Navegando por Autor "Pinto, Margarida Paulino de Cerqueira"
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- ItemRelatos de alunos da educação básica sobre a pandemia do COVID-19: uma sequência didática de gêneros para o desenvolvimento da produção textual.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Pinto, Margarida Paulino de Cerqueira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Storto, Letícia JovelinaO objetivo propositivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática de gêneros (SDG) destinada ao desenvolvimento da produção textual de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo organizador o gênero textual relato pessoal. A referida SDG configura-se como Produto Educacional, exigência do PROFLETRAS. Em entrelaçamento, o objetivo de pesquisa é investigar o desenvolvimento de capacidades de linguagem de alunos, participantes do processo de implementação da SDG, para a produção textual do relato pessoal. A fim de alcance do objetivo geral, alguns específicos: a) modelizar o gênero textual relato pessoal; b) identificar quais capacidades de linguagem para a produção do relato pessoal os alunos demonstram ter antes da implementação e c) identificar quais capacidades de linguagem para a produção do relato pessoal os alunos demonstram ter após a implementação. De natureza qualitativa e interventiva, a investigação configura-se como pesquisa-ação, e adota a temática, eixo condutor do trabalho: o relato de crianças, alunos do 6º ano do EF, sobre fatos/acontecimentos positivos vivenciados no contexto de pandemia de COVID-19, período em que as escolas foram fisicamente fechadas e eles tiveram que estudar em casa. Com vistas a atingir os escopos, propositivo e de pesquisa, o aporte teórico-metodológico centrou-se nos preceitos teórico-metodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Assim, foi modelizado o gênero relato pessoal, delimitadas as características regulares do gênero e, realizada a transposição didática, elaborada a SDG e feita a implementação em sala de aula. Os resultados demonstram ter havido desenvolvimento satisfatório das capacidades de linguagem dos discentes, principalmente no que se refere aos elementos que foram transformados em objetos de ensino na SDG para a produção escrita do relato pessoal. Ressalta-se, ainda, o aprimoramento e aprofundamento dos conhecimentos teórico-metodológicos obtidos pela professora-pesquisadora, por meio de uma pesquisa-ação que pôde aliar a teoria à prática e constatar como o entrelaçamento de ambas é primordial para a consolidação do trabalho pedagógico.
- ItemUma sequência didática para o ensino da produção textual do gênero relato pessoal.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Pinto, Margarida Paulino de Cerqueira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515A proposta deste material é colaborar com o processo de ensino da produção escrita dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental (EF), tendo como eixo organizador o gênero textual relato pessoal. Para tanto, nos pautamos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo sociodiscursivo (ISD), também conhecido como Grupo de Genebra, e elaboramos esta sequência didática de gêneros (SDG), a qual deve ser adaptada para seu contexto específico. A justificativa pela definição da metodologia da SDG (Dolz, Noverraz, Schneuwly) e pelo gênero relato pessoal se deu por vários motivos, um deles, em síntese, é porque o fundamento da referida metodologia é de levar o aluno a compreender que os gêneros são instrumentos mediadores de situações comunicativas e de problemas que existem na sociedade. Em decorrência, ao aprimorar a leitura e a escrita de diversos e diferentes gêneros em questão, por meio de um processo de ensino sistematizado, o discente tem condições de melhor participar de situações de interação. De forma mais específica, pelo fato das pessoas, no mundo inteiro, terem vivido em contexto pandêmico, causado pela COVID-19, nos anos 2020-2021-2022, muito há a relatar sobre o que as pessoas enfrentaram nesse período. Assim, por meio da produção de relatos pessoais de situações vividas nesse período, importantes registros constituirão a história da sociedade mundial. Destacamos ainda do período da pandemia, no que envolveu a educação formal, que as escolas ficaram fechadas fisicamente, a fim de promover o afastamento social, conforme recomendado pelas organizações sanitárias. No Estado do Paraná, as escolas fecharam seus portões em março de 2020, reabrindo no mês de agosto/2021. Contudo, durante todo esse tempo, os alunos, teoricamente, não ficaram sem estudar, as aulas acontecem em formatos diferentes, hora pelo ensino remoto ou por retirada de atividades de forma física na escola, para realização em casa; depois pelo híbrido: professores e parte dos alunos na escola, uma outra parte dos discentes em casa, acompanhando pelo remoto ou com atividades para casa. É sobre essas questões o nosso interesse, promover, com essa SDG, condições para que os estudantes do 6º ano relatem, na modalidade escrita, suas experiências pessoais vividas na pandemia; embora tenha sido um período muito complexo na vida de todas as pessoas, objetivamos que os estudantes registrem aspectos positivos experenciados. Nossa premissa é de que esses registros são imprescindíveis, pois fazem parte de uma geração que viveu um contexto específico. É necessário ter escrituras desse período, para compreendê-lo e, quem sabe, com ele aprender, de alguma forma.