Programa de Pós-Graduação em Ensino
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino por Autor "Costa-Maciel, Débora Amorim Gomes da"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOralidade e avaliação em notícia televisiva : abordagens para alunos com altas habilidades.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Marconcin, Edvânia Ernesto Ferreira; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Costa-Maciel, Débora Amorim Gomes da; Blanco, Marília BazanA avaliação da oralidade, na prática, escolar, às vezes, se confunde com a observação da leitura em voz alta na sala. No entanto, a oralidade vai muito, além, e requer um trabalho pedagógico que envolva todas as especificidades do gênero oral. Nesse sentido, a escola precisa abordar o oral para o desenvolvimento da Língua Portuguesa dentro de situações de comunicação reais. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral desenvolver e avaliar um produto educacional intitulado “Caderno Pedagógico: Notícia televisiva para a educação especial inclusiva”. Para tanto, a presente dissertação configura-se no formato multiartigos (ou multipaper), composta por quatro trabalhos sendo eles: I) Mapeamento sistemático de literatura: a oralidade e a avaliação na Educação Básica; II) A oralidade e a avaliação na modalidade da educação especial inclusiva; III) Análise do gênero notícias escrita e oral televisiva e, por fim, IV) Relato de experiência da implementação do Produto Educacional: sequência de atividades do gênero notícia de telejornal para a Educação Especial Inclusiva. Adicionalmente a pesquisa inclui um Caderno Pedagógico, direcionado aos professores da Educação Básica, anos iniciais. O material didático também disponibiliza atividades e jogos que podem ser impressos para o uso na sala de aula. Metodologicamente, este estudo apresenta-se como qualitativo, bem como uma pesquisa-ação, em que procura fomentar os conhecimentos dos docentes acerca do trabalho inclusivo na sala de aula. Outrossim, ele se fundamenta nos pressupostos teóricos defendidos por Bakhtin (1995, 2003), Bronckart (2003), Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2003), Bueno e Magalhães (2016), e Storto e Brait (2021, 2020). De modo mais específico, no que tange à temática da avaliação, foram considerados os estudos de Hadji (2001), Suassuna (2006), Araújo e Suassuna (2020), Melo e Cavalcante (2007), Luckesi (2013), entre outros. No campo da Educação Especial Inclusiva, cita-se Sousa (2017), Silva (2019) e Campos (2005). Além dos documentos oficiais que norteiam a Educação Básica, como a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDBN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Após a conclusão da pesquisa, foi possível determinar que a produção didática desenvolvida em torno de um gênero, constitui uma ferramenta eficaz para promover a inclusão no ambiente escolar. Espera-se que o Caderno Pedagógico possa se tornar uma ferramenta que contribua para o trabalho do professor como também um meio benéfico e facilitador para a aprendizagem dos alunos.