Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações por Autor "Barros, Eliana Merlin Deganutti de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino da oralidade por meio do gênero textual debate público regrado(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Carolina Ribeiro de; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Cláudia LopesA tradição escolar ainda oferta à oralidade um lugar secundário no processo de ensino. Isso se torna perceptível ao observar o espaço que os gêneros orais ocupam na sala de aula, como mostram as pesquisas mais recentes na área. Mesmo não sendo recente a inserção dessa modalidade da língua nos documentos oficiais da educação, o ensino da língua falada ainda constitui um desafio para as escolas brasileiras. Partindo disso, este trabalho é o resultado de uma pesquisa inserida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Programa Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertado a professores de Língua Portuguesa atuantes do Ensino Fundamental Anos iniciais e finais. Em particular, tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da oralidade dos alunos a partir do trabalho com o gênero textual debate público regrado no contexto escolar. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever as características do gênero textual debate público regrado; elaborar um caderno do professor para o ensino do gênero; implementar o material em aulas de língua portuguesa; e discutir os resultados da implementação. Dentre os gêneros orais apontados nos documentos da educação, escolhemos o debate público regrado para o processo de intervenção, por ser um gênero próprio do argumentar que possibilita o exercício de habilidades orais em práticas discursivas formais. Para a elaboração das atividades aplicadas em sala de aula, organizadas em um conjunto de atividades que norteiam o ensino do gênero, inspirada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), tivemos como aporte teórico as teorias da Análise da Conversação e Linguística de Texto, trazendo autores como Urbano (2009), Hilgert (2020), Marcuschi (2001; 2002; 2007; 2008), Storto (2020), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), bem como concepções importantes para o estudo do oral, no espaço escolar, como as de Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2015). Para que a construção do trabalho fosse possível, realizamos uma pesquisa qualitativa em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Piauí e, posteriormente, analisamos os dados da aplicação. A escolha dessa turma para a coleta de dados ocorreu pela necessidade de aprimorar a oralidade dos estudantes, incluindo a argumentação oral, pois são competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e Currículo do Piauí (PIAUÍ, 2018), documentos que orientam a nossa prática. Os resultados da pesquisa mostram que trabalhar a oralidade, pela via do gênero debate público regrado, possibilita o desenvolvimento de habilidades orais dos estudantes, incluindo a atividade argumentativa em interações discursivas.
- ItemO gênero anúncio de campanha comunitária como instrumento para os multiletramentos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino , Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Gonçalves, Adair VieiraA presente pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Partindo de uma abordagem qualitativa e ancorada na pesquisa-ação, este trabalho tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação à produção do anúncio de campanha comunitária, como estratégia de validação da SDG elaborada pela pesquisa. O trabalho surge da necessidade de desenvolver, no contexto escolar, um projeto de produção textual centrado no anúncio de campanha comunitária, em que os alunos, ao se apropriarem dos esquemas de utilização do gênero, possam ampliar seus letramentos, para intervir no espaço social onde vivem. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 8º ano, de uma escola municipal de Bom Jesus-PI, na qual atuamos como professora regente. A justificativa pauta-se na necessidade de realizar um trabalho docente que esteja centrado na produção de textos, numa perspectiva sociointeracionista da língua. Na primeira etapa desta pesquisa, utilizamos instrumentos para conhecermos as regularidades do gênero anúncio de campanha comunitária. Na segunda, modelizamos teórica e didaticamente o gênero, apresentando as suas dimensões ensináveis. Na terceira etapa, elaboramos uma SDG organizada em 12 módulos, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas no contexto da pesquisa: uma escola da rede pública de ensino. Na quarta, realizamos uma intervenção didática baseada na articulação teoria-prática. Na quinta e última etapa, buscamos analisar e refletir sobre os dados gerados no contexto de intervenção, em observância com os pressupostos teóricos do ISD. Os resultados encontrados mostram que o gênero anúncio de campanha comunitária funciona como um instrumento para os multiletramentos. Nessa perspectiva, ansiamos que o material funcione como importante ferramenta para o professor realizar um trabalho em Língua Portuguesa, de forma a preparar os alunos para interagirem nas diversas práticas sociais, fazendo o uso da escrita.