Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
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- ItemA formação do leitor e o campo artístico-literário: uma proposta para estudantes do 4º ano do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Marchetto, Luciane Rodrigues Sales; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Striquer, Marilucia dos Santos Domingos; Oliveira, Marilu MartensPela leitura é possível ampliar a visão de mundo, aguçar a criatividade e o senso crítico, bem como impulsionar o processo de aprendizagem. Entretanto, os índices de proficiência leitora são alarmantes, o que confirma que as metodologias utilizadas no ensino não têm sido eficazes. Tal situação remete à seguinte questão investigativa: De que forma os gêneros textuais do campo artístico-literário podem contribuir para desenvolver nos estudantes o interesse pela leitura e propiciar uma formação crítica? A partir deste questionamento propõe-se repensar a prática pedagógica e a necessidade de ações sistematizadas diante do eixo leitura. Assim, a presente pesquisa teve início com a investigação das práticas de leitura em uma escola da rede pública, no município de Uraí-PR e tem como objetivo propositivo elaborar um Guia Didático que contemple a prática de leitura de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, dando suporte ao desenvolvimento da compreensão dos textos artísticos-literários. Este produto educacional, intitulado Guia Didático para a formação de leitores do 4.º ano do Ensino Fundamental, é composto por atividades diversificadas, contribuindo para a formação do leitor por meio dos gêneros do campo artístico-literário. Com vistas a estabelecer a fundamentação teórica da dissertação, utilizou-se, como aporte teórico os documentos curriculares oficiais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP), além de autores que abordam a leitura: Araújo e Reis (2014); Bordini e Aguiar (1993); Cândido (2011); Colomer (2007); Costa (2020); Cosson (2014); Lajolo (2000); Munita e Manresa (2012); Munita (2014); Oliveira e Silva (2016); Soares (1998) e Zilberman (1986, 2008, 2012). Como proposta de metodologia de ensino foi utilizado o Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, haja vista realizar uma intervenção junto aos estudantes da instituição locus de atuação da pesquisadora. Por meio da aplicação do Produto Educacional, a experiência com o referido método em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental mostrou-se bastante eficaz, no sentido de ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir com o desenvolvimento da formação do leitor, ampliando seus horizontes de expectativas.
- ItemA narrativa do fantástico na formação na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Valente, Thiago Alves; Miranda, Kátia Rodrigues MelloBuscar meios para formar leitores fruidores, críticos e atuantes na sociedade em que vivem é um desafio constante dos professores de Língua Portuguesa. Muitos são os fatores que contribuem negativamente para que os alunos não alcancem a proficiência leitora esperada ao final do Ensino Fundamental II. Contudo, entendendo que a prática pedagógica é elemento crucial para o resultado de excelência na formação desses leitores, buscamos desenvolver esta proposta de intervenção a fim de mudar esta realidade de adolescentes desmotivados com a leitura. O presente trabalho visa aprimorar a formação de leitores literários por meio da concepção metodológica Círculos de Leitura proposta por Rildo Cosson (2021). O objetivo foi identificar de que forma essa prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a leitura, discussão e análise do texto literário, especialmente do fantástico, desenvolvem-se sob a mediação da professora a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. Utilizamos para os círculos de leitura os contos fantásticos, por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois trazem a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para tal, apoiamo-nos nos seguintes conceitos teóricos: Narrativa fantástica Todorov (1992) e David Roas (2014, 2016), Círculos de Leitura Rildo Cosson (2021), Formação do Leitor Colomer (2007), Compreensão de Leitura Subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013) e Rouxel (2013), concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Antonio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988). Nossa pesquisa também se respaldou em documentos oficiais, como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e nas Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia (2013). Tratou-se de uma pesquisa de caráter interventivo e pautada em alguns princípios da pesquisa-ação TRIPP (2005), de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Parte integrante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a pesquisa e o projeto foram implementados no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, no município de Feira de Santana- Bahia, com adolescentes do 9ºano do Ensino Fundamental II. Com base nas teorias escolhidas para fundamentar a pesquisa, observamos que os estudantes desenvolveram habilidades para pensar os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, desenvolvam atitudes de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva e desenvolvam o hábito da leitura significativa e prazerosa.
- ItemA violência contra a mulher em letra de música: uma proposta didática para o desenvolvimento da leitura de alunos da educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Leite, Maria Augusta Cássia de Aguiar; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Silva, Fernando Moreno daO objetivo deste trabalho é investigar as capacidades que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apresentam para leitura do gênero letra de música, principalmente as capacidades de ação. A intenção é compreender se os alunos apreendem, na prática da leitura, que a letra de música pode ser um instrumento de discussão, de denúncia e de combate a problemas sociais como: a violência contra a mulher. Atrelado a este objetivo, como obrigatoriedade do PROFLETRAS, apresenta-se uma proposta de intervenção didática direcionada à melhoria dos problemas vivenciados pelo professor/pesquisador nas salas de aula da educação básica, no caso, de forma mais específica, o baixo nível de compreensão leitora dos alunos. A referida proposta interventiva está configura em Caderno didático. Todo processo, de pesquisa e construção do Caderno, sustenta-se nos preceitos teóricometodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, com adaptações, uma vez que a proposta do grupo genebrino se centra no trabalho com a produção textual, em nosso caso, o foco é a prática discursiva da leitura. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e configura-se em uma pesquisa-ação. Para alcançar o objetivo de pesquisa, implementou-se uma atividade diagnóstica, para um conjunto de alunos, de forma não presencial, diante do contexto de pandemia em 2020, e os resultados demonstram que os participantes apresentam deficiências na compreensão leitora, sobretudo, na apreensão da temática em abordagem nas letras de músicas. Nesse sentido, reforça-se a importância da proposta de intervenção construída, tanto pela necessidade de aprimorar a leitura, como pela abordagem do tema violência, assunto que eclode do contexto social, clamando por uma intervenção. Ressalta-se, dentro da constituição de uma pesquisa-ação, que a professora/pesquisadora aprimorou sua formação docente, com destaque para as ações de transformação do planejado inicialmente no projeto de pesquisa para o que foi possível realizar dentro da situação do ano letivo de 2020.
- ItemArtigo de opinião: desenvolvendo a argumentação em sala de aula(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Nascimento, Maria do Socorro Silva; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Araújo, Roberta Negrão de; Nantes, Eliza Adriana SheuerA atividade de produção de textos argumentativos por alunos do Ensino Fundamental precisa ser mais incentivada pela escola, como uma forma de preparo para que os estudantes desenvolvam a capacidade crítica e sejam capazes de defender suas ideias em situações reais da vida cotidiana. Somando-se a esse pensamento, há necessidade de realização de atividades mais aprofundadas que promovam um conhecimento mais eficaz a respeito dos gêneros discursivos, sobre os quais os alunos são, normalmente, convidados a escrever seus textos na escola. Nesse sentido, a pesquisa proposta é uma tentativa de melhorar a argumentação e a produção textual usando o gênero artigo de opinião na prática pedagógica com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa- interpretativa, de cunho interventivo, configurando-se uma pesquisa-ação, para a qual foi mobilizado o Plano de Trabalho Docente, proposta de transposição didática versada por Gasparin (2009), com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica. Visando alcançar os objetivos propostos (Construir um caderno pedagógico para ser implementado em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, tendo o gênero artigo de opinião como instrumento mediador; implementar as atividades do caderno pedagógico, em sala de aula; e avaliar o avanço qualitativo na escrita dos estudantes, especialmente quanto à capacidade de argumentação.), foi produzido um caderno pedagógico com atividades a serem implementadas, de forma sequenciada, na sala de aula. Para definição da temática trabalhada na pesquisa, foi aplicado um diagnóstico inicial, em junho de 2021, nas turmas de oitavo ano (turmas do nono ano em 2022), na escola de implementação da pesquisa. A temática apontada pelos alunos foi educação ambiental. Na sequência, os alunos do nono ano, em 2022, foram submetidos a uma atividade diagnóstica de produção de artigo de opinião sobre a temática abordada no caderno pedagógico e, após a análise dos textos produzidos, iniciou-se a implementação do caderno pedagógico nas turmas dos alunos em questão. Para finalizar a pesquisa, com o término das atividades propostas no caderno pedagógico, foi realizada uma nova avaliação para comparação dos resultados com a atividade diagnóstica aplicada no início da pesquisa. O resultado final da produção textual apontou um salto qualitativo na habilidade de produção escrita dos alunos, especialmente na produção de argumentos.
- ItemCaderno didático meu professor pediu um resumo, e agora?! uma sequência didática de gêneros para a produção do resumo escolar – 8º ano ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Jaqueline Elize Pereira; Domingos, Marilúcia dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515Este caderno didático foi elaborado com base em uma pesquisa de Mestrado Profissional realizada no âmbito do PROFLETRAS na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Seu propósito é colaborar com o processo de ensino e aprendizagem das capacidades linguísticas dos alunos do 8º ano do ensino fundamental para a produção escrita de resumos escolares; desenvolvido a partir do enfoque teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e fundamenta-se na metodologia da sequência didática de gênero (SDG) (Bronckart, 2009), (Dolz; Noverraz; Schneuwly, 2011), (Barros; Striquer; Gonçalves, 2019) para a organização da ação docente, tendo como eixo organizador o resumo escolar a partir de artigos de divulgação científica. Esse referencial teórico-metodológico destaca a importância da interação social no desenvolvimento da linguagem, na construção do conhecimento e da cidadania. À medida que o indivíduo aprimora e domina suas capacidades de linguagem para criar e compreender textos, ele passa a entender de maneira mais profunda a realidade ao seu redor, fortalecendo sua habilidade de agir e participar ativamente das práticas sociais. Ao elencar os princípios do ISD, reconhecemos a relevância do gênero resumo escolar, pertencente ao campo das práticas de estudo e pesquisa, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), já que proporciona um trabalho importante com a análise e compreensão de conteúdos escolares. Portanto, sua prática social é apresentar de forma concisa o assunto de um texto de origem diante de diferentes finalidades de sua produção pelo aluno, por exemplo, ser um instrumento de avaliação para o professor ou como ferramenta de aprendizagem (relembrar tópicos ou matérias estudadas). Para ampliação teórica, recomendamos a consulta/leitura da dissertação “O resumo escolar: uma sequência didática de gêneros para o ensino da produção textual na educação básica” disponibilizada no site https://uenp.edu.br/doc-propg/pos-graduacao/stricto-sensu- mestrado-e-doutorado/mestrado-profissional-em-letras. Logo, enfatizando sua autonomia para adequar essa proposta ao seu contexto didático de atuação, esperamos contribuir com seu agir docente frente a melhoria da produção escrita do gênero. Bom trabalho!
- ItemCaderno do Professor (conjunto de atividades para o trabalho como gênero textual debate público regrado)(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Carolina Ribeiro de; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825Considerando que o professor é o principal agente de transformação do processo educacional, torna-se essencial que seja também um pesquisador atuante no espaço escolar no qual leciona, devendo ser também parte do processo de conhecimento (FLICK, 2009). Nesse sentido, os mestrados profissionais em muito contribuem, para que o docente seja o principal construtor de material didático para lecionar a partir de reflexões críticas e propositivas, embasadas em aportes teóricos previamente definidos. Nesse intuito, esta produção técnica, resultante de uma pesquisa de mestrado da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), constitui um caderno de orientação para o professor, focando no estudo do gênero textual debate público regrado, valorizando as etapas de produção desse gênero oral. O objetivo do caderno do professor é orientar o trabalho com o gênero textual debate público regrado em sala de aula, levando os estudantes a aprenderem a produzir o debate nos moldes da sequência de atividades. Por isso, ao trabalhar o gênero com os estudantes, objetivamos também a valorização da língua falada como importante instrumento de inserção e participação social. A justificativa do desenvolvimento deste estudo pauta-se na necessidade de aprendizagem do gênero oral, bem como para melhorar a oralidade dos alunos, focando em atividades inerentes a ela, como a prática argumentativa. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual do Piauí e está ancorada em documentos, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) e Currículo do Piauí (2018). O caderno do professor está estruturado em oito unidades de aprendizagem e fundamentado nas pesquisas da dissertação. A primeira Unidade tem como tema: a minha fala tem poder. O objetivo é incentivar a valorização da língua falada como importante elemento para a construção de identidade individual e social. A segunda Unidade tem como tema o gênero debate público regrado: historicidade, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero, mostrando seu uso no contexto escolar. A terceira Unidade tem como tema a construção do debate público regrado, com o objetivo de levar o aluno a compreender a estrutura organizacional do debate. A quarta Unidade tem como tema as marcas linguísticas no debate, e como objetivo, compreender as marcas linguísticas presentes na composição do gênero e função destas para a construção de sentido da discussão. A quinta Unidade tem como tema os tipos de argumento para usar no debate público regrado e seu objetivo é conhecer a importância 4 da argumentação para a sustentação das ideias, aprendendo a selecionar os argumentos adequados. A sexta Unidade versa sobre os temas para o debate público regrado e tem como objetivo compreender que, para haver um debate, é preciso que exista uma questão que divide opiniões e seja de interesse de uma coletividade, permitindo uma real progressão no conhecimento. A sétima Unidade tem como tema os elementos paralinguísticos no gênero textual debate público regrado, objetivando levar os alunos a compreenderem que, para uma boa desenvoltura no debate, os elementos não verbais precisam ser considerados. A oitava unidade tem como tema: revisão e planejamento para novo debate, com o objetivo de revisar a produção do debate realizada em sala focando nos tópicos debatidos a fim de alcançar uma produção textual adequada à estrutura do gênero.
- ItemCaderno Pedagógico - Explorando a diversidade linguística: uma proposta didática para o 6º ano fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Ponciano, Silmara Aparecida; Duаrtе, Pаtríciа Cristinа dе Olivеirа; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846Com base nas reflexões surgidas durante minha participação no Curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, desenvolvi o presente Caderno Pedagógico, destinado a subsidiar o trabalho docente, na disciplina de Língua Portuguesa, nos sextos anos do Ensino Fundamental. Inicialmente, minha preocupação relacionava-se à abordagem da variação linguística, bem como ao respeito e valorização das diferentes variedades nas aulas de Língua Portuguesa, fundamentando-me nas ideias de Bortoni-Ricardo (2005; 2008) e Bagno (2005; 2007). Segundo Ricardo-Bortoni (2005; 2008), a compreensão das variedades linguísticas é essencial para a formação de uma consciência crítica nos alunos, permitindo-lhes reconhecer a riqueza e a diversidade da língua portuguesa. Bagno (2005; 2007) corrobora essa visão, argumentando que a valorização das variedades linguísticas é crucial para a inclusão social e para o combate ao preconceito linguístico. Bagno (2005, 2007) ressalta a necessidade de um ensino que reconheça a diversidade linguística como um recurso pedagógico. Faraco (2008) complementa essa discussão ao abordar a sociolinguística educacional, destacando a importância de práticas pedagógicas que integrem a diversidade linguística e cultural dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado inclusivo e democrático. Sob tal enfoque, desenvolvi uma proposta didática fundamentada na Pedagogia Histórico-Crítica, conforme as postulações de Gasparin (2009), enfatizando a importância de uma prática pedagógica reflexiva e contextualizada. Essa proposta busca não apenas reconhecer, mas também integrar as variedades linguísticas no processo de ensino-aprendizagem, superando o preconceito linguístico e promovendo uma educação linguística inclusiva. O caderno está organizado em duas partes. A primeira apresenta a fundamentação teórica que o subsidia, abordando as contribuições de autores como Bortoni-Ricardo (2005; 2008) e Bagno (2005; 2007), dentre outros. A segunda parte sugere atividades práticas para serem implementadas em sala de aula, visando à aplicação dos conceitos discutidos e a promoção de um ensino de Língua Portuguesa mais inclusivo e democrático.
- ItemCaderno Pedagógico 9° ano - Ensino fundamental - Artigo de opinião(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Nascimento, Maria do Socorro Silva; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846Este caderno pedagógico é resultado de estudos realizados no Curso de Mestrado em Letras em Rede (PROFLETRAS), nos anos de 2021 e 2022, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O estudo nasceu da necessidade de oferecer aos alunos do 9° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental uma melhoria quanto à habilidade argumentativa, por meio de uma vivência mais intensa com leitura e atividades, com foco no gênero discursivo artigo de opinião. Considerando que os gêneros discursivos fazem parte da vida das pessoas, sendo que eles não podem ser vistos apenas como textos a serem lidos, e que em diversas situações do cotidiano faz-se necessário expressar uma opinião a respeito de acontecimentos que chegam a nosso conhecimento por diversas fontes, justificamos esse trabalho. Esperamos, portanto, que seja eficaz para todos, professores e alunos. Inicialmente, tratamos do conceito e da funcionalidade de gênero discursivo. Em seguida, abordamos o gênero artigo de opinião, bem como a metodologia selecionada para a transposição didática do gênero selecionado. Por fim, apresentamos as atividades propostas para abordagem do gênero em sala de aula.
- ItemCaderno pedagógico a narrativa do fantástico na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido como parte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Essa pesquisa visou a sistematizar uma prática de letramento literário voltada para a leitura do texto em sala de aula, bem como propor discussões de temas relevantes na sociedade atual e que permeiam o contexto escolar, a fim de promover “[...] o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (BRASIL, 2017, p.10). Dentre várias metodologias de ensino de literatura pesquisadas durante o percurso dos nossos estudos do Mestrado, escolhemos nos aprofundar no Círculo de leitura Cosson (2021) por entender ocupar posição privilegiada ao oportunizar benefícios ao aprendizado da leitura e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento integral da/do estudante enquanto cidadã/cidadão. A escolha do gênero fantástico se deu por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois traz a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para a leitura literária, escolhemos a obra “Casa de Muñecas” da escritora espanhola Patrícia Esteban Erlés. Estruturamos a implementação dessa pesquisa em 4 oficinas, tomando por base os Círculos de leitura Cosson (2021), mobilizamos nossos alunos modelando a oficina em 4 movimentos estruturais: 1º movimento- motivação, 2º movimento- leitura do texto literário, 3º movimento- discussão em grupo sobre as anotações do diário de leitura, 4º movimento- leitura da síntese das ideias discutidas em grupo pelo relator. Destacamos que nossa intenção com as oficinas propostas foi a de ensinar a literatura considerando seu caráter estético, utilizando-nos de uma metodologia que propicie a prática de leitura literária, como forma de acessar o imaginário e o encantamento, reconhecendo o potencial humanizador e transformador da literatura. Este produto pedagógico quer, portanto, oferecer um caminho para trabalhar o Círculo de leitura c o m o p r á t i c a d e l e t r a m e n t o l i t e r á r i o n a e s c o l a . Compartilharemos, a modelagem das oficinas adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do interior da Bahia, no ano pós- pandêmico de 2022. Esperamos que você possa usufruir das estratégias de ensino contidas neste caderno pedagógico e que se sinta à vontade para adaptá-las aos seus objetivos de aprendizagem, às especificidades da(s) obra(s) escolhida(s) e à realidade da sua turma.Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido como parte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Essa pesquisa visou a sistematizar uma prática de letramento literário voltada para a leitura do texto em sala de aula, bem como propor discussões de temas relevantes na sociedade atual e que permeiam o contexto escolar, a fim de promover “[...] o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (BRASIL, 2017, p.10). Dentre várias metodologias de ensino de literatura pesquisadas durante o percurso dos nossos estudos do Mestrado, escolhemos nos aprofundar no Círculo de leitura Cosson (2021) por entender ocupar posição privilegiada ao oportunizar benefícios ao aprendizado da leitura e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento integral da/do estudante enquanto cidadã/cidadão. A escolha do gênero fantástico se deu por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois traz a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para a leitura literária, escolhemos a obra “Casa de Muñecas” da escritora espanhola Patrícia Esteban Erlés. Estruturamos a implementação dessa pesquisa em 4 oficinas, tomando por base os Círculos de leitura Cosson (2021), mobilizamos nossos alunos modelando a oficina em 4 movimentos estruturais: 1º movimento- motivação, 2º movimento- leitura do texto literário, 3º movimento- discussão em grupo sobre as anotações do diário de leitura, 4º movimento- leitura da síntese das ideias discutidas em grupo pelo relator. Destacamos que nossa intenção com as oficinas propostas foi a de ensinar a literatura considerando seu caráter estético, utilizando-nos de uma metodologia que propicie a prática de leitura literária, como forma de acessar o imaginário e o encantamento, reconhecendo o potencial humanizador e transformador da literatura. Este produto pedagógico quer, portanto, oferecer um caminho para trabalhar o Círculo de leitura c o m o p r á t i c a d e l e t r a m e n t o l i t e r á r i o n a e s c o l a . Compartilharemos, a modelagem das oficinas adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do interior da Bahia, no ano pós- pandêmico de 2022. Esperamos que você possa usufruir das estratégias de ensino contidas neste caderno pedagógico e que se sinta à vontade para adaptá-las aos seus objetivos de aprendizagem, às especificidades da(s) obra(s) escolhida(s) e à realidade da sua turma.
- ItemCaderno pedagógico literatura e oralidade nas séries iniciais: aplicação do método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Neves, Vanessa Ferreira; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794Este caderno pedagógico foi elaborado como parte do estudo realizado no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), sob o título Literatura e oralidade nas séries iniciais: aplicação do método criativo (2024). Diante das múltiplas oportunidades de explorar a leitura de obras literárias na sala de aula, é desafiador para os educadores do segundo ano do ensino fundamental criar estratégias que vão além da simples decodificação de palavras. O objetivo é sistematizar o conteúdo e promover a leitura literária por meio da oralidade. O objeto da nossa investigação acadêmica continua bastante atual, pois na obra Práticas de Leitura: um mosaico de experiências em diferentes países (2022), organizado por Gabriela Medeiros Nogueira, destacamos um capítulo “Oralidade e Leitura: tradição oral na alfabetização”, escrito por Liane Castro de Araujo e Claudemir Belintane, pois o texto ressalta a importância da tradição oral na literatura, especialmente no contexto da educação e da formação leitora das crianças. Reconhece-se que a tradição oral, composta por histórias, canções e outros elementos transmitidos verbalmente ao longo das gerações, tem uma relação intrínseca com a literatura, influenciando-a e sendo influenciada por ela. A tradição oral é vista como um recurso valioso para a alfabetização das crianças, proporcionando uma base sólida sobre a qual se pode construir habilidades de leitura e compreensão. Além disso, ela desempenha um papel significativo na formação leitora das crianças, pois está intimamente ligada à cultura e à linguagem, ativando a memória coletiva e afetiva das pessoas. Valoriza-se o potencial criativo das crianças, reconhecendo o que elas trazem consigo desde o nascimento, incluindo sua experiência de oralidade lúdica nas interações familiares e escolares. O texto também destaca o rico repertório brincante da herança cultural, que é ativado pela tradição oral, incluindo não apenas histórias e mitos, mas também jogos de palavras, cantigas, adivinhas, entre outros elementos culturais. Considerando essas questões, as obras abordadas no produto educacional incluem A Vaca Amarela Pulou a Janela, de José de Castro (2018); Salada, Saladinha (2003), de Maria José de Nóbrega e Roseane Pamplona (2005); Brinquedos e Brincadeiras, de Roseane Murray (2018); Meu Livro do Folclore, de Ricardo Azevedo (2003); e a obra principal, No Meio da Noite Escura Tem um Pé de Maravilhas, também de Ricardo Azevedo (2002). Os contos destacados neste livro central são "A Mulher Dourada e o Menino Careca", "A Mulher do Viajante", e "Coco Verde e Melancia". Ao trabalhar com essa seleção de obras, o foco é proporcionar a compreensão sobre a estrutura dos textos, explorando especialmente os contos de adivinhação e os contos maravilhosos. Além disso, a pesquisa visa cultivar o reconhecimento e o respeito pela cultura popular, contribuindo para enriquecer a compreensão dos alunos sobre sua importância fundamental na formação da identidade cultural brasileira. Antes de envolver os alunos com os textos literários, é crucial que o professor se perceba como uma peça fundamental no processo educativo. A leitura literária não apenas promove a habilidade de leitura, mas também estimula a reflexão sobre temas relevantes para a vida dos alunos. Este enfoque trabalhado conforme as opções teórico-metodológicas da dissertação quanto às obras selecionadas para o segundo ano do ensino fundamental, visa proporcionar uma experiência educacional mais significativa e abrangente. Este caderno pedagógico busca, portanto, apresentar uma abordagem para explorar a literatura e a expressão oral nas séries iniciais. Compartilhamos as propostas de oficinas adaptadas ao contexto e às particularidades de nossa turma do segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública, no ano de 2023. Esperamos que você possa tirar proveito das estratégias delineadas neste material. Todas as atividades propostas foram realizadas durante as aulas cotidianas, regulares, de uma escola pública. As estratégias e os conteúdos que as compõem estão inseridas no planejamento curricular da turma em foco. Fique à vontade para ajustá-las de acordo com seus objetivos de aprendizagem, as características da(s) obra(s) escolhida(s) e a realidade de sua turma!
- ItemCaderno pedagógico: Círculo de leitura Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014)(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Juliana Garcia Martins de; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119Esta proposta didática é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), disponível em www.uenp.edu.br/profletras, sob o título “O Círculo de Leitura no ensino fundamental, séries finais: prática com Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes”. A proposta apresenta aos docentes da Educação Básica de ensino uma sequência de atividades de leitura literária da obra Memórias quase póstumas de Machado de Assis, de Álvaro Cardoso Gomes, destinada aos alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, anos finais. Objetiva a mediação de leitura literária e o desenvolvimento da competência literária desse estudante por meio da estratégia metodológica do Círculo de Leitura, sugerida por Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2014) e em Como criar círculos de leitura na sala de aula (2021). O propósito é o de analisar se essa metodologia, implantada na sala de aula e em determinado contexto escolar, pode contribuir para a promoção do letramento literário. O caderno pedagógico está pautado nos pressupostos teóricos metodológicos que embasam as pesquisas de Rildo Cosson, cujas publicações têm contribuições significativas para a área da Educação, especialmente na proposição da sistematização da leitura literária relacionando práticas de leitura que contribuem para o letramento literário. A escolha do Círculo de Leitura estruturado se deu justamente por conta de seu caráter formativo, por contribuir para o desenvolvimento das competências literárias, linguísticas e das habilidades sociais dos estudantes. As atividades aqui desenvolvidas, abarcam, além dos benefícios elencados, a subjetividade do aluno, que é tão necessária e enriquecedora em atividades de compartilhamento de leitura e “a capacidade de extrair significados não só da superfície textual e imagética, mas também das estruturas profundas da língua e da imagem que dão sustento à obra estética e literária” (Mendes, 2019, p. 34). Sendo assim, o material foi elaborado observando-se as especificidades do texto literário, ou seja, a polissemia, os múltiplos sentidos, os vazios propositais deixados pelo autor. As atividades são voltadas à obra Memórias quase póstumas de Machado de Assis e sobre alguns contos de Machado, fundamentais no período da realização da modelagem para que o aluno possa entender a essência dessa biografia romanceada e mergulhar nas páginas intertextuais do romance de Gomes (2014).
- ItemCaderno Pedagógico: Experiência com círculo de leitura - Iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119Esta proposta didática é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional, PROFLETRAS, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), disponível em www.uenp.edu.br/profletras, sob o título Mediação de leitura de Iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: experiência com círculo de leitura em turma de oitavo ano do ensino fundamental. A proposta objetiva a mediação de leitura literária por meio da estratégia metodológica Círculo de Leitura sugerida por Rildo Cosson em Círculos de leitura e letramento literário (2020) e em Como criar círculos de leitura na sala de aula (2021) verificando se essa metodologia, implantada no espaço da sala de aula e em determinado contexto escolar, pode contribuir para o letramento literário. O material está pautado nos pressupostos teóricos metodológicos que embasam as pesquisas de Rildo Cosson, que possui mestrado em Teoria da Literatura, doutorado em Letras e pós-doutorado em Educação e, além de organizar livros, publica artigos e participa de congressos nacionais e internacionais sobre letramento político e letramento literário. Suas publicações têm contribuições significativas para a área da Educação, especialmente na proposição da sistematização da leitura literária relacionando práticas de leitura que contribuem para o letramento literário. Adoto o Círculo de Leitura para essa proposta didática por acreditar em seu potencial para a contribuição na formação do leitor e no letramento literário. A forma mais estruturada do Círculo será a estratégia didática empregada, por se tratar de um ambiente escolar onde os alunos necessitam de um maior direcionamento quando se trata de leitura literária. Além disso, acredito na eficácia da leitura compartilhada em ambiente escolar, por ser algo que pode promover uma aprendizagem colaborativa por meio da socialização dos alunos leitores. Conforme observa Cosson: Na escola, um círculo de leitura é uma estratégia didática privilegiada de letramento literário porque, além de estreitar laços sociais, reforçar identidades e solidariedade entre os participantes, possui um caráter formativo essencial ao desenvolvimento da competência literária, possibilitando no compartilhamento da obra lida por um grupo de alunos, a ampliação das interpretações individuais. (COSSON, 2021a, p. 9). Também acredito que aplicar uma prática de leitura que considere o conceito de sociabilidade literária pode ajudar a ressignificar a prática de leitura em ambiente escolar: O conceito de sociabilidade literária afirma a maneira como o conhecimento sobre textos emerge através dos intercâmbios sociais. Com respeito à organização da sala de aula, isso significa que tal conhecimento não é algo que o professor simplesmente transmite para os estudantes, mas algo que só emerge por meio da utilização da linguagem como um medium compartilhado de trocas sociais. (MELLO et al., 2018, p. 53). Como resultado, segue a proposta elaborada, que pode ser modificada de acordo com o interesse do docente, contexto escolar e público-alvo. Ela é precedida pela apresentação do romance selecionado para sugestão e leitura. Caso haja interesse, a análise sobre o resultado da aplicação da proposta pode ser consultada na Dissertação acima referenciada.
- ItemCaderno pedagógico: Sequência didática do gênero anúncio de campanha comunitária(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918Este Caderno Pedagógico é um produto educacional que resulta do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo principal é fornecer um material complementar ao professor do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, ofertando subsídios para o trabalho com o gênero “anúncio de campanha comunitária”. Para tanto, respaldamo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2009), principalmente no que se refere à metodologia da Sequência Didática de Gênero (SDG), formulada pelos autores pertencentes à vertente didática do ISD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011). Para apresentarmos em linhas mais gerais a metodologia na qual nos ancoramos, abordamos as fases em que ela se constitui: apresentação da situação, primeira produção, módulos e produção final. Trazemos uma breve apresentação sobre o ISD, com o intuito de que conheça mais a corrente teórica. Para ampliar os seus conhecimentos sobre o anúncio de campanha comunitária, destacamos alguns elementos característicos: linguísticos, estruturais e multissemióticos. Disponibilizamos um material pedagógico, composto por Caderno do Professor e Caderno do Aluno. O primeiro contém as orientações para o desenvolvimento das atividades propostas em cada um dos módulos, conta também com informações adicionais que contribuem para o aprofundamento do tema ou da dinâmica sugerida, durante a realização dos exercícios. Além das orientações e sugestões, disponibilizamos gabaritos dos exercícios propostos. No Caderno do Aluno, trazemos as atividades, com orientação para a realização de cada uma. Acrescentamos que o material foi elaborado com vistas ao fortalecimento do protagonismo estudantil, o qual prima pela participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. A proposição de exercícios, gradativamente, permite conhecer o gênero até chegar ao seu pleno domínio.
- ItemContos de fadas contemporâneos e letramento literário: um trabalho com contos de Marina Colasanti no 7º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Assis, Vanessa Socio de; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Miranda, Kátia Rodrigues de Mello; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente pesquisa ocupa-se do tema do letramento literário a partir de contos maravilhosos, entre os quais se destacam os seguintes contos de fadas contemporâneos de Marina Colasanti: “A moça tecelã” (2000); “A primeira só” (1979) e “Entre a espada e a rosa” (1992). O estudo em tela consiste na pesquisa bibliográfica sobre o letramento literário e a literatura fantástica, visando à construção e aplicação de um projeto que tem como base metodológica a sequência básica de Rildo Cosson (2014), e que, baseado nas etapas propostas na referida metodologia, abrange a leitura e a interpretação dos contos citados e de outros textos a eles relacionados, no que se refere à estrutura da narrativa e à temática abordada. Partindo do questionamento sobre os motivos que podem levar os alunos a não apreciarem e não lerem textos literários, o Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993) e o Letramento Literário de Rildo Cosson (2014) embasam este trabalho. Norteiam, ainda, esta pesquisa, a abordagem qualitativa (GIL, 1999) e a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Espera-se que a análise teórico-formal das obras literárias do gênero maravilhoso e a implementação do material didático, com foco no letramento literário, para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, tenham contribuído para que os alunos recebam o texto literário de modo atrativo e próximo à sua realidade, por meio do conhecimento da estrutura constitutiva dos gêneros trabalhados e, especialmente, do conteúdo das obras abordadas, conduzindo-os à apreensão de valores e à identificação com os textos e suas personagens, o que deve revelar e reafirmar o caráter humanizador da literatura.
- ItemEducação literária em cena: prática de leitura da obra O Rapaz do Metrô - Poemas Para Jovens em Oito Chacinas ou Capítulos, de Sérgio Capparelli(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pereira, Patrícia Romanisio; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Lima, Sheila Oliveira de; Brandileone, Ana Paula Franco NobileConsiderando-se os desafios contemporâneos para a formação de leitores no espaço escolar, em especial no que se refere ao trabalho com educação literária, a pesquisa aborda alguns dos principais temas desafiadores presentes nas narrativas juvenis, tais como relações familiares, violência e morte, a partir da prática de leitura de poesia narrativa em sala de aula. Para tanto, metodologicamente, adota-se a pesquisa qualitativa, com base bibliográfica, de análise de conteúdo. A investigação se dá com a análise do contexto educacional de uma nova série de uma escola pública da cidade de São Sebastião da Amoreira, Estado do Paraná, para proposição de material didático de sequência expandida (GOSSON, 2006) de leitura literária da obra O rapaz do metrô: poemas para jovens em oito chacinas ou capítulos (2014), de Sergio Capparelli, tendo em vista potencial aplicação no referido nível de ensino. A pesquisa se pauta em estudos relacionados à área da produção literária juvenil brasileira, à mediação de leitura e aos estudos sobre letramento literário, adotando-se a metodologia de ensino de leitura literária a partir da sequência expandida. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência expandida de leitura e está estruturada no Apêndice A.
- ItemEducação literária: o gênero dramático e as relações étnico-raciais em O Leão e a Joia, de Wole Soyinka(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Lizabeth Rogate da; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Fittipaldi, Martina; Carneiro, Nerynei MeiraDesde a promulgação da Lei nº 10.639/03, que prevê a abordagem de aspectos da história e da cultura afro-brasileira, os profissionais do ensino da Língua Portuguesa e de suas respectivas Literaturas na Educação Básica brasileira têm enfrentado um novo desafio. Nesse contexto, o presente trabalho, de caráter qualitativo e abordagem interpretativista e interventiva, apresenta metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com análise de conteúdo, que objetiva elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao norte do Estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. Para tanto, foi selecionado o gênero dramático e a obra O Leão e a Joia, de Wole Soyinka (2012), com o intuito de suscitar reflexões críticas que congreguem questões éticas e estéticas, bem como favorecer aos estudantes a oportunidade de experimentar, por meio da ficção, modos de compreensão das diferentes culturas e o alargamento de seu referencial estético, cultural e crítico. Assim, espera-se que a leitura da obra em questão possibilite ao jovem leitor em formação entrar em contato com um gênero pouco explorado em sala de aula e oportunize a promoção e a consolidação de uma educação inclusiva, que leve em conta princípios como a diversidade humana, a alteridade e a humanização. Tem-se, ainda, a expectativa, de promover a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar.
- ItemEnsino da oralidade por meio do gênero textual debate público regrado(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Carolina Ribeiro de; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Cláudia LopesA tradição escolar ainda oferta à oralidade um lugar secundário no processo de ensino. Isso se torna perceptível ao observar o espaço que os gêneros orais ocupam na sala de aula, como mostram as pesquisas mais recentes na área. Mesmo não sendo recente a inserção dessa modalidade da língua nos documentos oficiais da educação, o ensino da língua falada ainda constitui um desafio para as escolas brasileiras. Partindo disso, este trabalho é o resultado de uma pesquisa inserida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Programa Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertado a professores de Língua Portuguesa atuantes do Ensino Fundamental Anos iniciais e finais. Em particular, tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da oralidade dos alunos a partir do trabalho com o gênero textual debate público regrado no contexto escolar. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever as características do gênero textual debate público regrado; elaborar um caderno do professor para o ensino do gênero; implementar o material em aulas de língua portuguesa; e discutir os resultados da implementação. Dentre os gêneros orais apontados nos documentos da educação, escolhemos o debate público regrado para o processo de intervenção, por ser um gênero próprio do argumentar que possibilita o exercício de habilidades orais em práticas discursivas formais. Para a elaboração das atividades aplicadas em sala de aula, organizadas em um conjunto de atividades que norteiam o ensino do gênero, inspirada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), tivemos como aporte teórico as teorias da Análise da Conversação e Linguística de Texto, trazendo autores como Urbano (2009), Hilgert (2020), Marcuschi (2001; 2002; 2007; 2008), Storto (2020), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), bem como concepções importantes para o estudo do oral, no espaço escolar, como as de Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2015). Para que a construção do trabalho fosse possível, realizamos uma pesquisa qualitativa em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Piauí e, posteriormente, analisamos os dados da aplicação. A escolha dessa turma para a coleta de dados ocorreu pela necessidade de aprimorar a oralidade dos estudantes, incluindo a argumentação oral, pois são competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e Currículo do Piauí (PIAUÍ, 2018), documentos que orientam a nossa prática. Os resultados da pesquisa mostram que trabalhar a oralidade, pela via do gênero debate público regrado, possibilita o desenvolvimento de habilidades orais dos estudantes, incluindo a atividade argumentativa em interações discursivas.
- ItemGênero entrevista no Ensino Fundamental: instrumento para práticas de linguagem no ensino da Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Marchini, Ana Adélia; Rios, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Canato, Ana Paula BeatoEsta dissertação é requisito obrigatório do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio. Ela apresenta o objetivo de depreender as potencialidades do gênero entrevista mediante produção e análise do produto educacional elaborado nesta pesquisa para o ensino da Língua Portuguesa. Para esse fim, foi elaborada uma sequência didática, com base no modelo didático do gênero em questão, para o desenvolvimento de atividades a partir da identificação dos elementos ensináveis da entrevista relacionados às capacidades de linguagem descritas pelo Interacionismo Sociodiscursivo e mobilizadas no material didático produzido. A pesquisa, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995) e dos tipos bibliográfica e documental (GIL, 2002), ancora-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), no Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações (PARANÁ, 2018), no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) (PARANÁ, 2019), nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2011; BRONCKART, 2003) e nos estudos sobre os gêneros (BAKHTIN, 2016; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; ROJO; BARBOSA, 2015; MARCURSCHI, 2005) e entrevista (MEDINA, 1986, ESSENFELDER, 2005; HOFFNAGEL, 2010; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). Como resultados deste projeto, trazemos dados sobre a eficácia da metodologia adotada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem relacionadas ao ensino do gênero entrevista e disponibilizamos o material didático produzido para que possa ser utilizado com alunos do Ensino Fundamental. Por fim, desejamos que os conhecimentos sistematizados neste estudo sejam úteis para outros professores e que possibilitem uma reflexão não somente sobre o ensino do gênero em questão, mas que ajudem a trazer novas possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino dos gêneros textuais em sala de aula.
- ItemGênero oral entrevista em SRM: estrelando um aluno autista(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Santana , Dayanna de Paula Mariani dos Santos; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; AraújoEste caderno pedagógico é fruto de pesquisas realizadas nos anos de 2022 e 2023, no curso de Mestrado em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná. A elaboração deste caderno surgiu pela necessidade contemplada nos atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), em relação ao trabalho da oralidade com esse público. Esperamos que este material possa trazer contribuições no atendimento educacional especializado, em especial, para estudantes com transtorno do espectro autista que verbalizam, com hiperfoco em temas e tópicos especifícos.
- ItemGênero textual debate público regrado: uma proposta didática para o ensino da produção oral(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Angelita Fernandes da; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Storto, Letícia Jovelina; Angelo, Cristiane Malinoski PianaroA presente dissertação tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção didática para o ensino de gêneros orais formais, destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de que desenvolvam capacidades de linguagem para a produção textual oral. Em delimitação, o gênero textual debate público regrado é o eixo organizador do trabalho, o que dá origem à pergunta orientadora da pesquisa: o referido gênero é capaz de fornecer instrumentos que possibilitem aos alunos desenvolverem a prática discursiva da oralidade? Para alcance do objetivo geral, que é ao mesmo tempo de pesquisa e propositivo, outros específicos foram elaborados: a. Modelizar o debate público regrado, a fim de conhecer as características específicas do gênero textual; b. Investigar o livro didático (LD) “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa” (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018), com o intuito de compreender o trabalho proposto para o ensino da produção do debate regrado. Importante esclarecer que um dos objetivos relaciona-se a análise de LD porque, a partir de 2020, esse é o único livro adotado por todas as escolas da rede estadual paranaense, para os anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, e, também, porque traz uma proposta para o ensino da produção oral do debate regrado, o que levou ao desdobramento do segundo objetivo em outros: 1. Identificar quais são os pressupostos teórico-metodológicos do LD “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa” (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018); 2. Verificar quais características do gênero e operações de uso são tomadas como conteúdo específico no caderno do aluno; 3. Analisar se a proposta prática está conciliada à proposta teórica do LD. Nessa configuração, a pesquisa assenta-se sobre uma abordagem qualitativa, tendo como método de investigação do LD a análise documental (TRIVIÑOS, 1987; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Além disso, os elementos característicos do debate público regrado, conhecidos na modalização do gênero, também foram tomados como categoria de análise da obra. Assim, o aporte teórico-metodológico que sustentou a pesquisa e a elaboração da proposição interventiva se centrou nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência didática de gêneros, e está estruturada em forma de Caderno Didático (Apêndice B). Em decorrência, a pergunta de pesquisa pode ser respondida: o gênero textual debate público regrado é capaz de fornecer instrumentos linguísticos e discursivos que possibilitem aos alunos desenvolver a prática discursiva da oralidade.
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