Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Assunto "Anúncio publicitário"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPublicidade patrocinada do Facebook: uma proposta pedagógica construída a partir da metodologia da sequência didática de gêneros para a prática discursiva da leitura(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Fernanda de Oliveira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente dissertação objetiva compreender como a metodologia de sequências didáticas de gêneros pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos do 8º ano do ensino fundamental, no que concerne à leitura e compreensão de textos. Para tanto, elegemos o gênero textual publicidade patrocinada do Facebook, o qual é o eixo organizador da elaboração e implementação de uma proposta de intervenção pedagógica. O aporte teórico-metodológico centrase nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, de forma mais específica, nos preceitos da vertente didática dessa corrente do humano. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa e interventiva sob o tipo de pesquisa-ação. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração do modelo teórico/didático de gênero e da produção e implementação de uma sequência didática para o aprimoramento das capacidades de linguagem voltadas à leitura do gênero escolhido como objeto de ensino. Ao final do processo de pesquisa, compreendemos que a metodologia adotada pôde aprimorar a leitura e compreensão da publicidade patrocinada do Facebook, nas aulas de língua portuguesa, fazendo com que os estudantes pudessem compreendê-la enquanto instrumento para a prática social publicitária da persuasão.