Sexualidade e ensino de ciências: possibilidades na formação de pedagogos
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Data
2021
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A presente pesquisa investiga o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental no que se refere à Sexualidade e, ainda, de que forma a licenciatura em Pedagogia contempla a referida temática. Assim, teve como objetivo elaborar e aplicar um Guia Didático contendo referencial teórico e atividades que poderão ser utilizadas no ensino do referido componente curricular. Para atingir este objetivo, o estudo teve como norte a questão investigativa: Quais as percepções de professores e futuros professores sobre a temática Sexualidade, mediante a participação em um curso pautado em um Guia Didático voltado para os anos iniciais do Ensino Fundamental? A Revisão de Literatura realizada indicou que, embora haja estudos na área, são poucos os que contemplam a temática na etapa e na fase selecionadas. Evidenciou-se, ainda, a insuficiente carga horária voltada para o ensino de Ciências nos cursos de Licencitura investigados, bem como a forma que tal temática é abordada nos livros didáticos adotados. Diante deste contexto, foi organizado o referencial teórico a partir de revisão de literatura, fundamentada em estudos anteriormente desenvolvidos, bem como nos documentos curriculares oficiais. Tal referencial subsidiou a elaboração do Produto Técnico Tecnológico, um material pedagógico intitulado Guia Didático para o ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: a Sexualidade e o Corpo Humano. Para a elaboração deste recorreu-se a livros paradidáticos e atividades propostas em sítios eletrônicos, fazendo a adequação aos documentos curriculares atuais, como também à faixa etária dos escolares. O guia foi implementado por meio de um curso formativo junto a licenciandos de Pedagogia e de professores em atuação. Os dados foram coletados por diferentes instrumentos e analisados considerando os pressupostos da AnáliseTextual Discursiva (ATD). Evidenciouse que, embora a temática seja contemplada no currículo e que mesmo com o acesso a recursos diferenciados, a temática Sexualidade ainda apresenta dificuldades em ser abordada nos anos inicias do Ensino Fundamental e que o guia didático organizado pode contribuir para seu ensino.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ciências;
Ensino para a sexualidade;
Formação inicial;
Guia didático.