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- ItemA formação do leitor e o campo artístico-literário: uma proposta para estudantes do 4º ano do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Marchetto, Luciane Rodrigues Sales; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379; Araújo, Roberta Negrão de; Striquer, Marilucia dos Santos Domingos; Oliveira, Marilu MartensPela leitura é possível ampliar a visão de mundo, aguçar a criatividade e o senso crítico, bem como impulsionar o processo de aprendizagem. Entretanto, os índices de proficiência leitora são alarmantes, o que confirma que as metodologias utilizadas no ensino não têm sido eficazes. Tal situação remete à seguinte questão investigativa: De que forma os gêneros textuais do campo artístico-literário podem contribuir para desenvolver nos estudantes o interesse pela leitura e propiciar uma formação crítica? A partir deste questionamento propõe-se repensar a prática pedagógica e a necessidade de ações sistematizadas diante do eixo leitura. Assim, a presente pesquisa teve início com a investigação das práticas de leitura em uma escola da rede pública, no município de Uraí-PR e tem como objetivo propositivo elaborar um Guia Didático que contemple a prática de leitura de estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, dando suporte ao desenvolvimento da compreensão dos textos artísticos-literários. Este produto educacional, intitulado Guia Didático para a formação de leitores do 4.º ano do Ensino Fundamental, é composto por atividades diversificadas, contribuindo para a formação do leitor por meio dos gêneros do campo artístico-literário. Com vistas a estabelecer a fundamentação teórica da dissertação, utilizou-se, como aporte teórico os documentos curriculares oficiais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações (RCP), além de autores que abordam a leitura: Araújo e Reis (2014); Bordini e Aguiar (1993); Cândido (2011); Colomer (2007); Costa (2020); Cosson (2014); Lajolo (2000); Munita e Manresa (2012); Munita (2014); Oliveira e Silva (2016); Soares (1998) e Zilberman (1986, 2008, 2012). Como proposta de metodologia de ensino foi utilizado o Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, do tipo pesquisa-ação, haja vista realizar uma intervenção junto aos estudantes da instituição locus de atuação da pesquisadora. Por meio da aplicação do Produto Educacional, a experiência com o referido método em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental mostrou-se bastante eficaz, no sentido de ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir com o desenvolvimento da formação do leitor, ampliando seus horizontes de expectativas.
- ItemA narrativa do fantástico na formação na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Valente, Thiago Alves; Miranda, Kátia Rodrigues MelloBuscar meios para formar leitores fruidores, críticos e atuantes na sociedade em que vivem é um desafio constante dos professores de Língua Portuguesa. Muitos são os fatores que contribuem negativamente para que os alunos não alcancem a proficiência leitora esperada ao final do Ensino Fundamental II. Contudo, entendendo que a prática pedagógica é elemento crucial para o resultado de excelência na formação desses leitores, buscamos desenvolver esta proposta de intervenção a fim de mudar esta realidade de adolescentes desmotivados com a leitura. O presente trabalho visa aprimorar a formação de leitores literários por meio da concepção metodológica Círculos de Leitura proposta por Rildo Cosson (2021). O objetivo foi identificar de que forma essa prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a leitura, discussão e análise do texto literário, especialmente do fantástico, desenvolvem-se sob a mediação da professora a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. Utilizamos para os círculos de leitura os contos fantásticos, por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois trazem a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para tal, apoiamo-nos nos seguintes conceitos teóricos: Narrativa fantástica Todorov (1992) e David Roas (2014, 2016), Círculos de Leitura Rildo Cosson (2021), Formação do Leitor Colomer (2007), Compreensão de Leitura Subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013) e Rouxel (2013), concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Antonio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988). Nossa pesquisa também se respaldou em documentos oficiais, como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e nas Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia (2013). Tratou-se de uma pesquisa de caráter interventivo e pautada em alguns princípios da pesquisa-ação TRIPP (2005), de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Parte integrante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a pesquisa e o projeto foram implementados no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, no município de Feira de Santana- Bahia, com adolescentes do 9ºano do Ensino Fundamental II. Com base nas teorias escolhidas para fundamentar a pesquisa, observamos que os estudantes desenvolveram habilidades para pensar os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, desenvolvam atitudes de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva e desenvolvam o hábito da leitura significativa e prazerosa.
- ItemA violência contra a mulher em letra de música: uma proposta didática para o desenvolvimento da leitura de alunos da educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Leite, Maria Augusta Cássia de Aguiar; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Silva, Fernando Moreno daO objetivo deste trabalho é investigar as capacidades que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apresentam para leitura do gênero letra de música, principalmente as capacidades de ação. A intenção é compreender se os alunos apreendem, na prática da leitura, que a letra de música pode ser um instrumento de discussão, de denúncia e de combate a problemas sociais como: a violência contra a mulher. Atrelado a este objetivo, como obrigatoriedade do PROFLETRAS, apresenta-se uma proposta de intervenção didática direcionada à melhoria dos problemas vivenciados pelo professor/pesquisador nas salas de aula da educação básica, no caso, de forma mais específica, o baixo nível de compreensão leitora dos alunos. A referida proposta interventiva está configura em Caderno didático. Todo processo, de pesquisa e construção do Caderno, sustenta-se nos preceitos teóricometodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, com adaptações, uma vez que a proposta do grupo genebrino se centra no trabalho com a produção textual, em nosso caso, o foco é a prática discursiva da leitura. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e configura-se em uma pesquisa-ação. Para alcançar o objetivo de pesquisa, implementou-se uma atividade diagnóstica, para um conjunto de alunos, de forma não presencial, diante do contexto de pandemia em 2020, e os resultados demonstram que os participantes apresentam deficiências na compreensão leitora, sobretudo, na apreensão da temática em abordagem nas letras de músicas. Nesse sentido, reforça-se a importância da proposta de intervenção construída, tanto pela necessidade de aprimorar a leitura, como pela abordagem do tema violência, assunto que eclode do contexto social, clamando por uma intervenção. Ressalta-se, dentro da constituição de uma pesquisa-ação, que a professora/pesquisadora aprimorou sua formação docente, com destaque para as ações de transformação do planejado inicialmente no projeto de pesquisa para o que foi possível realizar dentro da situação do ano letivo de 2020.
- ItemArtigo de opinião: desenvolvendo a argumentação em sala de aula(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Nascimento, Maria do Socorro Silva; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Araújo, Roberta Negrão de; Nantes, Eliza Adriana SheuerA atividade de produção de textos argumentativos por alunos do Ensino Fundamental precisa ser mais incentivada pela escola, como uma forma de preparo para que os estudantes desenvolvam a capacidade crítica e sejam capazes de defender suas ideias em situações reais da vida cotidiana. Somando-se a esse pensamento, há necessidade de realização de atividades mais aprofundadas que promovam um conhecimento mais eficaz a respeito dos gêneros discursivos, sobre os quais os alunos são, normalmente, convidados a escrever seus textos na escola. Nesse sentido, a pesquisa proposta é uma tentativa de melhorar a argumentação e a produção textual usando o gênero artigo de opinião na prática pedagógica com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa- interpretativa, de cunho interventivo, configurando-se uma pesquisa-ação, para a qual foi mobilizado o Plano de Trabalho Docente, proposta de transposição didática versada por Gasparin (2009), com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica. Visando alcançar os objetivos propostos (Construir um caderno pedagógico para ser implementado em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, tendo o gênero artigo de opinião como instrumento mediador; implementar as atividades do caderno pedagógico, em sala de aula; e avaliar o avanço qualitativo na escrita dos estudantes, especialmente quanto à capacidade de argumentação.), foi produzido um caderno pedagógico com atividades a serem implementadas, de forma sequenciada, na sala de aula. Para definição da temática trabalhada na pesquisa, foi aplicado um diagnóstico inicial, em junho de 2021, nas turmas de oitavo ano (turmas do nono ano em 2022), na escola de implementação da pesquisa. A temática apontada pelos alunos foi educação ambiental. Na sequência, os alunos do nono ano, em 2022, foram submetidos a uma atividade diagnóstica de produção de artigo de opinião sobre a temática abordada no caderno pedagógico e, após a análise dos textos produzidos, iniciou-se a implementação do caderno pedagógico nas turmas dos alunos em questão. Para finalizar a pesquisa, com o término das atividades propostas no caderno pedagógico, foi realizada uma nova avaliação para comparação dos resultados com a atividade diagnóstica aplicada no início da pesquisa. O resultado final da produção textual apontou um salto qualitativo na habilidade de produção escrita dos alunos, especialmente na produção de argumentos.
- ItemContos de fadas contemporâneos e letramento literário: um trabalho com contos de Marina Colasanti no 7º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Assis, Vanessa Socio de; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Miranda, Kátia Rodrigues de Mello; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente pesquisa ocupa-se do tema do letramento literário a partir de contos maravilhosos, entre os quais se destacam os seguintes contos de fadas contemporâneos de Marina Colasanti: “A moça tecelã” (2000); “A primeira só” (1979) e “Entre a espada e a rosa” (1992). O estudo em tela consiste na pesquisa bibliográfica sobre o letramento literário e a literatura fantástica, visando à construção e aplicação de um projeto que tem como base metodológica a sequência básica de Rildo Cosson (2014), e que, baseado nas etapas propostas na referida metodologia, abrange a leitura e a interpretação dos contos citados e de outros textos a eles relacionados, no que se refere à estrutura da narrativa e à temática abordada. Partindo do questionamento sobre os motivos que podem levar os alunos a não apreciarem e não lerem textos literários, o Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993) e o Letramento Literário de Rildo Cosson (2014) embasam este trabalho. Norteiam, ainda, esta pesquisa, a abordagem qualitativa (GIL, 1999) e a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Espera-se que a análise teórico-formal das obras literárias do gênero maravilhoso e a implementação do material didático, com foco no letramento literário, para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, tenham contribuído para que os alunos recebam o texto literário de modo atrativo e próximo à sua realidade, por meio do conhecimento da estrutura constitutiva dos gêneros trabalhados e, especialmente, do conteúdo das obras abordadas, conduzindo-os à apreensão de valores e à identificação com os textos e suas personagens, o que deve revelar e reafirmar o caráter humanizador da literatura.
- ItemEducação literária em cena: prática de leitura da obra O Rapaz do Metrô - Poemas Para Jovens em Oito Chacinas ou Capítulos, de Sérgio Capparelli(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pereira, Patrícia Romanisio; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Lima, Sheila Oliveira de; Brandileone, Ana Paula Franco NobileConsiderando-se os desafios contemporâneos para a formação de leitores no espaço escolar, em especial no que se refere ao trabalho com educação literária, a pesquisa aborda alguns dos principais temas desafiadores presentes nas narrativas juvenis, tais como relações familiares, violência e morte, a partir da prática de leitura de poesia narrativa em sala de aula. Para tanto, metodologicamente, adota-se a pesquisa qualitativa, com base bibliográfica, de análise de conteúdo. A investigação se dá com a análise do contexto educacional de uma nova série de uma escola pública da cidade de São Sebastião da Amoreira, Estado do Paraná, para proposição de material didático de sequência expandida (GOSSON, 2006) de leitura literária da obra O rapaz do metrô: poemas para jovens em oito chacinas ou capítulos (2014), de Sergio Capparelli, tendo em vista potencial aplicação no referido nível de ensino. A pesquisa se pauta em estudos relacionados à área da produção literária juvenil brasileira, à mediação de leitura e aos estudos sobre letramento literário, adotando-se a metodologia de ensino de leitura literária a partir da sequência expandida. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência expandida de leitura e está estruturada no Apêndice A.
- ItemEducação literária: o gênero dramático e as relações étnico-raciais em O Leão e a Joia, de Wole Soyinka(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Lizabeth Rogate da; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Fittipaldi, Martina; Carneiro, Nerynei MeiraDesde a promulgação da Lei nº 10.639/03, que prevê a abordagem de aspectos da história e da cultura afro-brasileira, os profissionais do ensino da Língua Portuguesa e de suas respectivas Literaturas na Educação Básica brasileira têm enfrentado um novo desafio. Nesse contexto, o presente trabalho, de caráter qualitativo e abordagem interpretativista e interventiva, apresenta metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com análise de conteúdo, que objetiva elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao norte do Estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. Para tanto, foi selecionado o gênero dramático e a obra O Leão e a Joia, de Wole Soyinka (2012), com o intuito de suscitar reflexões críticas que congreguem questões éticas e estéticas, bem como favorecer aos estudantes a oportunidade de experimentar, por meio da ficção, modos de compreensão das diferentes culturas e o alargamento de seu referencial estético, cultural e crítico. Assim, espera-se que a leitura da obra em questão possibilite ao jovem leitor em formação entrar em contato com um gênero pouco explorado em sala de aula e oportunize a promoção e a consolidação de uma educação inclusiva, que leve em conta princípios como a diversidade humana, a alteridade e a humanização. Tem-se, ainda, a expectativa, de promover a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar.
- ItemEnsino da oralidade por meio do gênero textual debate público regrado(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Carolina Ribeiro de; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Cláudia LopesA tradição escolar ainda oferta à oralidade um lugar secundário no processo de ensino. Isso se torna perceptível ao observar o espaço que os gêneros orais ocupam na sala de aula, como mostram as pesquisas mais recentes na área. Mesmo não sendo recente a inserção dessa modalidade da língua nos documentos oficiais da educação, o ensino da língua falada ainda constitui um desafio para as escolas brasileiras. Partindo disso, este trabalho é o resultado de uma pesquisa inserida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Programa Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertado a professores de Língua Portuguesa atuantes do Ensino Fundamental Anos iniciais e finais. Em particular, tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da oralidade dos alunos a partir do trabalho com o gênero textual debate público regrado no contexto escolar. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever as características do gênero textual debate público regrado; elaborar um caderno do professor para o ensino do gênero; implementar o material em aulas de língua portuguesa; e discutir os resultados da implementação. Dentre os gêneros orais apontados nos documentos da educação, escolhemos o debate público regrado para o processo de intervenção, por ser um gênero próprio do argumentar que possibilita o exercício de habilidades orais em práticas discursivas formais. Para a elaboração das atividades aplicadas em sala de aula, organizadas em um conjunto de atividades que norteiam o ensino do gênero, inspirada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), tivemos como aporte teórico as teorias da Análise da Conversação e Linguística de Texto, trazendo autores como Urbano (2009), Hilgert (2020), Marcuschi (2001; 2002; 2007; 2008), Storto (2020), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), bem como concepções importantes para o estudo do oral, no espaço escolar, como as de Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2015). Para que a construção do trabalho fosse possível, realizamos uma pesquisa qualitativa em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Piauí e, posteriormente, analisamos os dados da aplicação. A escolha dessa turma para a coleta de dados ocorreu pela necessidade de aprimorar a oralidade dos estudantes, incluindo a argumentação oral, pois são competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e Currículo do Piauí (PIAUÍ, 2018), documentos que orientam a nossa prática. Os resultados da pesquisa mostram que trabalhar a oralidade, pela via do gênero debate público regrado, possibilita o desenvolvimento de habilidades orais dos estudantes, incluindo a atividade argumentativa em interações discursivas.
- ItemGênero entrevista no Ensino Fundamental: instrumento para práticas de linguagem no ensino da Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Marchini, Ana Adélia; Rios, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Canato, Ana Paula BeatoEsta dissertação é requisito obrigatório do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio. Ela apresenta o objetivo de depreender as potencialidades do gênero entrevista mediante produção e análise do produto educacional elaborado nesta pesquisa para o ensino da Língua Portuguesa. Para esse fim, foi elaborada uma sequência didática, com base no modelo didático do gênero em questão, para o desenvolvimento de atividades a partir da identificação dos elementos ensináveis da entrevista relacionados às capacidades de linguagem descritas pelo Interacionismo Sociodiscursivo e mobilizadas no material didático produzido. A pesquisa, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995) e dos tipos bibliográfica e documental (GIL, 2002), ancora-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), no Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações (PARANÁ, 2018), no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) (PARANÁ, 2019), nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2011; BRONCKART, 2003) e nos estudos sobre os gêneros (BAKHTIN, 2016; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; ROJO; BARBOSA, 2015; MARCURSCHI, 2005) e entrevista (MEDINA, 1986, ESSENFELDER, 2005; HOFFNAGEL, 2010; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). Como resultados deste projeto, trazemos dados sobre a eficácia da metodologia adotada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem relacionadas ao ensino do gênero entrevista e disponibilizamos o material didático produzido para que possa ser utilizado com alunos do Ensino Fundamental. Por fim, desejamos que os conhecimentos sistematizados neste estudo sejam úteis para outros professores e que possibilitem uma reflexão não somente sobre o ensino do gênero em questão, mas que ajudem a trazer novas possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino dos gêneros textuais em sala de aula.
- ItemGênero textual debate público regrado: uma proposta didática para o ensino da produção oral(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Angelita Fernandes da; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Storto, Letícia Jovelina; Angelo, Cristiane Malinoski PianaroA presente dissertação tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção didática para o ensino de gêneros orais formais, destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de que desenvolvam capacidades de linguagem para a produção textual oral. Em delimitação, o gênero textual debate público regrado é o eixo organizador do trabalho, o que dá origem à pergunta orientadora da pesquisa: o referido gênero é capaz de fornecer instrumentos que possibilitem aos alunos desenvolverem a prática discursiva da oralidade? Para alcance do objetivo geral, que é ao mesmo tempo de pesquisa e propositivo, outros específicos foram elaborados: a. Modelizar o debate público regrado, a fim de conhecer as características específicas do gênero textual; b. Investigar o livro didático (LD) “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa” (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018), com o intuito de compreender o trabalho proposto para o ensino da produção do debate regrado. Importante esclarecer que um dos objetivos relaciona-se a análise de LD porque, a partir de 2020, esse é o único livro adotado por todas as escolas da rede estadual paranaense, para os anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, e, também, porque traz uma proposta para o ensino da produção oral do debate regrado, o que levou ao desdobramento do segundo objetivo em outros: 1. Identificar quais são os pressupostos teórico-metodológicos do LD “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa” (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018); 2. Verificar quais características do gênero e operações de uso são tomadas como conteúdo específico no caderno do aluno; 3. Analisar se a proposta prática está conciliada à proposta teórica do LD. Nessa configuração, a pesquisa assenta-se sobre uma abordagem qualitativa, tendo como método de investigação do LD a análise documental (TRIVIÑOS, 1987; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Além disso, os elementos característicos do debate público regrado, conhecidos na modalização do gênero, também foram tomados como categoria de análise da obra. Assim, o aporte teórico-metodológico que sustentou a pesquisa e a elaboração da proposição interventiva se centrou nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência didática de gêneros, e está estruturada em forma de Caderno Didático (Apêndice B). Em decorrência, a pergunta de pesquisa pode ser respondida: o gênero textual debate público regrado é capaz de fornecer instrumentos linguísticos e discursivos que possibilitem aos alunos desenvolver a prática discursiva da oralidade.
- ItemGênero textual reportagem jornalística impressa: um caminho para o desenvolvimento da escrita(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Prado, Antonio Carlos Rodrigues do; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Nantes, Eliza Adriana SheuerNesta dissertação, temos como objetivo geral apresentar uma análise de um material didático a fim de verificar o trabalho com a produção do gênero reportagem jornalística. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental (FLICK, 2009; SEVERINO, 2007; GIL, 2002), de cunho teórico especulativo (VAN DER MAREN, 1996). O material analisado é utilizado em nossa prática docente com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal no interior paulista. A análise foi realizada tendo como aporte teórico Marcuschi (2008), Geraldi (2002) entre outros estudiosos que serviram como fontes de pesquisa bibliográfica. Na abordagem, investigamos as atividades de compreensão, interpretação e as propostas de produção escrita. O objetivo foi compreendê-las sob a perspectiva da produção textual de Geraldi (2002). Ademais, verificamos se as atividades de compreensão e interpretação contribuem efetivamente para o desenvolvimento da escrita dos alunos. Desse modo, nossa pesquisa fundamentou-se, sobretudo, na proposta metodológica interativa de produção escrita, de acordo com a proposta do autor. A teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (2014), o qual defende o processo dialógico da linguagem nas práticas sociais de interação entre as pessoas, também norteiam os estudos. Por meio da análise, percebemos que a Apostila (2013) apresentava lacunas nas propostas para a produção escrita do gênero textual reportagem. Assim, organizamos um material didático fundamentado na referida proposta e o nomeamos de Caderno Pedagógico: sugestões de oficinas para o desenvolvimento da escrita. A fim de cumprirmos com as orientações da Secretaria Municipal de Educação para o direcionamento do ensino de Língua Portuguesa nas escolas municipais, ancoramos algumas das atividades do Caderno Pedagógico nas habilidades da Base Nacional Curricular Comum BNCC (BRASIL, 2018). De tal forma, nossas reflexões foram pautadas nos documentos oficiais, inclusive nos PCN (BRASIL, 1998). Documentos estes, que orientam que o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa está centralizado nos estudos dos gêneros textuais. Nessa perspectiva, a organização do Caderno Pedagógico buscou alinhamento com os documentos orientadores e com os autores citados. A pesquisa foi realizada junto à Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).
- ItemGuia Pedagógico do Mestre: Role-playing Game (RPG) como meio para o trabalho com a oralidade em aulas de Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Zucolotto, Maira; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Anecleto, Úrsula CunhaO presente trabalho apresenta uma possível abordagem de ensino/aprendizagem da oralidade por meio de um jogo interativo, mais especificamente o Role-playing Game (RPG) como meio pedagógico em aulas de Língua Portuguesa. O jogo foi escolhido por apresentar propriedades (expressividade oral, expressividade corporal, capacidade de simulação, interatividade, cooperativo e flexibilidade/ adequação) que garantem a oportunidade de associação e prática de oralidade, relevando, assim, aspectos importantes ao seu ensino, tais como atos linguísticos (fonologia, sintática e variedades linguísticas), paralinguísticos (gestos, movimentos corporais, mímica) e cinésicos (gestualidade, postura corporal, direcionamento do olhar, expressão facial). A pesquisa parte do seguinte problema: que aspectos e dimensões da oralidade são trabalhados no Guia Pedagógico do Mestre produzido? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar os aspectos e dimensões da oralidade trabalhadas no Guia Pedagógico do Mestre, contribuindo para o desenvolvimento da competência oral do falante/estudante a partir da concepção consciente dos aspectos expressivos e dimensões da oralidade em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, acredita-se no potencial de aplicabilidade do RPG. Para tanto, a pesquisa configura- se por uma abordagem qualitativa e descritiva sob o tipo de pesquisa, inicialmente, bibliográfica e documental acerca da oralidade, dos letramentos e do RPG. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração de um caderno pedagógico denominado “Guia Pedagógico do Mestre”, contendo uma aventura de RPG produzida para esse fim, sob perspectiva dos letramentos, composto de atividades que trabalham e desenvolvem as quatro dimensões envolvidas no desenvolvimento da linguagem oral, que são: (i) valorização de textos de tradição oral; (ii) oralização do texto escrito; (iii) valorização linguística e relações entre fala e escrita; (iv) produção e compreensão de gêneros orais. O caderno pedagógico foi desenvolvido para turmas de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, acreditando que o emprego do RPG no âmbito escolar potencializa a aprendizagem da oralidade. Dessa forma, a pesquisa apresenta estudos significativos da área, centralizando sua base teórica em concepções da oralidade, dos letramentos e do jogo RPG, o Guia Pedagógico do Mestre, apêndice A, e por fim, a análise do guia, validando a partir de princípios teórico-metodológicos capazes de trazer resultados para o âmbito do ensino da língua.
- ItemLiteratura e africanidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contos e recontos africanos para formação do leitor literário e prática educativa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Araújo, Andressa Barboza de; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Valente , Thiago Alves; Francisco, Eva CristinaEncontrar estratégias que despertem não só o encantamento pela leitura, mas que promovam o debate e o senso crítico entre as crianças é um constante desafio para os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pautado nesse contexto, tendo como norteadora a Sequência Básica de Letramento Literário proposta por Cosson (2014), tais como as propostas de leitura subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013), Langer (2005) e Rouxel (2013), este trabalho busca contribuir, mediante a leitura, análise e recontação de contos africanos, para a conscientização e o aprimoramento das relações étnico-raciais no entorno escolar. Ademais, pretende abranger os quatro eixos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita e análise linguística. Em consonância com as leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade do ensino da “História e cultura afro-brasileira e indígena” na Educação Básica, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo. O suporte do método baseia-se em uma investigação exploratória, quanto à revisão bibliográfica realizada, e, explicativa, uma vez que apresenta uma proposta de trabalho aplicável e coerente, seguindo os critérios de competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Os textos escolhidos para a proposta de intervenção pedagógica são de origem africana, colhidos e recontados pelo escritor, professor e contador de histórias Rogério Andrade Barbosa. Essas narrativas privilegiam a cultura e a diversidade do continente, por abordarem produções que instigam o imaginário, o maravilhoso, o raciocínio, o respeito aos mais velhos e aos saberes locais. Parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - campus Cornélio Procópio), esta pesquisa é direcionada ao 4º ano do Ensino Fundamental I. Com base nas teorias e práticas abordadas, espera-se que os educandos, que futuramente fizerem uso dessa proposta de ensino, desenvolvam práticas orais de contação de histórias e exercitem de maneira significativa a escrita. Espera-se, também, que desenvolvam o interesse e o prazer pela leitura de textos literários, aprendendo, por meio dos contos, a valorizar e a respeitar a cultura africana, possibilitando seu devido reconhecimento como elemento formador da cultura brasileira.
- ItemLiteratura e oralidade nas séries iniciais : Aplicação do método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Neves, Vanessa Ferreira; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroÉ imprescindível trabalhar com a literatura infantil na escola, já que tal espaço é o lugar propício para aproximar as crianças das mais diversas narrativas e tipos de textos. No campo literário, os textos devem ser tratados como instrumento para propiciar momentos de reflexão, de diálogo, de descontração e estímulo à imaginação. O propósito desse trabalho é apresentar uma sugestão de intervenção pedagógica baseada em uma pesquisa-ação do PROFLETRAS, que se concentra na literatura infantil em séries iniciais durante o processo de alfabetização, um momento em que a linguagem oral é dominante. O trabalho aborda os princípios teóricos dos campos de estudo sobre ensino de literatura e literatura infantil, juntamente com a metodologia subjacente às ações pretendidas. Como base teórica, adotamos a noção de "ouvido pensante" (Amarilha, 2013) para criar uma experiência literária que reconheça a oralidade como forma preponderante e inerente para a apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (Aguiar; Bordini, 1988), que inclui atividades de oralidade para promover uma relação positiva e subjetiva com os textos literários.
- ItemLiteratura infantil e alfabetização: mediação de leitura da obra Meu bicho de estimação, de Yolanda Reyes(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Gonçalves, Pedro Geraldo; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119Este estudo trata da contribuição do uso de mediação de leitura literária como procedimento pedagógico no auxílio à alfabetização e à formação do leitor, tendo como foco a abordagem da literatura infantil no primeiro ciclo do ensino fundamental. Investiga-se de que forma o texto literário é explorado nessa etapa e quais as suas contribuições para a formação da criança leitora, a partir de práticas de mediação implementadas pelo professor alfabetizador. Para tanto, metodologicamente, adota-se a pesquisa qualitativa, com enfoque etnográfico, pesquisa-ação, bem como a bibliográfica, com análise de conteúdo. A prática investigativa se deu no contexto educacional de um primeiro ano de escola pública da cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, com a regência do professor pesquisador, com proposições de prática de leitura por meio de estratégias de leitura da obra Meu bicho de estimação, de Yolanda Reyes, e análise dos resultados obtidos. A proposta se pautou em estudos relacionados à área da produção literária infantil, de letramento, alfabetização, mediação e estratégias de leitura, tais como Cosson (2007, 2014), Cagliari (1992), Mortatti (2004), Lemle (1988), Soares (2001, 2004), Cademartori (2006), Solé (1998), Saraiva (2001), Girotto e Souza (2010, 2014), dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias de leitura são funcionais para o envolvimento do leitor com o texto literário e que, consequentemente, colaboram para a compreensão leitora, pois ficou evidente que a leitura de forma dialógica é mais eficaz para o propósito de formação do leitor. A metodologia proposta pode contribuir para a difusão de práticas que auxiliem no processo de alfabetização na referida faixa escolar.
- ItemMediação de leitura de iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: Experiência com círculo de leitura em turma de oitavo do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Biella, João Carlos; Brandileone, Ana Paula Franco NobileA pesquisa, desenvolvida na Linha de Atuação em Estudos literários, no âmbito do ProfLetras/UENP, de 2021 a 2022, apresenta uma proposta de investigação em torno da educação literária, tendo como princípio instrumentalizar a formação do leitor literário no espaço escolar. Considera-se que a reflexão sobre a presença da literatura na escola e sobre práticas que possam promover a formação do leitor, sobretudo no Ensino Fundamental, é imprescindível ao docente, ciente do seu compromisso com a educação e do potencial humanizador do texto literário. De base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, a pesquisa se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, da cidade Rancho Alegre, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais. Estudos voltados à temática sobre a formação do leitor, literatura e ensino, formação docente, bem como sobre documentos oficiais da área, que direcionam (ou não) a prática docente, amparam a pesquisa. Como metodologia de ensino para a proposição do produto educacional voltado à prática de leitura literária em sala de aula, adota-se o Círculo de Leitura proposto por Cosson (2020, 2021a). Como resultado da escolha metodológica elaborou-se e implementou-se prática de leitura com a obra Iluminuras - Uma Incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios. A experiência com o Círculo de Leitura em turma do oitavo do Ensino Fundamental - anos finais revelou-se válida para ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir para o desenvolvimento do letramento literário, por oferecer aos leitores em formação a percepção da indissociabilidade entre forma e o conteúdo (JOUVE, 2012, CANDIDO, 1972, 1995) inerente a uma obra literária. Também por ampliar os seus horizontes de expectativas (JAUSS, 1994) e a possibilidade de tornarem-se mais cientes da complexidade da vida e sensíveis ao próximo (CANDIDO, 1995).
- ItemO círculo de leitura no ensino fundamental, séries finais: prática com Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Juliana Garcia Martins de; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mota, Rildo José CossonEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Profletras/ UENP, na Linha de Atuação em “Estudos Literários”, de 2022 a 2024, com a proposta de investigação voltada ao desenvolvimento da educação literária, apontando como primordial a instrumentalização metodológica do professor para a formação do leitor literário no contexto escolar. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, e se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental - anos finais. Como objetivo geral, buscou-se responder à questão investigativa: para a mediação da leitura literária no contexto escolar, a metodologia de ensino do Círculo de Leitura (Cosson, 2014, 2021) tem a potencialidade de promover a escolarização do texto literário? Para tanto, o estudo discorre e reflete sobre o lugar da literatura no espaço escolar na contemporaneidade e ressalta o papel humanizador do texto literário como um direito alienável ao ser humano, a partir da indissociabilidade entre forma e conteúdo na construção de um texto de qualidade estética, conforme pressupostos defendidos por Candido (2004; 2011) e Jouve (2012). Pauta-se nas estratégias metodológicas do Círculo de Leitura (2014; 2021), propostas por Cosson, como essenciais para o desenvolvimento da educação literária e efetivação do letramento literário. Apresenta abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), à luz de uma análise sobre o apagamento da literatura no chão da escola, como reflexo também desse documento prescritivo. Retrata, ainda, considerando-se que a obra corpus faz releitura de textos machadianos, o valor do cânone na contemporaneidade, com os pressupostos de Calvino (2007) e Fritzen (2007), como defesa da necessidade de se preservar a memória dos clássicos no contexto escolar, por meio da leitura na íntegra dessas obras. Como resultado, elaborou-se um caderno de atividades, a partir da obra corpus Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes, considerada uma biografia romanceada sobre a vida e obra do escritor carioca, e que compõe a coleção “Meu amigo escritor” e o acervo do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) Literário, Ensino Fundamental, anos finais. O romance apresenta qualidade estética e por meio da intertextualidade promove a iniciação do aluno de Ensino Fundamental, anos finais, ao estilo machadiano de escrever, tendo contato com a sutileza da linguagem irônica, a densidade psicológica das personagens e o diálogo entre narrador e personagem.
- ItemO clássico em sala de aula: uma proposta de leitura literária na EJA com Lygia Fagundes Telles(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Fernandes, Simone de Almeida; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mello, Claudio; Oliveira, Vanderléia da SilvaEsta pesquisa se voltou à reflexão sobre a importância da leitura dos clássicos na escola, sobretudo no contexto atual do ensino da literatura, que põe à margem o conhecimento dos clássicos e do cânone consagrado. Desse modo, teve-se como objetivo geral contribuir para a valorização da leitura de obras literárias clássicas no contexto escolar, a partir da leitura de contos de Lygia Fagundes Telles e, assim, oferecer aos estudantes o contato com patrimônio estético-literário que lhes competem interpretar para compreenderem a si e ao outro no quadro cultural a que pertencem. Diante desse desafio, propôs-se a elaboração de uma proposta de intervenção didática para os potenciais alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no município de Almirante Tamandaré, estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. A pesquisa visou, entre os seus principais objetivos específicos, a refletir sobre as relações existentes entre a Literatura, leitura e o sujeito leitor presentes no contexto escolar contemporâneo; promover a aproximação entre as práticas educacionais e as práticas sociais do educando; refletir sobre a prática docente e sua formação em relação ao ensino de Literatura. Para tanto, adotou-se metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica, com análise de conteúdo, e abordagem qualitativa, uma vez que interpreta, discute e atribui significados aos assuntos abordados. Espera-se que este trabalho possa contribuir para formação de sujeitos reflexivos e críticos, bem como promover a leitura literária dos clássicos em sala de aula e a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- ItemO documentário expositivo como instrumento de letramentos multissemóticos no ensino remoto emergencial(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Lazari, Poliana dos Santos Silva de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Kersch, Dorotea Frank; Storto, Letícia JovelinaA pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação, a partir de uma problematização observada no contexto educacional em nossa experiência docente, em que constatamos a dificuldade de os alunos em ler e produzir textos multissemióticos. A partir da mudança no cenário educacional, de presencial para remoto emergencial, provocado pela pandemia da COVID-19, a problematização também passou a incluir a adaptação do ensino para esse novo sistema. Embasada nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a pesquisa busca, primeiramente, elaborar e desenvolver, de forma remota, um projeto de ensino fundamentado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG), tendo como objeto unificador o hipergênero ―documentário expositivo‖. O contexto da pesquisa interventiva é uma turma de 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros, da qual somos professora regente. A justificativa do projeto pauta-se na necessidade de um trabalho docente mais efetivo no que se refere ao ensino da produção de textos multissemióticos na escola, tendo como eixo central a concepção de língua como meio de forma de interação. Pauta-se, também, na noção de ensino remoto emergencial, uma vez que a SDG passou por um processo de adaptação a partir da utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pela instituição escolar do contexto de intervenção, como o ambiente Classroom e outros ferramentas Google (Forms, Docs e Meet). A pesquisa, decorrente do projeto de ensino, tem por objetivo geral validar a adaptação da SDG do documentário expositivo para a modalidade remota. Na primeira etapa, por meio de uma pesquisa exploratória, o gênero "documentário expositivo" é alvo de estudo e descrição, tanto pelo viés bibliográfico como analítico, com o intuito de realizar a modelização didática do gênero e trazer à tona suas dimensões ensináveis para o contexto de intervenção. Após o planejamento das ações didáticas fundamentadas na metodologia de ensino das SDG, a adaptação e a intervenção ocorrem de forma concomitante. A planificação e adaptação das atividades para o ensino remoto emergencial, bem como os gestos docentes mobilizados no processo são os pontos focais da validação da adaptação da SDG do documentário para o ensino remoto. Tais dados são destinados à análise e reflexão para, ao final, ser elaborado um caderno interativo com a SDG validada pela pesquisa. Os resultados apontam que transpor um objeto de ensino do meio midiático e torná-lo um objeto ensinado e aprendido na escola exige conhecimentos que nem sempre foram adquiridos na formação universitária ou continuada, por isso a importância de atualização constante nos cursos de formação docente. Evidenciam, também, que as transformações na prática docente, de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz, podem vir por meio da compreensão dos gestos didáticos, propiciando um processo reflexivo que permite 9 autoconhecimento sobre a prática de ensino e impulsionando mudanças. Com a instauração do ensino remoto emergencial, destaca-se, também, a urgência de atualização nas metodologias empregadas na escola, com a utilização de metodologias ativas e recursos tecnológico-digitais, que visem o protagonismo e autonomia do aluno, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
- ItemO gênero anúncio de campanha comunitária como instrumento para os multiletramentos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino , Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Gonçalves, Adair VieiraA presente pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Partindo de uma abordagem qualitativa e ancorada na pesquisa-ação, este trabalho tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação à produção do anúncio de campanha comunitária, como estratégia de validação da SDG elaborada pela pesquisa. O trabalho surge da necessidade de desenvolver, no contexto escolar, um projeto de produção textual centrado no anúncio de campanha comunitária, em que os alunos, ao se apropriarem dos esquemas de utilização do gênero, possam ampliar seus letramentos, para intervir no espaço social onde vivem. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 8º ano, de uma escola municipal de Bom Jesus-PI, na qual atuamos como professora regente. A justificativa pauta-se na necessidade de realizar um trabalho docente que esteja centrado na produção de textos, numa perspectiva sociointeracionista da língua. Na primeira etapa desta pesquisa, utilizamos instrumentos para conhecermos as regularidades do gênero anúncio de campanha comunitária. Na segunda, modelizamos teórica e didaticamente o gênero, apresentando as suas dimensões ensináveis. Na terceira etapa, elaboramos uma SDG organizada em 12 módulos, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas no contexto da pesquisa: uma escola da rede pública de ensino. Na quarta, realizamos uma intervenção didática baseada na articulação teoria-prática. Na quinta e última etapa, buscamos analisar e refletir sobre os dados gerados no contexto de intervenção, em observância com os pressupostos teóricos do ISD. Os resultados encontrados mostram que o gênero anúncio de campanha comunitária funciona como um instrumento para os multiletramentos. Nessa perspectiva, ansiamos que o material funcione como importante ferramenta para o professor realizar um trabalho em Língua Portuguesa, de forma a preparar os alunos para interagirem nas diversas práticas sociais, fazendo o uso da escrita.