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- ItemO desenvolvimento das competências estatísticas com o uso do software GeoGebra(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Beliato, Ingridh Fernandes; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; Silva, Armando Paulo da; Galdino, Maria José QuinaO desenvolvimento das competências estatísticas é essencial para fornecer aos alunos uma formação para a atuação em sociedade, pois é necessário que cidadãos saibam assimilar e refletir acerca das inúmeras informações que nos cercam diariamente. Essa pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento das competências estatísticas por meio de um caderno de atividades com o aporte do software GeoGebra. Para se alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida no em novembro de 2019 uma pesquisa qualitativa de análise interpretativa com uma turma de 9º no Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. O caderno de atividades foi composto por seis atividades que buscaram aproximar os conteúdos de estatística à realidade do aluno, se preocupando não somente com a execução de cálculos e fórmulas, mas com o entendimento dos conteúdos aplicações no cotidiano. Os resultados obtidos foram analisados qualitativamente por meio das interpretações dos registros dos alunos e observações registradas nos diários de bordo segundo os pressupostos de Flick (2013) e Bogdan e Biklen (1994). As análises demonstraram que o caderno de atividades com o uso do GeoGebra proporcionou o envolvimento dos alunos, expressando, por meio de registros, uma melhora considerável do entendimento dos conceitos abordados, bem como a compreensão dos seus significados e aplicações. Observou-se que os alunos conseguiram ler, interpretar e compreender os dados representados de diversas formas, além de terem inferido considerações acerca dos dados. As atividades com o auxílio do GeoGebra também proporcionaram uma visualização melhor e mais ágil dos dados, oportunizando espaço para o levantamento de arguições e reflexões acerca dos dados. Desse modo, considera-se que as atividades com uso do GeoGebra viabilizaram o desenvolvimento do letramento, pensamento e raciocínio estatístico.
- ItemA contribuição do gênero "causo" para o ensino da Língua Portuguesa: a oralidade em foco(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Luciane Cristina Benites; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Oliveira, Marilu Martens; Barros, Eliana Merlin Deganutti deA presente dissertação compõe-se de estudos realizados no decorrer de dois anos, com foco no eixo Oralidade da Língua Portuguesa (LP). Considerando a relevância deste eixo, o objeto de estudo priorizado é o gênero textual “causo”. A pesquisa tem como questão investigativa: de que forma as práticas de ensino voltadas para a oralidade em sala de aula podem auxiliar os futuros professores do ensino fundamental a refletirem sobre a importância desse eixo na aprendizagem da LP? Para fundamentar o estudo foram abordados os aspectos teóricos: Formação Docente (MELLO, 2000, PIMENTA, 1999), ensino da LP nos Documentos Curriculares, Oralidade (MARCUSCHI, 2005, 2008), Variação Linguística (BAGNO, 2013) e Arte de contar histórias (BENJAMIN, 1986; COELHO, 1989). A motivação pela escolha do tema se dá pela constatação, mediante Revisão Sistemática da Literatura (2007 – 2017), que são poucos os estudos direcionados ao referido tema. Tal constatação soma-se ao que foi evidenciado em observação de materiais didáticos da LP: são poucas as atividades pedagógicas direcionadas especificamente à Oralidade. No que se refere aos Documentos Curriculares oficiais, foram pesquisados aqueles elaborados a partir da década de 1990 até a atualidade. No documento Base Nacional Comum Curricular (2017) foi encontrada a afirmação de que devem ser trabalhados na escola, todos os eixos referentes à Linguagem, abrangendo também o oral. Todavia essa prática ainda é incipiente nas escolas. O estudo serviu de suporte para a elaboração de uma Produção Técnica Educacional: um Guia Didático direcionado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, implementado junto às estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia da UENP no segundo semestre de 2019, com os objetivos de: compreender como o objeto de estudo “causo” pode ser incluído no trabalho pedagógico conforme orientações dos DC; propor atividades pedagógicas tomando a Oralidade como prática de linguagem necessária a ser aprimorada no ambiente escolar; medir o grau de percepção das participantes quanto ao eixo Oralidade no ensino da Língua Portuguesa. O resultado apontou para a proficuidade do trabalho sistemático em torno da Oralidade na sala de aula.
- ItemA inclusão de alunos surdos em aulas de ciências e biologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pimentel, Renan Guilherme; Lucas, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; Lucas, Lucken Bueno; Ohira, Márcio Akio; Storto, Letícia JovelinaMuitos alunos surdos estão inseridos em salas de aulas regulares na perspectiva da inclusão escolar. No entanto, pesquisas recentes mostram que muitos professores não estão preparados para lidar com esses alunos. Existe uma série de adaptações necessárias à sua inclusão, desconhecidas por uma boa parte desses profissionais, incorrendo em prejuízos para o desenvolvimento e a aprendizagem dos surdos. Pensando nesse panorama, os objetivos centrais desta dissertação compreenderam investigar as necessidades formativas de professores de Ciências/Biologia, adaptando-as para o trabalho com alunos surdos, e elaborar um guia pedagógico para orientar esses profissionais no desenvolvimento de aulas inclusivas. Assim, foi sistematizada a Produção Técnica Educacional que acompanha esta dissertação, intitulada “Um guia prático para a inclusão de alunos surdos em aulas de Ciências e Biologia”. O guia foi analisado por quatro professores de Ciências/Biologia que lecionam ou lecionaram para alunos surdos, no âmbito da educação básica. Os dados da pesquisa compreenderam as respostas desses docentes a uma entrevista sobre o referido guia, sendo que a análise das respostas desse instrumento foi orientada pelo referencial da Análise Textual Discursiva. Nesse processo os professores puderam contribuir com sua experiência de sala de aula quanto às potencialidades e insuficiências da Produção Técnica em questão. Os dados, organizados em categorias e subcategorias de análise, mostraram que são diversos os obstáculos para a efetiva inclusão de alunos surdos, que a formação inicial e continuada dos professores não tem sido satisfatória quanto à preparação docente para esse tipo inclusão, que o intérprete de Libras tem um papel imprescindível na inclusão de surdos e que o guia apresentado se mostrou um recurso pertinente e contributivo na orientação do planejamento didático, favorecendo, por meio de cuidados, procedimentos e estratégias, a orientação do trabalho docente no âmbito da inclusão dos surdos em aulas de Ciências/Biologia.
- ItemFormação de leitores: a crônica literária como mediadora do letramento de professores em formação inicial(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Branco, Osnir; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Oliveira, Marilu Martens; Striquer, Marilúcia dos Santos DomingosEsta pesquisa centra-se em uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação. Parte de problematizações observadas no contexto educacional, a partir de dados extraídos de diversas fontes, como o PISA de 2006, em nível internacional, e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, realizada pelo Instituto PRÓ-LIVRO. Os índices sobre leitura apresentados por essas fontes evidenciam pouquíssimas alterações no decorrer dos anos, o que mostra que ainda há uma grande dificuldade por parte dos leitores em atingir uma compreensão plena dos textos. Sendo assim, a pesquisa visa, em uma primeira etapa, à criação/sistematização de um protótipo de leitura que norteie o ensino da leitura em contextos didáticos diversos. Esse protótipo é a base para a elaboração e desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura organizada em torno do gênero “crônica literária”, implementada em um primeiro ano de um curso de Licenciatura em Letras. Da pesquisa resultam dois produtos educacionais: um protótipo de leitura e uma sequência de atividades de leitura para a crônica literária consubstanciados em um Caderno Pedagógico. Como objetivo geral, a pesquisa busca validar tanto o protótipo como a sequência de atividades elaborados para o direcionamento do ensino da leitura. Como objetivos secundários, a pesquisa intenciona identificar: a) quais os resultados do diagnóstico inicial da leitura de crônicas literárias feito pela pesquisa?; b) como os níveis de leitura são mobilizados pelos participantes da pesquisa em cada uma das etapas da leitura da crônica? c) o que o diário reflexivo do professor revela em relação ao ensino e aprendizagem da leitura de crônicas?. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em estudos teóricos sobre leitura – concepções, conceitos, estratégias, metodologias, avaliação – nos mais diversos campos das Linguística e Literatura. Ou seja, a investigação não se alicerça em bases teóricas pré-estabelecidas, pois busca contemplar conceitos, concepções e metodologias para construir uma metodologia própria, que ofereça uma maior flexibilidade nas escolhas de gêneros textuais e literários e na implementação em contextos plurais. Na segunda etapa do trabalho, por meio de uma pesquisa exploratória, a crônica literária é alvo de estudo pelo viés bibliográfico, a fim de se estabelecer diretrizes para uma abordagem da leitura literária instrumentalizada por esse gênero. Após o planejamento das ações didáticas, a intervenção é conduzida pela articulação prática-teoria e registrada em diários reflexivos do pesquisador-professor, geradores de dados para a validação da sequência de atividades proposta para o ensino da leitura de crônica literária sistematizada por meio do protótipo criado pela pesquisa. Os dados para a análise do desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos são coletados por meio do questionário inicial, atividades escritas e orais de/sobre as crônicas lidas e diários reflexivos do pesquisador-professor. Os resultados mostram que os participantes tinham, no início da intervenção, dificuldades na recepção de crônicas literárias, o que reforça a necessidade de desenvolver capacidades leitoras para a apreciação do gênero. Durante os encontros, na realização de atividades escritas e orais, as atividades vão possibilitando maior autonomia de leitura aos alunos, embora ainda bastante apegados às formas tradicionais de respostas às questões de leituras.
- ItemCarta de reclamação como objeto de ensino de Língua Portuguesa: prática de escrita cidadã(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Corrêa, Samandra de Andrade; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Manzoni, Rosa Maria; Striquer, Marilúcia dos Santos DomingosEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino (PPGEN), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa (FLICK, 2013) e ancora-se na problemática da prática da escrita no contexto escolar. Fundamenta-se nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), buscando abordar a problema evidenciado por meio da metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013; BARROS, 2020), tendo como objeto unificador o gênero ―carta de reclamação‖. Sendo assim, o objetivo deste estudo é validar a elaboração da sequência didática da carta de reclamação, textualizada em um Caderno Pedagógico, a partir do confronto com os princípios teóricos da SDG e da avaliação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Anos Finais. Os participantes da pesquisa são sete professores de Língua Portuguesa, que atuam no Ensino Fundamental, Anos finais, da rede pública de ensino. Na etapa inicial do trabalho, buscamos evidenciar a problemática em torno da prática da escrita e sistematizamos um plano de ação para auxiliar na resolução desse problema. Na sequência, realizamos uma pesquisa exploratória sobre o gênero ―carta de reclamação‖, a fim de trazer à tona as dimensões ensináveis desse objeto. Para tanto, o gênero é alvo de estudos bibliográficos e de uma análise documental, tendo como corpus textos representativos do gênero coletados em diversos meios. Em seguida, planificamos e elaboramos uma sequência didática, a qual é submetida a dois processos de validação: confronto com os princípios teóricos e avaliação dos professores. São instrumentos de geração de dados para a análise, os questionários respondidos pelos professores e o próprio Caderno Pedagógico que contém a sequência didática do gênero ―carta de reclamação‖. Os resultados apontam que os princípios teóricos que embasam a metodologia das sequências didáticas de gêneros precisam ser divulgados com maior amplitude. Além disso, a sequência didática de gênero da carta de reclamação é uma ferramenta que pode ser implementada nas aulas de Língua Portuguesa e contribui com a formação dos alunos enquanto cidadãos para que possam agir criticamente por meio da prática da escrita. Dessa forma, esperamos contribuir com os construtos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo e com a formação docente.