Programa de Pós-Graduação em Ensino
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino por Autor "Freitas, Carlos Cesar Garcia"
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- ItemEducação financeira no Ensino Fundamental - Anos Iniciais: desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Bueno, Valquíria Batista; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas, Carlos Cesar Garcia; Figueiredo, Helenara Regina Sampaio; Coelho Neto, JoãoDiante da real situação econômica do país, do nível de endividamento das famílias brasileiras, do baixo desempenho e do pouco conhecimento sobre questões financeiras dos jovens, torna-se evidente a carência de formação da população, no que diz respeito à Educação Financeira. A Educação Financeira é indispensável na formação do cidadão e deve ser ofertada desde muito cedo, em ambientes escolares, para que as atuais e futuras gerações adquiram conhecimentos essenciais para administrar e gerir bem as suas finanças. Com a finalidade de atender a essa demanda social, em contexto escolar, destacam-se ações como a Estratégia Nacional de Educação Financeira, em 2010, e a Base Nacional Comum Curricular, em 2018, tornando obrigatório o ensino da Educação Financeira no currículo escolar, como um “tema integrador”, a partir de 2020. Com base nessas considerações e ante a escassez de trabalhos acadêmicos, principalmente para o Ensino Fundamental nos anos iniciais, percebe-se que há a necessidade de materiais que possam colaborar com o ensino dessa temática em contexto escolar. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido buscou responder à seguinte pergunta: “De que modo a Educação Financeira pode ser trabalhada na formação de alunos do Ensino Fundamental – anos iniciais em relação aos aspectos financeiros?”. Essa pesquisa teve como objetivo geral desenvolver, aplicar e analisar uma Sequência Didática que permita inserir conceitos que contribuam para a construção de conhecimentos necessários para um comportamento financeiro saudável. Para tanto, procedeu-se à metodologia da Pesquisa Tecnológica, por meio do desenvolvimento de uma Sequência Didática para o Ensino Fundamental – anos iniciais, sendo essa desenvolvida em sete etapas. Os dados provenientes dessas etapas foram coletados por meio de momentos de reflexões de cada tema abordado e analisados à luz da Análise Textual Discursiva, que permitiu a organização dos fragmentos em quatro categorias, sendo três a priori “Valor do dinheiro”, “Consumo consciente” e “Orçamento” e uma a posteriori “Compra consciente”. E, em cada categoria, foram identificadas as unidades de análise “Conhecimentos”, “Habilidades” e “Atitudes”. Os resultados dessas análises demonstraram que a Sequência Didática colaborou para o processo de aprendizagem dos participantes, inseriu conceitos que contribuíram para a construção de conhecimentos necessários para um comportamento financeiro saudável, permitindo a eles refletirem sobre decisões e escolhas e o fortalecimento de atitudes financeiras conscientes.
- ItemEducação financeira para alunos com deficiência intelectual: desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Cacita, Ana Paula Rodrigues; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas , Carlos Cesar Garcia; Figueiredo , Helenara Regina Sampaio; Lucas, Lucken BuenoA carência de conhecimentos financeiros da população em geral tem refletido no consumismo, inadimplência e endividamento e revelado a importância da formação acerca da Educação Financeira dos cidadãos, além da necessidade de ser desenvolvida desde muito cedo, em ambientes escolares, de modo a contribuir com o bem-estar financeiro atual e futuro dos cidadãos. Essa demanda social se intensifica em relação aos alunos com Deficiência Intelectual – DI, visto que a escassez de informações e conhecimentos básicos acerca dos aspectos financeiros, tornam-se obstáculos que os impedem de vivenciar situações simples e corriqueiras de escolhas e decisões de consumo, assim como seus pares de mesma idade, e os deixam mais suscetíveis de serem ludibriados e propensos ao consumismo, impedindo seu protagonismo, inclusão social e cidadania. No intuito de promover a Educação Financeira, inclusive em contexto educacional, ações em âmbito público foram efetivadas a partir de 2010, coma Estratégia Nacional de Educação Financeira e a inclusão da temática, em 2018, no currículo escolar, a ser trabalhada como tema integrador. Fundamentados nesse cenário e ante a escassez de recursos didáticos adequados ao público de alunos com DI, a presente pesquisa debruçou-se no objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar um jogo educacional sobre Educação Financeira que possa contribuir com a aprendizagem de conhecimentos financeiros de alunos com DI do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Após a análise das potencialidades e dificuldades desses alunos, identificou-se a pertinência da abordagem de alguns assuntos: Dinheiro (função e finalidade); Compra consciente (desejo x necessidade); Poupança (poupar e investir) e recorreu aos pressupostos metodológicos da Design Science Research para desenvolver o jogo intitulado de Guardiões do consumo, que foi aplicado aos alunos com DI de uma escola de Educação Especial. Os dados foram coletados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD e os resultados dessa análise demonstraram as contribuições do Jogo como recurso didático, na estimulação, participação, reflexão e aprendizagem acerca do consumo consciente e dos demais conteúdos propostos sobre a Educação Financeira, que poderão ser transladados para o cotidiano e contribuir com a autonomia e cidadania desses alunos.
- ItemEducação Financeira: material didático para educação de jovens e adultos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Guillen Hurtado, Antonio Paulo; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas, Carlos Cesar Garcia; Figueiredo, Helenara Regina Sampaio; Costa, Priscila Caroza FrassonConsiderando a relevância da Educação Financeira na atualidade, assim como os avanços tecnológicos, compreende-se que a temática precisa estar inserida no âmbito escolar. Sendo um assunto de grande importância em todas as etapas da Educação Básica, também deve ser abordado na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um livro didático para a EJA, com base nos pressupostos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e aplicá-lo em sala de aula. Essa pesquisa levantou a seguinte pergunta problema: Como a Educação Financeira pode ser trabalhada na EJA, contribuindo para a formação dos alunos? Assim, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa tecnológica na qual foi produzido um novo material didático por meio do conhecimento científico. Diante da aplicação do Produto Educacional em uma turma da EJA, foi realizada a análise de dados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) que permitiu estabelecer as categorias que foram trabalhadas, bem como as unidades de análise. Todo o estudo foi baseado nos principais referenciais teóricos que versam sobre Educação Financeira e Educação de Jovens e Adultos refletindo sobre o contexto histórico, amparos legais e contribuições práticas no meio da sociedade, em consonância com materiais e dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda foram trabalhados os objetivos e competências apresentados pelo Programa de Educação Financeira nas Escolas (ENEF). A elaboração do Produto Educacional e sua aplicação no ambiente escolar alcançou como resultados a propagação de conhecimentos e práticas de Educação Financeira formando outros potenciais disseminadores, além de educar os alunos para o consumo e poupança, despertando interesse e participação em sala de aula, contribuindo na aprendizagem por meio de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades através de atividades e reflexão de novas atitudes no que se refere às finanças. Destarte, vislumbra-se que é possível trabalhar a Educação Financeira na EJA, mediante uso de materiais adequados, contribuindo para a formação e vida dos alunos.
- ItemEducação Financeira: material didático para educação de jovens e adultos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Guillen Hurtado, Antonio Paulo; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984Considerando a relevância da Educação Financeira na atualidade, assim como os avanços tecnológicos, compreende-se que a temática precisa estar inserida no âmbito escolar. Sendo um assunto de grande importância em todas as etapas da Educação Básica, também deve ser abordado na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), de acordo com a proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo desenvolver um livro didático para a EJA, com base nos pressupostos da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) e aplicá-lo em sala de aula. Essa pesquisa levantou a seguinte pergunta problema: Como a Educação Financeira pode ser trabalhada na EJA, contribuindo para a formação dos alunos? Assim, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa tecnológica na qual foi produzido um novo material didático por meio do conhecimento científico. Diante da aplicação do Produto Educacional em uma turma da EJA, foi realizada a análise de dados a partir da Análise Textual Discursiva (ATD) que permitiu estabelecer as categorias que foram trabalhadas, bem como as unidades de análise. Todo o estudo foi baseado nos principais referenciais teóricos que versam sobre Educação Financeira e Educação de Jovens e Adultos refletindo sobre o contexto histórico, amparos legais e contribuições práticas no meio da sociedade, em consonância com materiais e dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ainda foram trabalhados os objetivos e competências apresentados pelo Programa de Educação Financeira nas Escolas (ENEF). A elaboração do Produto Educacional e sua aplicação no ambiente escolar alcançou como resultados a propagação de conhecimentos e práticas de Educação Financeira formando outros potenciais disseminadores, além de educar os alunos para o consumo e poupança, despertando interesse e participação em sala de aula, contribuindo na aprendizagem por meio de aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades através de atividades e reflexão de novas atitudes no que se refere às finanças. Destarte, vislumbra-se que é possível trabalhar a Educação Financeira na EJA, mediante uso de materiais adequados, contribuindo para a formação e vida dos alunos.