Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 12
- ItemO ensino de língua portuguesa: implicações para o ensino e aprendizagem no 3º ano dos anos iniciais(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Patrícia Dayane; Passos, Marinez Meneghello; http://lattes.cnpq.br/3275252597631249; Passos, Marinez Meneghello; Carvalho, Diego Fogaça; Arruda, Sergio de MelloA presente pesquisa tem como objetivo geral configurar uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa no terceiro ano do Ensino Fundamental, estruturando-se na alfabetização baseadas na consciência fonológica e práticas de letramento, o ensino da ortografia por meio de jogos e o desenvolvimento da fluência da leitura, tendo como centralidade a recomposição das atividades que envolvem a alfabetização baseadas na consciência fonológica e práticas de letramento, o ensino da ortografia por meio de jogos e o desenvolvimento da fluência da leitura. Assume-se a perspectiva teórica de alfabetização e letramento pautados nos autores como Soares (2020) e Morais (2019), o ensino de ortografia por meio de jogos pelos autores Moraes e Almeida (2022) e fluência leitora pelos autores Cosenza (2011), Rotta (2016), Arruda, Lima e Passos (2011). Tal objetivo parte da questão investigativa, que norteou tanto a pesquisa como o Produto Educacional: de que forma organizar o ensino de Língua Portuguesa na consolidação da alfabetização no 3º ano – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e ainda cumprir com os conteúdos propostos nos documentos curriculares oficiais, principalmente porque esses estudantes saíram do ciclo de alfabetização, mas não foram efetivamente alfabetizados? Para a aplicação do produto, intitulado como “Língua Portuguesa: recomposição das aprendizagens aos estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental” foram convidadas cinco professoras do município de Londrina, Paraná, para utilizá-lo em suas aulas. Posteriormente, solicitamos a elas que se manifestassem a respeito da experiência vivenciada e do produto que aplicaram. Os dados provenientes desses relatos foram coletados por meio de áudios e analisados por meio da matriz 3x3 (Arruda; Lima e Passos, 2011). Quanto aos resultados, depreende-se que as percepções das professoras remeteram à preocupação principal entre as professoras participantes da aplicação do produto técnico educacional e da pesquisa, com o gerenciamento do conteúdo e da aprendizagem dos estudantes na dimensão pessoal como também com ao ensino e aprendizagem da fluência leitora.
- ItemEstratégias de tradução para a língua brasileira de sinais e língua portuguesa.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moreira, Célio Roberto; Arruda, Sergio de Mello; http://lattes.cnpq.br/316229296488927; Arruda, Sergio de Mello; Passos, Angela Meneghello; Passos, Marinez MeneghelloEsta dissertação utiliza como aporte teórico os Estudos da tradução, com atenção específica para o par linguístico da Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Língua Portuguesa. O interesse pela pesquisa iniciou-se por meio da observação dos Tradutores e Intérpretes da Libras e da Língua Portuguesa (TILSPs) que atuaram nas aulas virtuais no Estado do Paraná no período da pandemia da covid-19. Após essa observação, elaboramos a seguinte questão de pesquisa: como o Tradutor e Intérprete da Libras e da Língua Portuguesa seleciona suas escolhas tradutórias por meio dos quatorze procedimentos técnicos da tradução de Barbosa (2020)? Os objetivos desta pesquisa é verificar como os TILSPs selecionam suas escolhas tradutórias. Para alcançar nossos objetivos, optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, ancorados em nosso referencial de autores precursores acerca do Estudo da Tradução no Brasil como: Barbosa (2020), Santos (2020), Rodrigues (2018), entre outros. Foram realizadas entrevistas com cinco TILSPs, atuantes no ano de 2023 pelo NRE – Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio no norte do Paraná. A metodologia da coleta de dados foi iniciada com os cinco passos da entrevista reflexiva de Szymanski (2008). Tais passos orientaram como realizar perguntas para encontrar a resposta de nossa questão de pesquisa. Os quatorze procedimentos técnicos da tradução catalogados por Barbosa (1990; 2020), para as línguas orais foram utilizados como categorias, a priori, para validar os dados desta pesquisa, fundamentada na ATD (Análise Textual Discursiva) de Moraes e Galiazzi (2011). Entre os quatorze procedimentos técnicos da tradução de Barbosa (2020), quando os entrevistados interpretaram a frase apresentada na direção direta, cinco procedimentos tradutórios foram selecionados. Ao considerar o exemplo de frase apresentado no processo de interpretação na direção inversa, constatou-se nove procedimentos tradutórios. Além disso, verificou-se que a “Tradução Palavra por Palavra” foi a mais escolhida por nossos entrevistados. Assim, partir das contribuições de nossos entrevistados e considerando que a profissão TILSP é recente, os cursos para sua formação continuada ainda são incipientes, dessa forma, elaboramos um material com videoaulas sobre as especificidades da profissão. Ademais, foram incluídos os quatorze procedimentos técnicos da tradução e, por fim, a maneira de como se realizar a aplicação de uma das estratégias de tradução. Conclui-se que é perceptível que nossos entrevistados sabem traduzir/interpretar na direção direta e inversa, porém, quando questionados como selecionam suas escolhas tradutórias, por ser um tema inovador, nomeá-las ainda é difícil para os cinco TILSPs.
- ItemTrigonometria para o ensino médio: sequência de atividades pautada na teoria dos registros de representação semiótica e nas múltiplas representações.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Goes, Ana Lara de; Sanzovo, Daniel Trevisan; http://lattes.cnpq.br/6173596073595767; Sanzovo, Daniel Trevisan; Veronez, Michele Regiane Dias; Lucas, Lucken BuenoEsta dissertação apresenta uma proposta de ensino de Trigonometria destinada a estudantes do Ensino Médio, fundamentada nos princípios da Teoria dos Registros de Representação Semiótica e das Múltiplas Representações. Seu principal objetivo consistiu em desenvolver, aplicar e analisar uma sequência de atividades que permite trabalhar conceitos de Trigonometria na Educação Básica em diversas situações funcionais, alinhados às teorias supracitadas. A presente pesquisa foi desenvolvida com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa e para a análise dos dados foram utilizadas a Teoria dos Registros de Representação Semiótica e Análise de Conteúdo, explorando os registros produzidos pelos alunos na resolução das atividades propostas em cada uma das quatro etapas da sequência de atividades. Os participantes desta pesquisa foram alunos do 2ª ano do Ensino Médio de uma escola particular do norte do Paraná. A análise dos dados indicou que os aprendizes mobilizaram coordenadamente ao menos dois registros de representação distintos e que iniciavam suas resoluções sempre por representações familiares, bem como correlacionavam as situações propostas na sequência de atividades com conteúdos matemáticos já estudados anteriormente e resgatavam assuntos de Geometria, técnicas de transformação de medidas e da própria Trigonometria, conferindo um aprofundamento da aprendizagem.
- ItemEducação financeira para alunos com deficiência intelectual: desenvolvimento e aplicação de um jogo educacional.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Cacita, Ana Paula Rodrigues; Freitas, Carlos Cesar Garcia; http://lattes.cnpq.br/4220006760336984; Freitas , Carlos Cesar Garcia; Figueiredo , Helenara Regina Sampaio; Lucas, Lucken BuenoA carência de conhecimentos financeiros da população em geral tem refletido no consumismo, inadimplência e endividamento e revelado a importância da formação acerca da Educação Financeira dos cidadãos, além da necessidade de ser desenvolvida desde muito cedo, em ambientes escolares, de modo a contribuir com o bem-estar financeiro atual e futuro dos cidadãos. Essa demanda social se intensifica em relação aos alunos com Deficiência Intelectual – DI, visto que a escassez de informações e conhecimentos básicos acerca dos aspectos financeiros, tornam-se obstáculos que os impedem de vivenciar situações simples e corriqueiras de escolhas e decisões de consumo, assim como seus pares de mesma idade, e os deixam mais suscetíveis de serem ludibriados e propensos ao consumismo, impedindo seu protagonismo, inclusão social e cidadania. No intuito de promover a Educação Financeira, inclusive em contexto educacional, ações em âmbito público foram efetivadas a partir de 2010, coma Estratégia Nacional de Educação Financeira e a inclusão da temática, em 2018, no currículo escolar, a ser trabalhada como tema integrador. Fundamentados nesse cenário e ante a escassez de recursos didáticos adequados ao público de alunos com DI, a presente pesquisa debruçou-se no objetivo de desenvolver, aplicar e avaliar um jogo educacional sobre Educação Financeira que possa contribuir com a aprendizagem de conhecimentos financeiros de alunos com DI do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Após a análise das potencialidades e dificuldades desses alunos, identificou-se a pertinência da abordagem de alguns assuntos: Dinheiro (função e finalidade); Compra consciente (desejo x necessidade); Poupança (poupar e investir) e recorreu aos pressupostos metodológicos da Design Science Research para desenvolver o jogo intitulado de Guardiões do consumo, que foi aplicado aos alunos com DI de uma escola de Educação Especial. Os dados foram coletados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva – ATD e os resultados dessa análise demonstraram as contribuições do Jogo como recurso didático, na estimulação, participação, reflexão e aprendizagem acerca do consumo consciente e dos demais conteúdos propostos sobre a Educação Financeira, que poderão ser transladados para o cotidiano e contribuir com a autonomia e cidadania desses alunos.
- ItemA origem da vida na terra do ponto de vista da química pré-biótica: um estudo dirigido na perspectiva da história da ciência.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Costa, Hawbertt Rocha; Araújo, Roberta Negrão deO surgimento da vida e sua evolução em nosso planeta, bem como as condições necessárias para o seu desenvolvimento, atraem o interesse dos acadêmicos e da comunidade científica mundial pertencente às mais diversas áreas do conhecimento. A presente dissertação tem como objetivo central desenvolver um Estudo Dirigido, para o tema Origem da vida, com ênfase na Química pré-biótica. Possui como objetivos específicos: trabalhar com a interdisciplinaridade entre a Química e a Biologia; Abordar a História da Ciência, no que diz respeito à compreensão de diferentes teorias para a Origem da vida; Promover a interação com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC); Realizar práticas experimentais e verificar a concepção dos participantes da pesquisa, quanto ao tema Origem da vida. Espera-se favorecer a ampliação do conhecimento dos futuros professores, sobre aspectos conceituais da Origem da vida, assim como aprofundar as discussões sobre os diferentes contextos e processos históricos que interferiram na construção do conhecimento científico deste tema. A implementação da Produção Técnica Educacional, ocorreu para estudantes de Química do Instituto Federal do Paraná - IFPR/Jacarezinho. O curso teve carga horária total de 12 horas, distribuídas em cinco encontros de duas horas, mais duas horas referentes às atividades de pesquisa. Durante a formação, foram realizadas discussões sobre o tema Origem da vida, pautadas em estudos científicos. Ocorreu o desenvolvimento de atividades envolvendo as TDIC, em especial a plataforma Canva, o software ArgusLab e a ferramenta Padlet, bem como foram engendradas práticas experimentais referentes à formação dos primeiros seres vivos. Essa pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa descritiva, a coleta de dados contou com dois questionários, um inicial e um final, para verificar as percepções dos estudantes sobre a temática em questão. A História da Ciência oportunizou aos estudantes expandirem seus conhecimentos conceituais, com base na Química pré-biótica, a partir do papel dos cientistas para o seu desenvolvimento. Foi possível aprofundar o tema de forma contextualizada, com menções a aspectos importantes que influenciaram as teorias sobre a Origem da vida. No que diz respeito às concepções dos estudantes, emergiram duas categorias, uma voltada para a concepção criacionista e outra mais condizente com o ponto de vista científico. O uso das TDIC facilitou a visualização dos conceitos químicos apresentados. O Estudo Dirigido, com o uso de fontes de conhecimento confiáveis, como artigos científicos, estimulou a curiosidade e atraiu o interesse dos acadêmicos. A atividade experimental contribuiu para a confirmação e compreensão de informações adquiridas nas aulas teóricas e foram importantes na formação de elos entre as concepções provenientes do cotidiano e os conceitos científicos, propiciando aos estudantes a oportunidade de ampliarem suas ideias ou então reestruturá-las. O Estudo Dirigido revelou-se uma estratégia pedagógica que pode nortear a abordagem do tema Origem da vida e contribuir para a formação científica dos futuros professores.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »