou que os alunos demoraram mais tempo para realizar o caça-palavras. Em conclusão, a prática de lembrar o conteúdo é mais eficaz, já que é realizada em menos tempo do que o caça-palavras e a releitura.