Programa de Pós-Graduação em Ensino
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino por Autor "ARAÚJO, Roberta Negrão de"
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- ItemA avaliação em fases no ensino de geografia: uma proposta didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) CONCEIÇÃO NETO, Breno da; FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; http://lattes.cnpq.br/0730093051535014; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; FERNANDES, Pedro Henrique Carnevalli; http://lattes.cnpq.br/0730093051535014; FIGUEIREDO, Helenara Regina Sampaio; http://lattes.cnpq.br/6619487794197361; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379A Avaliação educacional é um desafio constante na prática docente, pois é complexo pensar em tal prática no âmbito escolar, de acordo com determinados conteúdos e conforme os objetivos estabelecidos em cada disciplina do currículo escolar. Ao tratar-se da Geografia, seu ensino deve basear-se na compreensão do espaço geográfico, para que os alunos consigam desenvolver o raciocínio geográfico, de modo a cooperar na formação do cidadão crítico e reflexivo a respeito da realidade e das dinâmicas socioespaciais. Deste modo, este estudo tem por objetivo investigar a elaboração de um curso de formação continuada envolvendo a temática de Avaliação Educacional com ênfase no Instrumento avaliativo denominado Avaliação em Fases, aplicá-lo junto a professores da Área de Geografia e analisar os dados coletados durante a implementação do curso.Metodologicamente, esta pesquisa é de abordagem qualitativa fundamentada teoricamente por referencial bibliográfico subsidiado em uma adaptação de etapas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e análise das Proposta Pedagógicas Curriculares (PPCs) de Licenciaturas em Geografia ofertadas em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná – PR. Após esta etapa elaborou-se um curso formativo que seria implementado junto a docente de Geografia que atuam na Educação Básica. Todavia, diante do contexto pandêmico este foi avaliado por professores formados em Geografia que atuam tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário condizente ao Produto Técnico Tecnológico (PTT) e submentido à avaliação de professores são formados em Geografia, que avaliaram o PTT. E as informações coletadas foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado é possível inferir que a avaliação em fases ainda é desconhecida pelos professores de Geografia, porém ela foi compreendida, por meio da análise do PTT, como uma estratégia avaliativa formativa que coopera para o processo de ensino e também no de aprendizagem, qual oportuniza os estudantes a avançarem no conhecimento.
- ItemA formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais: considerações da cultura do norte paranaense por meio da culinária(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MENDES, Brenda Raíza Domingos; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; BLANCO, Marília BazanO presente estudo tem como finalidade discutir a formação de professores para o ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa tem como justificativa as inquietações acerca da problemática oriundas da prática docente da pesquisadora, bem como a necessidade de avanço em relação às produções que abordam o ensino de História e da cultura no norte do estado do Paraná, ratificadas pelo levantamento realizado na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Tem como questão investigativa: De que forma a utilização de um Guia Didático, contemplando a História do Paraná, pode contribuir para o ensino desta temática? A partir desta, o estudo objetiva elaborar e implementar um Guia Didático para professores de 4° e 5° anos do Ensino Fundamental, de modo que este corrobore para o ensino da História do Paraná, tendo a culinária como categoria selecionada. A escolha por tal categoria justifica-se pela proximidade ao cotidiano dos estudantes, além de retratar a diversidade encontrada na região, o que contribui para a compreensão histórica do espaço e tempo. Ainda, os conteúdos de História local foram apontados por professores como os mais difíceis de serem ensinados, o que ratifica a escolha do tema. Inicialmente é apresentado o referencial que fundamentou teoricamente a pesquisa, bem como os documentos curriculares oficiais que organizam o ensino de História nos anos inicias do Ensino Fundamental. No que se refere aos dados empíricos, apresenta a análise destes, coletados junto a professores que atuam nos 4° e 5° anos. A análise, de natureza qualitativa, foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD), com vistas a unitarização e categorização de elementos identificados no corpus, constituído por entrevista semiestruturada realizada com onze docentes. Por se tratar de um mestrado profissional, baseando-se nas dificuldades elencadas pelas envolvidas foi elaborado como Produto Técnico Tecnológico, um Guia Didático para o ensino de História do norte paranaense, intitulado “Guia Didático para o Ensino de História nos Anos Iniciais: A Contribuição da Culinária na Cultura do Norte Paranaense”. O Guia foi implementado por meio de uma intervenção formativa, de forma remota. Os participantes, além das depoentes, foram acadêmicos do último ano do curso de Pedagogia. Para validar as atividades propostas no Guia, estas foram desenvolvidas e avaliadas pelos envolvidos. Considera-se que o Guia Didático constitui-se como mais um recurso que pode ser utilizado pelos professores para o ensino de História do Paraná. No que tange à formação do professor para ensinar História nos anos iniciais, especificamente o egresso do Curso de Pedagogia, foi evidenciado certas dificuldades no processo formativo. Estas podem ser minimizadas dependendo do modo como o a disciplina que aborda o tema é concebida e, consequentemente, de que forma é desenvolvida em sala de aula.
- ItemGeometria e percepção visual voltadas aos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) SILVA, Juliana Graciola; LUCCAS, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577; LUCCAS, Simone; GOMES, Maria Alexandra Oliveira; ARAÚJO, Roberta Negrão deNos primeiros anos do Ensino Fundamental é importante que a criança tenha constante contato com a Geometria pois, por meio dela e, explorando sua criatividade, seu ensino poderá auxiliar, também, no desenvolvimento de habilidades na construção dos números e na compreensão da álgebra. Diante dessa necessidade, a presente pesquisa foi realizada com o objetivo de elaborar um manual pedagógico ilustrado, contendo atividades e jogos didáticos, voltados a alunos do do 1º ano do Ensino Fundamental, para promover o desenvolvimento de habilidades atinentes à percepção visual no ensino da Geometria, por meio de materiais manipuláveis. Os aportes teóricos articulados nesta pesquisa foram voltados para o ensino da geometria e sua breve explanação histórica segundo os documentos oficiais; visualização em geometria segundo Gutiérrez (1996); a visualização geométrica segundo Presmeg (2006); a importância dos jogos e atividades lúdicas didáticas no Ensino da Matemática, materiais manipuláveis e seus benefícios no ensino de geometria. A fundamentação teórica pautou-se no objeto de estudo da Matemática - Geometria. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo e contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica, revisão bibliográfica, elaboração do produto educacional que delineou a produção das atividades para os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram análisados à luz da Análise Textual Discursiva. A análise dos dados indicou que que as atividades apresentadas no Manual Pedagógico Ilustrado estavam adequadas para aprendizagem dos conteúdos de Geometria, especialmente em relação as habilidades de percepção visual e aos objetivos de aprendizagem propostos em cada atividade ou jogo.
- ItemGuia didático para o ensino de História nos anos iniciais: a contribuição da culinária na cultura do norte paranaense(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MENDES, Brenda Raíza Domingos; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379Não apresenta resumo.
- ItemO ensino de matemática para autistas por meio de atividades com materiais manipuláveis(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) BERNARDINO, Silvia Andréa do Prado; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; COELHO NETO, JOÃO; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534; Marília Bazan; COELHO NETO, João; BLANCO, Marilia Bazan; TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; ARAÚJO, Roberta Negrão deA Matemática é uma atividade inerente ao ser humano e é praticada espontaneamente, pois representa parte importante do seu comportamento. Portanto, considerando a sua fundamental importância para a vida de qualquer pessoa, principalmente, para a autodeterminação das crianças com Transtorno do Espectro Autista, atividades que tornem essa disciplina mais interessante e atrativa devem ser postas em prática, uma vez que tais atividades têm a capacidade de desenvolver o raciocínio lógico, a memória e a interação social. Desse modo, este trabalho tem como objetivo desenvolver um Manual de Atividades Matemáticas para alunos com Transtorno do Espectro Autista, composto de atividades e jogos com materiais manipuláveis. Nesse Manual, são contemplados aspectos como a atenção, a interação, o raciocínio e o uso das práticas no cotidiano da criança com Autismo, possibilitando, assim, desenvolver uma maior autonomia em sua vida social. No encaminhamento metodológico, foi utilizada a abordagem qualitativa, sendo que a implementação do Manual foi desenvolvida por meio de um curso de extensão, formado por professores que atuam no ensino de Matemática e, necessariamente, trabalham com alunos que possuem esse tipo de transtorno. Já a análise dos resultados foi vislumbrada à luz da Análise Textual Discursiva e permitiu compreender que o material desenvolvido pode auxiliar o aluno com Autismo em suas objeções previamente estabelecidas, como a dificuldade de compreensão e imersão nos conceitos didáticos. Ele pode, ainda, contribuir para os obstáculos enfrentados pelos docentes para lecionar uma ementa considerada abstrata para os discentes, como é o caso da Matemática. Assim, por meio dos excertos analisados, observou-se que o Manual produzido despertou o interesse dos participantes, o que é muito positivo e permite concluir que ele pode contribuir significativamente para o ensino de Matemática para alunos Autistas e, também, para promover o desenvolvimento da Cognição Numérica nesses alunos. Em segundo modo, destaca-se a capacidade que o material possui de compor não só os exercícios de Educação Especial, como de todos os outros alunos presentes na classe, auxiliando na interação e inserção social.
- ItemSexualidade e ensino de ciências: possibilidades na formação de pedagogos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) TALHETTI, Giselle Herbella do Prado; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; JUNIOR, Álvaro Lorencini; LUCAS, Lucken BuenoA presente pesquisa investiga o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à Sexualidade e, ainda, de que forma a licenciatura em Pedagogia contempla a referida temática. Assim, teve como objetivo elaborar e aplicar um Guia Didático contendo referencial teórico e atividades que poderão ser utilizadas no ensino do referido componente curricular. Para atingir este objetivo, o estudo teve como norte a questão investigativa: Quais as percepções de professores e futuros professores sobre a temática Sexualidade, mediante a participação em um curso pautado em um Guia Didático voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental? A Revisão de Literatura realizada indicou que, embora haja estudos na área, são poucos os que contemplam a temática na etapa e na fase selecionadas. Evidenciou-se, ainda, a insuficiente carga horária voltada para o ensino de Ciências nos cursos de Licencitura investigados, bem como a forma que tal temática é abordada nos livros didáticos adotados. Diante deste contexto, foi organizado o referencial teórico a partir de revisão de literatura, fundamentada em estudos anteriormente desenvolvidos, bem como nos documentos curriculares oficiais. Tal referencial subsidiou a elaboração do Produto Técnico Tecnológico, um material pedagógico intitulado Guia Didático para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Sexualidade e o Corpo Humano. Para a elaboração deste recorreu-se a livros paradidáticos e atividades propostas em sítios eletrônicos, fazendo a adequação aos documentos curriculares atuais, como também à faixa etária dos escolares. O guia foi implementado por meio de um curso formativo junto a licenciandos de Pedagogia e de professores em atuação. Os dados foram coletados por diferentes instrumentos e analisados considerando os pressupostos da AnáliseTextual Discursiva (ATD). Evidenciouse que, embora a temática seja contemplada no currículo e que mesmo com o acesso a recursos diferenciados, a temática Sexualidade ainda apresenta dificuldades em ser abordada nos anos inicias do Ensino Fundamental e que o guia didático organizado pode contribuir para seu ensino.
- ItemSexualidade e ensino de ciências: possibilidades na formação de pedagogos.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) TALHETTI, Giselle Herbella do Prado; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; ARAÚJO, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; JÚNIOR, Álvaro Lorencini; http://lattes.cnpq.br/0858496742334845; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083A presente pesquisa investiga o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à Sexualidade e, ainda, de que forma a licenciatura em Pedagogia contempla a referida temática. Assim, teve como objetivo elaborar e aplicar um Guia Didático contendo referencial teórico e atividades que poderão ser utilizadas no ensino do referido componente curricular. Para atingir este objetivo, o estudo teve como norte a questão investigativa: Quais as percepções de professores e futuros professores sobre a temática Sexualidade, mediante a participação em um curso pautado em um Guia Didático voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental? A Revisão de Literatura realizada indicou que, embora haja estudos na área, são poucos os que contemplam a temática na etapa e na fase selecionadas. Evidenciou-se, ainda, a insuficiente carga horária voltada para o ensino de Ciências nos cursos de Licencitura investigados, bem como a forma que tal temática é abordada nos livros didáticos adotados. Diante deste contexto, foi organizado o referencial teórico a partir de revisão de literatura, fundamentada em estudos anteriormente desenvolvidos, bem como nos documentos curriculares oficiais. Tal referencial subsidiou a elaboração do Produto Técnico Tecnológico, um material pedagógico intitulado Guia Didático para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Sexualidade e o Corpo Humano. Para a elaboração deste recorreu-se a livros paradidáticos e atividades propostas em sítios eletrônicos, fazendo a adequação aos documentos curriculares atuais, como também à faixa etária dos escolares. O guia foi implementado por meio de um curso formativo junto a licenciandos de Pedagogia e de professores em atuação. Os dados foram coletados por diferentes instrumentos e analisados considerando os pressupostos da AnáliseTextual Discursiva (ATD). Evidenciouse que, embora a temática seja contemplada no currículo e que mesmo com o acesso a recursos diferenciados, a temática Sexualidade ainda apresenta dificuldades em ser abordada nos anos inicias do Ensino Fundamental e que o guia didático organizado pode contribuir para seu ensino.