Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Assunto "(Re)educação das relações étnico-raciais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação literária: o gênero dramático e as relações étnico-raciais em O Leão e a Joia, de Wole Soyinka(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Lizabeth Rogate da; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Fittipaldi, Martina; Carneiro, Nerynei MeiraDesde a promulgação da Lei nº 10.639/03, que prevê a abordagem de aspectos da história e da cultura afro-brasileira, os profissionais do ensino da Língua Portuguesa e de suas respectivas Literaturas na Educação Básica brasileira têm enfrentado um novo desafio. Nesse contexto, o presente trabalho, de caráter qualitativo e abordagem interpretativista e interventiva, apresenta metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com análise de conteúdo, que objetiva elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao norte do Estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. Para tanto, foi selecionado o gênero dramático e a obra O Leão e a Joia, de Wole Soyinka (2012), com o intuito de suscitar reflexões críticas que congreguem questões éticas e estéticas, bem como favorecer aos estudantes a oportunidade de experimentar, por meio da ficção, modos de compreensão das diferentes culturas e o alargamento de seu referencial estético, cultural e crítico. Assim, espera-se que a leitura da obra em questão possibilite ao jovem leitor em formação entrar em contato com um gênero pouco explorado em sala de aula e oportunize a promoção e a consolidação de uma educação inclusiva, que leve em conta princípios como a diversidade humana, a alteridade e a humanização. Tem-se, ainda, a expectativa, de promover a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar.