Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Navegar
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    ou
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "LIMA, Maria Cecília Fonseca de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Investigação no ensino de ciências
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) LIMA, Maria Cecília Fonseca de; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922; POLETTO, Rodrigo de Souza; ROSA, Elisa Aguayo da; SANZOVO, Daniel Trevisan
    O presente estudo emergiu de inquietações que surgiram a partir de preocupações relacionadas com o ensino e a aprendizagem de conceitos cientíticos, em especial, o conceito de densidade, no contexto escolar do Ensino Fundamental. Neste sentido, o trabalho foi realizado com o intuito de propor atividades que possibilitem aos alunos a participação ativa na construção do seu conhecimento, por meio de um processo investigativo. O estudo foi desenvolvido em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, de um colégio estadual do município de Santa Cecília do Pavão, no Estado do Paraná. Essa pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, e quanto à coleta de dados e às atividades avaliativas, estas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo, a partir de três eixos temáticos, a saber: Eixo Temático 1 – Noções de densidade, Eixo Temático 2 – considerações acerca da relação entre densidade e flutuação dos corpos, Eixo Temático 3 – opiniões dos participantes acerca das constribuições da SEI para o aprendizado de densidade e flutuação dos corpos. Nesse contexto, o enfoque anteriormente destacado propiciou o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativa, sendo este o produto ténico tecnológico destinado ao uso em sala de aula por parte dos professores do Ensino Fundamental. Com a aplicação da sequência, os dados coletados demonstram que o ensino por investigação mostrou-se uma estratégia didática capaz de promover evolução conceitual, bem como a compreensão de relações importantes para resolução de problematizações que envolviam o conceito de densidade e sua relação com a flutuação dos corpos.
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Item
    Sequência de ensino investigativa
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) LIMA, Maria Cecília Fonseca de; POLETTO, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922
    Não apresenta resumo.
Logo BANNER

Repositório Institucional da UENP

repositorio@uenp.edu.br

Configurações de Cookies|Política de Privacidade|Termos de Uso|Enviar uma Sugestão
InstagramFacebookYouTube