Mestrado Profissional em Letras
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- ItemCaderno pedagógico literatura e oralidade nas séries iniciais: aplicação do método criativo.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Neves, Vanessa Ferreira; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794Este caderno pedagógico foi elaborado como parte do estudo realizado no Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), sob o título Literatura e oralidade nas séries iniciais: aplicação do método criativo (2024). Diante das múltiplas oportunidades de explorar a leitura de obras literárias na sala de aula, é desafiador para os educadores do segundo ano do ensino fundamental criar estratégias que vão além da simples decodificação de palavras. O objetivo é sistematizar o conteúdo e promover a leitura literária por meio da oralidade. O objeto da nossa investigação acadêmica continua bastante atual, pois na obra Práticas de Leitura: um mosaico de experiências em diferentes países (2022), organizado por Gabriela Medeiros Nogueira, destacamos um capítulo “Oralidade e Leitura: tradição oral na alfabetização”, escrito por Liane Castro de Araujo e Claudemir Belintane, pois o texto ressalta a importância da tradição oral na literatura, especialmente no contexto da educação e da formação leitora das crianças. Reconhece-se que a tradição oral, composta por histórias, canções e outros elementos transmitidos verbalmente ao longo das gerações, tem uma relação intrínseca com a literatura, influenciando-a e sendo influenciada por ela. A tradição oral é vista como um recurso valioso para a alfabetização das crianças, proporcionando uma base sólida sobre a qual se pode construir habilidades de leitura e compreensão. Além disso, ela desempenha um papel significativo na formação leitora das crianças, pois está intimamente ligada à cultura e à linguagem, ativando a memória coletiva e afetiva das pessoas. Valoriza-se o potencial criativo das crianças, reconhecendo o que elas trazem consigo desde o nascimento, incluindo sua experiência de oralidade lúdica nas interações familiares e escolares. O texto também destaca o rico repertório brincante da herança cultural, que é ativado pela tradição oral, incluindo não apenas histórias e mitos, mas também jogos de palavras, cantigas, adivinhas, entre outros elementos culturais. Considerando essas questões, as obras abordadas no produto educacional incluem A Vaca Amarela Pulou a Janela, de José de Castro (2018); Salada, Saladinha (2003), de Maria José de Nóbrega e Roseane Pamplona (2005); Brinquedos e Brincadeiras, de Roseane Murray (2018); Meu Livro do Folclore, de Ricardo Azevedo (2003); e a obra principal, No Meio da Noite Escura Tem um Pé de Maravilhas, também de Ricardo Azevedo (2002). Os contos destacados neste livro central são "A Mulher Dourada e o Menino Careca", "A Mulher do Viajante", e "Coco Verde e Melancia". Ao trabalhar com essa seleção de obras, o foco é proporcionar a compreensão sobre a estrutura dos textos, explorando especialmente os contos de adivinhação e os contos maravilhosos. Além disso, a pesquisa visa cultivar o reconhecimento e o respeito pela cultura popular, contribuindo para enriquecer a compreensão dos alunos sobre sua importância fundamental na formação da identidade cultural brasileira. Antes de envolver os alunos com os textos literários, é crucial que o professor se perceba como uma peça fundamental no processo educativo. A leitura literária não apenas promove a habilidade de leitura, mas também estimula a reflexão sobre temas relevantes para a vida dos alunos. Este enfoque trabalhado conforme as opções teórico-metodológicas da dissertação quanto às obras selecionadas para o segundo ano do ensino fundamental, visa proporcionar uma experiência educacional mais significativa e abrangente. Este caderno pedagógico busca, portanto, apresentar uma abordagem para explorar a literatura e a expressão oral nas séries iniciais. Compartilhamos as propostas de oficinas adaptadas ao contexto e às particularidades de nossa turma do segundo ano do ensino fundamental em uma escola pública, no ano de 2023. Esperamos que você possa tirar proveito das estratégias delineadas neste material. Todas as atividades propostas foram realizadas durante as aulas cotidianas, regulares, de uma escola pública. As estratégias e os conteúdos que as compõem estão inseridas no planejamento curricular da turma em foco. Fique à vontade para ajustá-las de acordo com seus objetivos de aprendizagem, as características da(s) obra(s) escolhida(s) e a realidade de sua turma!
- ItemLiteratura e oralidade nas séries iniciais : Aplicação do método criativo.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Neves, Vanessa Ferreira; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroÉ imprescindível trabalhar com a literatura infantil na escola, já que tal espaço é o lugar propício para aproximar as crianças das mais diversas narrativas e tipos de textos. No campo literário, os textos devem ser tratados como instrumento para propiciar momentos de reflexão, de diálogo, de descontração e estímulo à imaginação. O propósito desse trabalho é apresentar uma sugestão de intervenção pedagógica baseada em uma pesquisa-ação do PROFLETRAS, que se concentra na literatura infantil em séries iniciais durante o processo de alfabetização, um momento em que a linguagem oral é dominante. O trabalho aborda os princípios teóricos dos campos de estudo sobre ensino de literatura e literatura infantil, juntamente com a metodologia subjacente às ações pretendidas. Como base teórica, adotamos a noção de "ouvido pensante" (Amarilha, 2013) para criar uma experiência literária que reconheça a oralidade como forma preponderante e inerente para a apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (Aguiar; Bordini, 1988), que inclui atividades de oralidade para promover uma relação positiva e subjetiva com os textos literários.