Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 12
- ItemArtigo de opinião: desenvolvendo a argumentação em sala de aula(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Nascimento, Maria do Socorro Silva; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Araújo, Roberta Negrão de; Nantes, Eliza Adriana SheuerA atividade de produção de textos argumentativos por alunos do Ensino Fundamental precisa ser mais incentivada pela escola, como uma forma de preparo para que os estudantes desenvolvam a capacidade crítica e sejam capazes de defender suas ideias em situações reais da vida cotidiana. Somando-se a esse pensamento, há necessidade de realização de atividades mais aprofundadas que promovam um conhecimento mais eficaz a respeito dos gêneros discursivos, sobre os quais os alunos são, normalmente, convidados a escrever seus textos na escola. Nesse sentido, a pesquisa proposta é uma tentativa de melhorar a argumentação e a produção textual usando o gênero artigo de opinião na prática pedagógica com alunos do nono ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa- interpretativa, de cunho interventivo, configurando-se uma pesquisa-ação, para a qual foi mobilizado o Plano de Trabalho Docente, proposta de transposição didática versada por Gasparin (2009), com respaldo na Pedagogia Histórico-Crítica. Visando alcançar os objetivos propostos (Construir um caderno pedagógico para ser implementado em turmas do nono ano do Ensino Fundamental, tendo o gênero artigo de opinião como instrumento mediador; implementar as atividades do caderno pedagógico, em sala de aula; e avaliar o avanço qualitativo na escrita dos estudantes, especialmente quanto à capacidade de argumentação.), foi produzido um caderno pedagógico com atividades a serem implementadas, de forma sequenciada, na sala de aula. Para definição da temática trabalhada na pesquisa, foi aplicado um diagnóstico inicial, em junho de 2021, nas turmas de oitavo ano (turmas do nono ano em 2022), na escola de implementação da pesquisa. A temática apontada pelos alunos foi educação ambiental. Na sequência, os alunos do nono ano, em 2022, foram submetidos a uma atividade diagnóstica de produção de artigo de opinião sobre a temática abordada no caderno pedagógico e, após a análise dos textos produzidos, iniciou-se a implementação do caderno pedagógico nas turmas dos alunos em questão. Para finalizar a pesquisa, com o término das atividades propostas no caderno pedagógico, foi realizada uma nova avaliação para comparação dos resultados com a atividade diagnóstica aplicada no início da pesquisa. O resultado final da produção textual apontou um salto qualitativo na habilidade de produção escrita dos alunos, especialmente na produção de argumentos.
- ItemMediação de leitura de iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: Experiência com círculo de leitura em turma de oitavo do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Biella, João Carlos; Brandileone, Ana Paula Franco NobileA pesquisa, desenvolvida na Linha de Atuação em Estudos literários, no âmbito do ProfLetras/UENP, de 2021 a 2022, apresenta uma proposta de investigação em torno da educação literária, tendo como princípio instrumentalizar a formação do leitor literário no espaço escolar. Considera-se que a reflexão sobre a presença da literatura na escola e sobre práticas que possam promover a formação do leitor, sobretudo no Ensino Fundamental, é imprescindível ao docente, ciente do seu compromisso com a educação e do potencial humanizador do texto literário. De base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, a pesquisa se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, da cidade Rancho Alegre, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais. Estudos voltados à temática sobre a formação do leitor, literatura e ensino, formação docente, bem como sobre documentos oficiais da área, que direcionam (ou não) a prática docente, amparam a pesquisa. Como metodologia de ensino para a proposição do produto educacional voltado à prática de leitura literária em sala de aula, adota-se o Círculo de Leitura proposto por Cosson (2020, 2021a). Como resultado da escolha metodológica elaborou-se e implementou-se prática de leitura com a obra Iluminuras - Uma Incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios. A experiência com o Círculo de Leitura em turma do oitavo do Ensino Fundamental - anos finais revelou-se válida para ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir para o desenvolvimento do letramento literário, por oferecer aos leitores em formação a percepção da indissociabilidade entre forma e o conteúdo (JOUVE, 2012, CANDIDO, 1972, 1995) inerente a uma obra literária. Também por ampliar os seus horizontes de expectativas (JAUSS, 1994) e a possibilidade de tornarem-se mais cientes da complexidade da vida e sensíveis ao próximo (CANDIDO, 1995).
- ItemRelatos de alunos da educação básica sobre a pandemia do COVID-19: uma sequência didática de gêneros para o desenvolvimento da produção textual.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Pinto, Margarida Paulino de Cerqueira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Ohuschi, Márcia Cristina Greco; Storto, Letícia JovelinaO objetivo propositivo deste trabalho é elaborar uma sequência didática de gêneros (SDG) destinada ao desenvolvimento da produção textual de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como eixo organizador o gênero textual relato pessoal. A referida SDG configura-se como Produto Educacional, exigência do PROFLETRAS. Em entrelaçamento, o objetivo de pesquisa é investigar o desenvolvimento de capacidades de linguagem de alunos, participantes do processo de implementação da SDG, para a produção textual do relato pessoal. A fim de alcance do objetivo geral, alguns específicos: a) modelizar o gênero textual relato pessoal; b) identificar quais capacidades de linguagem para a produção do relato pessoal os alunos demonstram ter antes da implementação e c) identificar quais capacidades de linguagem para a produção do relato pessoal os alunos demonstram ter após a implementação. De natureza qualitativa e interventiva, a investigação configura-se como pesquisa-ação, e adota a temática, eixo condutor do trabalho: o relato de crianças, alunos do 6º ano do EF, sobre fatos/acontecimentos positivos vivenciados no contexto de pandemia de COVID-19, período em que as escolas foram fisicamente fechadas e eles tiveram que estudar em casa. Com vistas a atingir os escopos, propositivo e de pesquisa, o aporte teórico-metodológico centrou-se nos preceitos teórico-metodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Assim, foi modelizado o gênero relato pessoal, delimitadas as características regulares do gênero e, realizada a transposição didática, elaborada a SDG e feita a implementação em sala de aula. Os resultados demonstram ter havido desenvolvimento satisfatório das capacidades de linguagem dos discentes, principalmente no que se refere aos elementos que foram transformados em objetos de ensino na SDG para a produção escrita do relato pessoal. Ressalta-se, ainda, o aprimoramento e aprofundamento dos conhecimentos teórico-metodológicos obtidos pela professora-pesquisadora, por meio de uma pesquisa-ação que pôde aliar a teoria à prática e constatar como o entrelaçamento de ambas é primordial para a consolidação do trabalho pedagógico.
- ItemA narrativa do fantástico na formação na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Valente, Thiago Alves; Miranda, Kátia Rodrigues MelloBuscar meios para formar leitores fruidores, críticos e atuantes na sociedade em que vivem é um desafio constante dos professores de Língua Portuguesa. Muitos são os fatores que contribuem negativamente para que os alunos não alcancem a proficiência leitora esperada ao final do Ensino Fundamental II. Contudo, entendendo que a prática pedagógica é elemento crucial para o resultado de excelência na formação desses leitores, buscamos desenvolver esta proposta de intervenção a fim de mudar esta realidade de adolescentes desmotivados com a leitura. O presente trabalho visa aprimorar a formação de leitores literários por meio da concepção metodológica Círculos de Leitura proposta por Rildo Cosson (2021). O objetivo foi identificar de que forma essa prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a leitura, discussão e análise do texto literário, especialmente do fantástico, desenvolvem-se sob a mediação da professora a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. Utilizamos para os círculos de leitura os contos fantásticos, por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois trazem a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para tal, apoiamo-nos nos seguintes conceitos teóricos: Narrativa fantástica Todorov (1992) e David Roas (2014, 2016), Círculos de Leitura Rildo Cosson (2021), Formação do Leitor Colomer (2007), Compreensão de Leitura Subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013) e Rouxel (2013), concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Antonio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988). Nossa pesquisa também se respaldou em documentos oficiais, como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e nas Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia (2013). Tratou-se de uma pesquisa de caráter interventivo e pautada em alguns princípios da pesquisa-ação TRIPP (2005), de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Parte integrante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a pesquisa e o projeto foram implementados no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, no município de Feira de Santana- Bahia, com adolescentes do 9ºano do Ensino Fundamental II. Com base nas teorias escolhidas para fundamentar a pesquisa, observamos que os estudantes desenvolveram habilidades para pensar os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, desenvolvam atitudes de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva e desenvolvam o hábito da leitura significativa e prazerosa.
- ItemO gênero anúncio de campanha comunitária como instrumento para os multiletramentos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino , Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Gonçalves, Adair VieiraA presente pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Partindo de uma abordagem qualitativa e ancorada na pesquisa-ação, este trabalho tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação à produção do anúncio de campanha comunitária, como estratégia de validação da SDG elaborada pela pesquisa. O trabalho surge da necessidade de desenvolver, no contexto escolar, um projeto de produção textual centrado no anúncio de campanha comunitária, em que os alunos, ao se apropriarem dos esquemas de utilização do gênero, possam ampliar seus letramentos, para intervir no espaço social onde vivem. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 8º ano, de uma escola municipal de Bom Jesus-PI, na qual atuamos como professora regente. A justificativa pauta-se na necessidade de realizar um trabalho docente que esteja centrado na produção de textos, numa perspectiva sociointeracionista da língua. Na primeira etapa desta pesquisa, utilizamos instrumentos para conhecermos as regularidades do gênero anúncio de campanha comunitária. Na segunda, modelizamos teórica e didaticamente o gênero, apresentando as suas dimensões ensináveis. Na terceira etapa, elaboramos uma SDG organizada em 12 módulos, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas no contexto da pesquisa: uma escola da rede pública de ensino. Na quarta, realizamos uma intervenção didática baseada na articulação teoria-prática. Na quinta e última etapa, buscamos analisar e refletir sobre os dados gerados no contexto de intervenção, em observância com os pressupostos teóricos do ISD. Os resultados encontrados mostram que o gênero anúncio de campanha comunitária funciona como um instrumento para os multiletramentos. Nessa perspectiva, ansiamos que o material funcione como importante ferramenta para o professor realizar um trabalho em Língua Portuguesa, de forma a preparar os alunos para interagirem nas diversas práticas sociais, fazendo o uso da escrita.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »