Navegando por Autor "Vieira, Ana Paula"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental e sustentabilidade: uma sequência pedagógica sobre resíduos sólidos pautadas nos três momentos pedagógicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Vieira, Ana Paula; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995; Costa, Priscila Caroza Frasson; Oliveira, André Luis; Poletto, Rodrigo de SouzaEsta dissertação de mestrado corresponde a uma pesquisa sobre a temática da Educação Ambiental (EA) Crítica e Emancipatória, desenvolvida a partir de uma problemática ambiental que emergiu do âmbito escolar: os resíduos sólidos orgânicos gerados pela merenda escolar e seu descarte inadequado, que caracterizam a ausência da sustentabilidade. Foi realizada uma intervenção com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, em um colégio estadual do Norte do Paraná. O objetivo foi analisar o problema ambiental apresentado, bem como questionar e apresentar alternativas de reaproveitamento, em paralelo aos conteúdos curriculares de Ciências que promovem a EA. De modo mais específico, foi elaborada uma sequência de atividades, balizada pelos Três Momentos Pedagógicos, visando motivar os alunos, por meio da teoria e da prática, a preservar o ambiente para que possam exercer sua cidadania de forma sustentável e, consequentemente, atuar na melhoria da qualidade de vida. Os resultados da implementação dessa sequência foram analisados a partir das produções textuais dos alunos, com base na Análise Textual Discursiva. Através das análises, foi possível evidenciar o aprendizado dos estudantes em processo de lapidação, permeando a EA com promoção à criticidade. Também foi possível notar a emancipação deles diante das questões socioambientais locais, norteadoras da sustentabilidade, assim como o ensino de Ciências refletido nos conceitos científicos externalizados, que proporcionaram a sensibilização para a fundamental relação entre o ser humano e o meio ambiente.
- ItemNa natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma: e na alimentação escolar?(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Vieira, Ana Paula; Costa, Priscila Caroza Frasson; http://lattes.cnpq.br/9835513802063995A Educação ambiental (EA) é um assunto cada vez mais relevante na sociedade atual. Porém, discutir questões relacionadas a esse contexto merecem atenção em sua abordagem, por se tratar de um tema amplo, que abarca questões sociais, políticas e econômicas. Destarte, acredita-se que o ambiente escolar seja o local ideal para emergir discussões a respeito da EA, com conexões da realidade vivenciada na comunidade escolar, a fim de construir uma educação transformadora, justa e igualitária (Reigota, 2016). Nessa temática, é fundamental que as escolas promovam ações que estimulem à reflexão e sensibilização dos alunos sobre a temática ambiental.