Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Educação Básica."
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- ItemPensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-11-06) Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática, cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral, apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais, são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.
- ItemProcesso educacional no contexto do Ensino Médio: práticas pedágogicas em grupos multiliterários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.