Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Autor "Carvalho, Diógenes Buenos Aires de"
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- ItemO literário paraense e estereótipos culturais: proposta de formação com o método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Sousa, Valmir do Nascimento; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Carvalho, Diógenes Buenos Aires de; Bellini, Nerynei Meira CarneiroPesquisas têm apontado para um crescente avanço dos estudos acadêmicos no campo da literatura, pondo em destaque o papel da literatura infantojuvenil como fonte de formação leitora do aluno. É importante destacar que essas pesquisas têm contribuído significativamente para a prática docente de professores de Língua Portuguesa, sugerindo leituras e atividades que buscam aproximar os alunos do universo da leitura, na perspectiva de formação de leitor literário. Dessa forma, com o intuito de contribuir para os estudos e produções já realizados nessa área, este projeto de pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, apresenta uma alternativa para o trabalho com o texto literário em sala de aula, focado em uma demanda subjetiva desses alunos, qual seja, a percepção da literatura como um “estar no mundo”, como forma de ruptura de estereótipos sobre si mesmos e, ao mesmo tempo, de despertar a consciência da turma para seu entorno cultural. Nesse sentido, este trabalho tem como proposição formar leitores assíduos e permanentes a partir da proposta metodológica de oficinas de leitura (PNBE, 2014) e do Método Criativo (BORDINI; AGUIAR, 1988), tendo como texto base a obra Antes que o mundo acabe (CUNHA, 2018), numa relação dialógica entre aspectos da cultura amazônica como música, dança, pintura, lendas, culinária, festivais folclóricos e contação de história. A proposta tem como público-alvo alunos do 8º ano da EMEF Professora Raimunda Cabral da Silva, uma vez que o trabalho com o texto literário, ao longo da educação básica, tem se tornado cada vez mais escasso e menos atrativo para o aluno. Para tanto, a pesquisa tomou como base os estudos de Bordini; Aguiar (1988), Ceccantinni (2010), Cosson (2018), Lajolo; Zilbermam (2011), Martha (2008), Ferreira; Valente (2013), entre outros.