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- ItemContos de fadas contemporâneos e letramento literário: um trabalho com contos de Marina Colasanti no 7º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Assis, Vanessa Socio de; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Miranda, Kátia Rodrigues de Mello; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente pesquisa ocupa-se do tema do letramento literário a partir de contos maravilhosos, entre os quais se destacam os seguintes contos de fadas contemporâneos de Marina Colasanti: “A moça tecelã” (2000); “A primeira só” (1979) e “Entre a espada e a rosa” (1992). O estudo em tela consiste na pesquisa bibliográfica sobre o letramento literário e a literatura fantástica, visando à construção e aplicação de um projeto que tem como base metodológica a sequência básica de Rildo Cosson (2014), e que, baseado nas etapas propostas na referida metodologia, abrange a leitura e a interpretação dos contos citados e de outros textos a eles relacionados, no que se refere à estrutura da narrativa e à temática abordada. Partindo do questionamento sobre os motivos que podem levar os alunos a não apreciarem e não lerem textos literários, o Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993) e o Letramento Literário de Rildo Cosson (2014) embasam este trabalho. Norteiam, ainda, esta pesquisa, a abordagem qualitativa (GIL, 1999) e a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Espera-se que a análise teórico-formal das obras literárias do gênero maravilhoso e a implementação do material didático, com foco no letramento literário, para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, tenham contribuído para que os alunos recebam o texto literário de modo atrativo e próximo à sua realidade, por meio do conhecimento da estrutura constitutiva dos gêneros trabalhados e, especialmente, do conteúdo das obras abordadas, conduzindo-os à apreensão de valores e à identificação com os textos e suas personagens, o que deve revelar e reafirmar o caráter humanizador da literatura.
- ItemLiteratura infantil e alfabetização: mediação de leitura da obra Meu bicho de estimação, de Yolanda Reyes(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Gonçalves, Pedro Geraldo; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119Este estudo trata da contribuição do uso de mediação de leitura literária como procedimento pedagógico no auxílio à alfabetização e à formação do leitor, tendo como foco a abordagem da literatura infantil no primeiro ciclo do ensino fundamental. Investiga-se de que forma o texto literário é explorado nessa etapa e quais as suas contribuições para a formação da criança leitora, a partir de práticas de mediação implementadas pelo professor alfabetizador. Para tanto, metodologicamente, adota-se a pesquisa qualitativa, com enfoque etnográfico, pesquisa-ação, bem como a bibliográfica, com análise de conteúdo. A prática investigativa se deu no contexto educacional de um primeiro ano de escola pública da cidade de Ourinhos, Estado de São Paulo, com a regência do professor pesquisador, com proposições de prática de leitura por meio de estratégias de leitura da obra Meu bicho de estimação, de Yolanda Reyes, e análise dos resultados obtidos. A proposta se pautou em estudos relacionados à área da produção literária infantil, de letramento, alfabetização, mediação e estratégias de leitura, tais como Cosson (2007, 2014), Cagliari (1992), Mortatti (2004), Lemle (1988), Soares (2001, 2004), Cademartori (2006), Solé (1998), Saraiva (2001), Girotto e Souza (2010, 2014), dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram que as estratégias de leitura são funcionais para o envolvimento do leitor com o texto literário e que, consequentemente, colaboram para a compreensão leitora, pois ficou evidente que a leitura de forma dialógica é mais eficaz para o propósito de formação do leitor. A metodologia proposta pode contribuir para a difusão de práticas que auxiliem no processo de alfabetização na referida faixa escolar.
- ItemPor uma educação literária: a Síndrome de Down em Olhos azuis coração vermelho, de Jane Tutikian (2005)(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Ribeiro, Luciana da Costa; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Segabinazi, Daniela Maria; Oliveira, Vanderléia da SilvaConsiderando que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2010), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) orientam para uma ação educativa e uma prática pedagógica voltada para temas que remetem à aceitação do diferente, ao respeito mútuo e ao reconhecimento da alteridade, torna-se imprescindível a re(educação) das relações humanas voltadas para a diversidade. Assim, esta pesquisa tomou como objeto de estudo a educação literária, utilizando-se como base de estudo o romance Olhos azuis coração vermelho, da autora gaúcha Jane Tutikian (2005), tendo adotado proposta de intervenção didática para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, dando foco à problemática ligada à Síndrome de Down. Para tanto, adotou-se como metodologia de ensino a sequência expandida de leitura (COSSON, 2007), como processo para a educação literária via leitura na escola. Quanto à metodologia de pesquisa, foi adotada a pesquisa qualitativa, pesquisa-ação, bem como bibliográfica, com análise de conteúdo. Ainda que em meio a pandemia, cujas atividades foram desenvolvidas de forma remota, a implementação atingiu seus objetivos. Como resultado, reafirma-se o papel da literatura em sala de aula, especialmente com a leitura de obras voltadas para a discussão da diversidade, e da didatização da sequência expandida, como estratégia de letramento literário. Foi perceptível a ampliação da criticidade e interesse dos alunos pelo universo literário durante o desenvolvimento da intervenção. A pesquisa, portanto, confirma o potencial humanizador da literatura para a formação crítica e cidadã, oportunizada pelo trabalho com obras que buscam promover a integração de todos, favorecendo a não discriminação e o respeito mútuo.
- ItemO gênero notícia: ressignificação do material de apoio ao Currículo do estado de São Paulo a partir da metodologia das sequências didáticas de gêneros(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Lima, Leda Maria Camargo da Costa; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Storto, Letícia Jovelina; Silva, Kleber Aparecido daEste trabalho é motivado por necessidades averiguadas pela nossa prática docente e também por indicadores internos e externos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. A pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, centra-se em uma proposta de intervenção orientada pela adaptação do Material de Apoio ao Currículo do estado de São Paulo (MAC-SP), no que se refere à didatização do gênero “notícia”, objeto de ensino do 7º ano, a partir dos preceitos sociointeracionistas da metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). A finalidade dessa proposta é transformar a notícia em uma ferramenta de interação dentro do contexto escolar, tomando como ponto de referência os fatos da comunidade escolar e tornando, dessa forma, o ensino desse gênero menos artificial. Como objetivo central de pesquisa, nos propomos a avaliar e validar a adaptação do MAC-SP, Língua Portuguesa, 7º ano do Ensino Fundamental, volume 2, fundamentada na metodologia das SDG. Como objetivos específicos temos: a) descrever as características contextuais, discursivas, linguísticas do gênero “notícia” e selecionar as suas dimensões ensináveis para o contexto de intervenção; b) analisar como o objeto de ensino “notícia” é didatizado no MAC-SP; c) diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos em relação a esse gênero; d) elaborar e desenvolver um projeto de ensino pautado nas sequências didáticas de gêneros, que aprimore o processo de didatização do gênero no MAC-SP; e) analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação ao gênero “notícia”, após a implementação do projeto de ensino; f) comparar o projeto de ensino desenvolvido com a didatização feita pelo MAC-SP, a fim de validar a adaptação feita e depreender discussões que possam ajudar no possível aprimoramento do material. A base teórica que norteia a pesquisa são os trabalhos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), sobretudo, sua vertente direcionada à Didática das Línguas (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). A leitura de alguns autores ajudou na composição do referencial teórico, dentre eles: Antunes (2010); Bakthin (2003); Barros e Rios-Registro (2014); Bronckart (2006); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Faria e Zanchetta Junior (2007); Geraldi (2006); Nascimento e Rojo (2016) e Possenti (2012). Metodologicamente a pesquisa fundamenta-se na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Ao final da pesquisa, observamos que, a adaptação do material, por meio da SDG, contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, uma vez que eles se apropriaram de práticas de linguagem pertinentes à escrita do gênero “notícia”.
- ItemUma proposta teórico-metodológica de leitura para o Ensino Fundamental II mediada pelo gênero discursivo conto(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Alves, Adriana Teixeira; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Baronas, Joyce Elaine de Almeida; Striquer, Marilúcia Santos DomingosA leitura é um fator primordial para a formação de pessoas reflexivas e críticas na sociedade contemporânea. O hábito de leitura, em decorrência, deve ser estimulado, no jovem educando, desde cedo, para que ele possa conceber uma significação do mundo que o cerca. Nessa perspectiva, o papel da escola, na educação básica, é estimular a leitura, propiciando a formação e desenvolvimento do leitor ativo e crítico. Para isso, faz-se necessário buscar maneiras de tornar o hábito de leitura uma ação agradável dentro e fora do âmbito escolar. Considerando a dificuldade dos alunos, para compreender e interpretar textos, nesta pesquisa buscou-se apresentar uma possibilidade de aprendizagem de leitura que propicie o desenvolvimento de leitores ativos e críticos, capazes de emitir uma contra palavra aos enunciados com os quais interagem em suas práticas discursivas. Sendo assim, à luz da Linguística Aplicada, a metodologia consistiu em uma pesquisa-ação, de cunho qualitativointerpretativo, cujo objetivo geral foi averiguar se uma proposta de leitura mediada pelo gênero discursivo conto poderia contribuir para a melhoria das práticas de leitura dos educandos de uma turma de nono (9º) ano do Ensino Fundamental II em uma escola na periferia de Fortaleza-CE. As atividades propostas têm como foco o conto Tentação da escritora Clarice Lispector, bem como em algumas atividades elaboradas visando aos descritores D3, D5 e D11 do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). Por se tratar de pesquisa que considera as perspectivas de leitura o caráter dialógico dos enunciados, o trabalho fundamenta-se, sobretudo, na teoria do Círculo de Bakhtin, notadamente, no que diz respeito à manifestação de compreensão responsiva (BAKHTIN, 2018), um dos princípios fundantes da teoria dialógica e interativa da linguagem. Nessa direção, considera, ainda, as proposições teórico-metodológicas discutidos por Paulo Freire (2005;2006;2009), Dell’Isola (1996), Solé (1998), Colomer & Camps (2002), ampliadas por Menegassi (1995; 2010). Tratando-se de pesquisa-ação, desenvolvida com jovens de comunidades carentes, optou-se pela didatização por meio do Plano de Trabalho Docente, versão didática da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2011b), subsidiada pelo materialismo históricodialético e teoria histórico-cultural de Vygotsky. Adotou-se a elaboração de diário reflexivo como instrumento de coleta e análise dos dados. Como final, almejou-se o desenvolvimento de leitores ativos e críticos capazes de compreenderem os enunciados, no processo de leitura, manifestando compreensão responsiva ativa, atendendo, assim, à demanda dos descritores D3, D5 e D11 do SPAECE. Após a implementação da proposta didática elaborada, via Plano de Trabalho Docente (PTD), com foco na mediação do gênero conto, foi possível constatar, por meio da análise dos dados, que o gênero discursivo conto aliado às etapas do PTD proporcionaram responsividade dos educandos nas práticas leitoras e mais conhecimento do gênero. Assim, o PTD como instrumento orientador do ensino-aprendizagem da prática pedagógica de leitura, permitiu encaminhar os educandos por uma via que lhes possibilitou melhores condições de compreender o contexto sociocultural da realidade na qual habitam, convivem e tornam-se cidadãos críticos.
- ItemO gênero textual carta de reclamação: potencialidades para o desenvolvimento das capacidades argumentativas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Malaghini, Miriam de Oliveira Helbel; Rios-Registro, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios-Registro, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Silva, Alessandra Augusta Pereira daO presente estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção do gênero textual carta de reclamação, dos alunos do 7º ano A, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Cecília Meireles, situado no município de Bandeirantes, Paraná, a fim de aprimorar o processo de argumentação na modalidade escrita em Língua Portuguesa – LP. Para tanto, temos, como objetivos específicos: 1) identificar as características específicas do gênero textual carta de reclamação; 2) diagnosticar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero carta de reclamação, sobretudo os relacionados aos processos argumentativos; e 3) avaliar o potencial de desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos ao longo da sequência didática (SD). A pesquisa é de cunho interpretativista e interventiva, priorizando a abordagem qualitativa sobre a quantitativa, de acordo com as premissas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). As bases teórico-metodológicas estão ancoradas no Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2009) e na defesa do gênero textual como objeto de ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), por defenderem que a função primordial da escola é a de proporcionar situações de interação diversas em que o aluno possa desenvolver suas capacidades de linguagem, para que possa interagir socialmente por meio da produção e interpretação dos mais diversos gêneros textuais. Este estudo está alicerçado, também, nas propostas da argumentação (KOCH; ELIAS, 2017) e no modelo didático da Carta de Reclamação (BARROS, 2012). Com este trabalho, percebemos uma melhora no desempenho das capacidades de linguagem dos alunos, principalmente no que se refere à capacidade argumentativa, contribuindo para o posicionamento crítico e reflexivo dos alunos quanto ao seu papel na sociedade. Ainda, observamos uma melhoria da prática de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa (LP), em respeito ao que prega o PROFLETRAS, na inovação do ensino de LP no Brasil e na disponibilização de um material que aprimore as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, especialmente no que tange à argumentação, cobrindo lacunas deixadas por proposições apresentadas pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998), e DCE (PARANÁ, 2008) de Língua Portuguesa.
- ItemPublicidade patrocinada do Facebook: uma proposta pedagógica construída a partir da metodologia da sequência didática de gêneros para a prática discursiva da leitura(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Fernanda de Oliveira; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente dissertação objetiva compreender como a metodologia de sequências didáticas de gêneros pode contribuir para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos do 8º ano do ensino fundamental, no que concerne à leitura e compreensão de textos. Para tanto, elegemos o gênero textual publicidade patrocinada do Facebook, o qual é o eixo organizador da elaboração e implementação de uma proposta de intervenção pedagógica. O aporte teórico-metodológico centrase nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo, de forma mais específica, nos preceitos da vertente didática dessa corrente do humano. A pesquisa configura-se por uma abordagem qualitativa e interventiva sob o tipo de pesquisa-ação. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração do modelo teórico/didático de gênero e da produção e implementação de uma sequência didática para o aprimoramento das capacidades de linguagem voltadas à leitura do gênero escolhido como objeto de ensino. Ao final do processo de pesquisa, compreendemos que a metodologia adotada pôde aprimorar a leitura e compreensão da publicidade patrocinada do Facebook, nas aulas de língua portuguesa, fazendo com que os estudantes pudessem compreendê-la enquanto instrumento para a prática social publicitária da persuasão.
- ItemO literário paraense e estereótipos culturais: proposta de formação com o método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Sousa, Valmir do Nascimento; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Carvalho, Diógenes Buenos Aires de; Bellini, Nerynei Meira CarneiroPesquisas têm apontado para um crescente avanço dos estudos acadêmicos no campo da literatura, pondo em destaque o papel da literatura infantojuvenil como fonte de formação leitora do aluno. É importante destacar que essas pesquisas têm contribuído significativamente para a prática docente de professores de Língua Portuguesa, sugerindo leituras e atividades que buscam aproximar os alunos do universo da leitura, na perspectiva de formação de leitor literário. Dessa forma, com o intuito de contribuir para os estudos e produções já realizados nessa área, este projeto de pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, apresenta uma alternativa para o trabalho com o texto literário em sala de aula, focado em uma demanda subjetiva desses alunos, qual seja, a percepção da literatura como um “estar no mundo”, como forma de ruptura de estereótipos sobre si mesmos e, ao mesmo tempo, de despertar a consciência da turma para seu entorno cultural. Nesse sentido, este trabalho tem como proposição formar leitores assíduos e permanentes a partir da proposta metodológica de oficinas de leitura (PNBE, 2014) e do Método Criativo (BORDINI; AGUIAR, 1988), tendo como texto base a obra Antes que o mundo acabe (CUNHA, 2018), numa relação dialógica entre aspectos da cultura amazônica como música, dança, pintura, lendas, culinária, festivais folclóricos e contação de história. A proposta tem como público-alvo alunos do 8º ano da EMEF Professora Raimunda Cabral da Silva, uma vez que o trabalho com o texto literário, ao longo da educação básica, tem se tornado cada vez mais escasso e menos atrativo para o aluno. Para tanto, a pesquisa tomou como base os estudos de Bordini; Aguiar (1988), Ceccantinni (2010), Cosson (2018), Lajolo; Zilbermam (2011), Martha (2008), Ferreira; Valente (2013), entre outros.
- ItemEducação literária em cena: prática de leitura da obra O Rapaz do Metrô - Poemas Para Jovens em Oito Chacinas ou Capítulos, de Sérgio Capparelli(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pereira, Patrícia Romanisio; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Lima, Sheila Oliveira de; Brandileone, Ana Paula Franco NobileConsiderando-se os desafios contemporâneos para a formação de leitores no espaço escolar, em especial no que se refere ao trabalho com educação literária, a pesquisa aborda alguns dos principais temas desafiadores presentes nas narrativas juvenis, tais como relações familiares, violência e morte, a partir da prática de leitura de poesia narrativa em sala de aula. Para tanto, metodologicamente, adota-se a pesquisa qualitativa, com base bibliográfica, de análise de conteúdo. A investigação se dá com a análise do contexto educacional de uma nova série de uma escola pública da cidade de São Sebastião da Amoreira, Estado do Paraná, para proposição de material didático de sequência expandida (GOSSON, 2006) de leitura literária da obra O rapaz do metrô: poemas para jovens em oito chacinas ou capítulos (2014), de Sergio Capparelli, tendo em vista potencial aplicação no referido nível de ensino. A pesquisa se pauta em estudos relacionados à área da produção literária juvenil brasileira, à mediação de leitura e aos estudos sobre letramento literário, adotando-se a metodologia de ensino de leitura literária a partir da sequência expandida. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência expandida de leitura e está estruturada no Apêndice A.
- ItemO gênero verbete enciclopédico como objeto de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pinto, Mariene Cristina Milanesi; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Manzoni, Rosa Maria; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraO objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, de cunho interventivo, é validar a elaboração de uma SDG, elaborada pela pesquisa, voltada para o ensino do gênero verbete enciclopédico, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse material didático é ancorado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011; DE PIETRO, 2014; BARROS 2020; CORDEIRO, 2016) criada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCART, 2003), fundamentação teórica que direciona este trabalho. A pesquisa também busca aportes teóricos em estudiosos que direcionam o ensino da língua por uma visão interacionista, como Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008, 2010), e em trabalhos que concebem o ensino e aprendizagem da produção textual como processo/trabalho: Menegassi (2010), Mafra e Barros (2017) e Antunes (2010), entre outros. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) modelizar, teórico e didaticamente, o gênero verbete enciclopédico; b) elaborar o caderno pedagógico para o ensino do gênero; c) analisar o processo de transposição do gênero, de objeto social de referência a objeto a ensinar, concretizado na elaboração do caderno pedagógico; d) analisar o material didático produzido tendo como base os princípios teórico-metodológicos que regem a metodologia das sequências didáticas de gêneros; e) analisar o material com base nas capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades didáticas; f) elaborar uma versão final do caderno pedagógico (Caderno do Professor e Caderno do Aluno) já validado pela pesquisa. Ao final do processo de validação, concluímos que a sequência didática do gênero verbete enciclopédico elaborada pela pesquisa mostrase congruente com os propósitos estabelecidos pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. Dessa forma, a SDG do gênero verbete enciclopédico oportuniza a apropriação de práticas de linguagem relevantes ao estudo do gênero e viabiliza o seu desenvolvimento em sala de aula.
- ItemLiteratura e africanidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contos e recontos africanos para formação do leitor literário e prática educativa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Araújo, Andressa Barboza de; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Valente , Thiago Alves; Francisco, Eva CristinaEncontrar estratégias que despertem não só o encantamento pela leitura, mas que promovam o debate e o senso crítico entre as crianças é um constante desafio para os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pautado nesse contexto, tendo como norteadora a Sequência Básica de Letramento Literário proposta por Cosson (2014), tais como as propostas de leitura subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013), Langer (2005) e Rouxel (2013), este trabalho busca contribuir, mediante a leitura, análise e recontação de contos africanos, para a conscientização e o aprimoramento das relações étnico-raciais no entorno escolar. Ademais, pretende abranger os quatro eixos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita e análise linguística. Em consonância com as leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade do ensino da “História e cultura afro-brasileira e indígena” na Educação Básica, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo. O suporte do método baseia-se em uma investigação exploratória, quanto à revisão bibliográfica realizada, e, explicativa, uma vez que apresenta uma proposta de trabalho aplicável e coerente, seguindo os critérios de competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Os textos escolhidos para a proposta de intervenção pedagógica são de origem africana, colhidos e recontados pelo escritor, professor e contador de histórias Rogério Andrade Barbosa. Essas narrativas privilegiam a cultura e a diversidade do continente, por abordarem produções que instigam o imaginário, o maravilhoso, o raciocínio, o respeito aos mais velhos e aos saberes locais. Parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - campus Cornélio Procópio), esta pesquisa é direcionada ao 4º ano do Ensino Fundamental I. Com base nas teorias e práticas abordadas, espera-se que os educandos, que futuramente fizerem uso dessa proposta de ensino, desenvolvam práticas orais de contação de histórias e exercitem de maneira significativa a escrita. Espera-se, também, que desenvolvam o interesse e o prazer pela leitura de textos literários, aprendendo, por meio dos contos, a valorizar e a respeitar a cultura africana, possibilitando seu devido reconhecimento como elemento formador da cultura brasileira.
- ItemO documentário expositivo como instrumento de letramentos multissemóticos no ensino remoto emergencial(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Lazari, Poliana dos Santos Silva de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Kersch, Dorotea Frank; Storto, Letícia JovelinaA pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação, a partir de uma problematização observada no contexto educacional em nossa experiência docente, em que constatamos a dificuldade de os alunos em ler e produzir textos multissemióticos. A partir da mudança no cenário educacional, de presencial para remoto emergencial, provocado pela pandemia da COVID-19, a problematização também passou a incluir a adaptação do ensino para esse novo sistema. Embasada nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a pesquisa busca, primeiramente, elaborar e desenvolver, de forma remota, um projeto de ensino fundamentado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG), tendo como objeto unificador o hipergênero ―documentário expositivo‖. O contexto da pesquisa interventiva é uma turma de 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros, da qual somos professora regente. A justificativa do projeto pauta-se na necessidade de um trabalho docente mais efetivo no que se refere ao ensino da produção de textos multissemióticos na escola, tendo como eixo central a concepção de língua como meio de forma de interação. Pauta-se, também, na noção de ensino remoto emergencial, uma vez que a SDG passou por um processo de adaptação a partir da utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pela instituição escolar do contexto de intervenção, como o ambiente Classroom e outros ferramentas Google (Forms, Docs e Meet). A pesquisa, decorrente do projeto de ensino, tem por objetivo geral validar a adaptação da SDG do documentário expositivo para a modalidade remota. Na primeira etapa, por meio de uma pesquisa exploratória, o gênero "documentário expositivo" é alvo de estudo e descrição, tanto pelo viés bibliográfico como analítico, com o intuito de realizar a modelização didática do gênero e trazer à tona suas dimensões ensináveis para o contexto de intervenção. Após o planejamento das ações didáticas fundamentadas na metodologia de ensino das SDG, a adaptação e a intervenção ocorrem de forma concomitante. A planificação e adaptação das atividades para o ensino remoto emergencial, bem como os gestos docentes mobilizados no processo são os pontos focais da validação da adaptação da SDG do documentário para o ensino remoto. Tais dados são destinados à análise e reflexão para, ao final, ser elaborado um caderno interativo com a SDG validada pela pesquisa. Os resultados apontam que transpor um objeto de ensino do meio midiático e torná-lo um objeto ensinado e aprendido na escola exige conhecimentos que nem sempre foram adquiridos na formação universitária ou continuada, por isso a importância de atualização constante nos cursos de formação docente. Evidenciam, também, que as transformações na prática docente, de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz, podem vir por meio da compreensão dos gestos didáticos, propiciando um processo reflexivo que permite 9 autoconhecimento sobre a prática de ensino e impulsionando mudanças. Com a instauração do ensino remoto emergencial, destaca-se, também, a urgência de atualização nas metodologias empregadas na escola, com a utilização de metodologias ativas e recursos tecnológico-digitais, que visem o protagonismo e autonomia do aluno, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
- ItemSequência de leitura de gêneros: o conto de mistério como eixo condutor do ensino(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Sampaio, Irene; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana SheuerA pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Parte de uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação e ancorada na perspectiva da validação didática, a partir de uma problematização observada pela pesquisadora: a abordagem de ensino dos descritores da Prova Paraná (habilidade leitora) como uma preparação para a referida avaliação. O trabalho didático com a compreensão textual em sala de aula de Língua Portuguesa vem se restringindo à prática de exercícios a partir dos descritores propostos nas avaliações externas – Prova Brasil e Prova Paraná. Sendo assim, com base nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a pesquisa busca adaptar a sequência didática de gêneros (SDG) criada por pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), focada no ensino da produção textual, para o ensino da leitura, sistematizando, assim, o que denominamos sequência de leitura de gêneros (SLG). Como proposta interventiva, elaboramos uma SLG tendo como objeto unificador o gênero “conto de mistério” direcionado para um 6º ano do Ensino Fundamental (podendo ser adaptada para outros contextos), deslocando o foco da produção textual, propósito maior da SDG, para a compreensão textual. Os descritores da Prova Paraná, mesmo sendo o mote para a realização do projeto, não são eixos condutores da SLG, uma vez que o objetivo é desenvolver capacidades leitoras voltadas para o texto como unidade de interação e para o gênero como instrumento da comunicação e não para habilidades específicas. A finalidade é mostrar como eles podem ser mobilizados em um projeto de ensino da leitura, mesmo que não sejam o foco. Nesse sentido, a pesquisa objetiva, de forma geral, validar a SLG de conto de mistério produzida, tendo como objetivos específicos:a) compreender o funcionamento da Prova Paraná para o 6º ano; b) modelizar didaticamente o gênero “conto de mistério”; c) elaborar uma SLG de conto de mistério; d) analisar a SLG produzida, com base na adaptação da metodologia das SDG); e) analisar o processo de elaboração e sequenciação de perguntas de leitura da SLG; f) analisar a mobilização de descritores da Prova Paraná na SLG.Buscamos, assim, apresentar um material didático validado por três perspectivas teórico-metodológicas, a fim de que possa atingir os objetivos propostos. A análise nos possibilitou verificar a articulação entre o processo de didatização da leitura na SLG com os princípios metodológicos que embasaram a pesquisa e realizar alterações no material didático produzido, a fim de torná-lo mais adequado ao seu propósito. Os resultados evidenciam que a sistematização do ensino da leitura por meio de uma SLG decorre da escolha do gênero em questão e precisa estar sustentada em bases teórico-metodológicas para dar conta dos objetivos que se pretende atingir.
- ItemA violência contra a mulher em letra de música: uma proposta didática para o desenvolvimento da leitura de alunos da educação básica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Leite, Maria Augusta Cássia de Aguiar; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana Sheuer; Silva, Fernando Moreno daO objetivo deste trabalho é investigar as capacidades que os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental apresentam para leitura do gênero letra de música, principalmente as capacidades de ação. A intenção é compreender se os alunos apreendem, na prática da leitura, que a letra de música pode ser um instrumento de discussão, de denúncia e de combate a problemas sociais como: a violência contra a mulher. Atrelado a este objetivo, como obrigatoriedade do PROFLETRAS, apresenta-se uma proposta de intervenção didática direcionada à melhoria dos problemas vivenciados pelo professor/pesquisador nas salas de aula da educação básica, no caso, de forma mais específica, o baixo nível de compreensão leitora dos alunos. A referida proposta interventiva está configura em Caderno didático. Todo processo, de pesquisa e construção do Caderno, sustenta-se nos preceitos teóricometodológicos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo, com adaptações, uma vez que a proposta do grupo genebrino se centra no trabalho com a produção textual, em nosso caso, o foco é a prática discursiva da leitura. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e configura-se em uma pesquisa-ação. Para alcançar o objetivo de pesquisa, implementou-se uma atividade diagnóstica, para um conjunto de alunos, de forma não presencial, diante do contexto de pandemia em 2020, e os resultados demonstram que os participantes apresentam deficiências na compreensão leitora, sobretudo, na apreensão da temática em abordagem nas letras de músicas. Nesse sentido, reforça-se a importância da proposta de intervenção construída, tanto pela necessidade de aprimorar a leitura, como pela abordagem do tema violência, assunto que eclode do contexto social, clamando por uma intervenção. Ressalta-se, dentro da constituição de uma pesquisa-ação, que a professora/pesquisadora aprimorou sua formação docente, com destaque para as ações de transformação do planejado inicialmente no projeto de pesquisa para o que foi possível realizar dentro da situação do ano letivo de 2020.
- ItemGênero textual reportagem jornalística impressa: um caminho para o desenvolvimento da escrita(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Prado, Antonio Carlos Rodrigues do; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Nantes, Eliza Adriana SheuerNesta dissertação, temos como objetivo geral apresentar uma análise de um material didático a fim de verificar o trabalho com a produção do gênero reportagem jornalística. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e documental (FLICK, 2009; SEVERINO, 2007; GIL, 2002), de cunho teórico especulativo (VAN DER MAREN, 1996). O material analisado é utilizado em nossa prática docente com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal no interior paulista. A análise foi realizada tendo como aporte teórico Marcuschi (2008), Geraldi (2002) entre outros estudiosos que serviram como fontes de pesquisa bibliográfica. Na abordagem, investigamos as atividades de compreensão, interpretação e as propostas de produção escrita. O objetivo foi compreendê-las sob a perspectiva da produção textual de Geraldi (2002). Ademais, verificamos se as atividades de compreensão e interpretação contribuem efetivamente para o desenvolvimento da escrita dos alunos. Desse modo, nossa pesquisa fundamentou-se, sobretudo, na proposta metodológica interativa de produção escrita, de acordo com a proposta do autor. A teoria dos gêneros discursivos de Bakhtin (2014), o qual defende o processo dialógico da linguagem nas práticas sociais de interação entre as pessoas, também norteiam os estudos. Por meio da análise, percebemos que a Apostila (2013) apresentava lacunas nas propostas para a produção escrita do gênero textual reportagem. Assim, organizamos um material didático fundamentado na referida proposta e o nomeamos de Caderno Pedagógico: sugestões de oficinas para o desenvolvimento da escrita. A fim de cumprirmos com as orientações da Secretaria Municipal de Educação para o direcionamento do ensino de Língua Portuguesa nas escolas municipais, ancoramos algumas das atividades do Caderno Pedagógico nas habilidades da Base Nacional Curricular Comum BNCC (BRASIL, 2018). De tal forma, nossas reflexões foram pautadas nos documentos oficiais, inclusive nos PCN (BRASIL, 1998). Documentos estes, que orientam que o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa está centralizado nos estudos dos gêneros textuais. Nessa perspectiva, a organização do Caderno Pedagógico buscou alinhamento com os documentos orientadores e com os autores citados. A pesquisa foi realizada junto à Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).
- ItemEducação literária: o gênero dramático e as relações étnico-raciais em O Leão e a Joia, de Wole Soyinka(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Lizabeth Rogate da; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Fittipaldi, Martina; Carneiro, Nerynei MeiraDesde a promulgação da Lei nº 10.639/03, que prevê a abordagem de aspectos da história e da cultura afro-brasileira, os profissionais do ensino da Língua Portuguesa e de suas respectivas Literaturas na Educação Básica brasileira têm enfrentado um novo desafio. Nesse contexto, o presente trabalho, de caráter qualitativo e abordagem interpretativista e interventiva, apresenta metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com análise de conteúdo, que objetiva elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao norte do Estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. Para tanto, foi selecionado o gênero dramático e a obra O Leão e a Joia, de Wole Soyinka (2012), com o intuito de suscitar reflexões críticas que congreguem questões éticas e estéticas, bem como favorecer aos estudantes a oportunidade de experimentar, por meio da ficção, modos de compreensão das diferentes culturas e o alargamento de seu referencial estético, cultural e crítico. Assim, espera-se que a leitura da obra em questão possibilite ao jovem leitor em formação entrar em contato com um gênero pouco explorado em sala de aula e oportunize a promoção e a consolidação de uma educação inclusiva, que leve em conta princípios como a diversidade humana, a alteridade e a humanização. Tem-se, ainda, a expectativa, de promover a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar.
- ItemGênero entrevista no Ensino Fundamental: instrumento para práticas de linguagem no ensino da Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Marchini, Ana Adélia; Rios, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Canato, Ana Paula BeatoEsta dissertação é requisito obrigatório do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio. Ela apresenta o objetivo de depreender as potencialidades do gênero entrevista mediante produção e análise do produto educacional elaborado nesta pesquisa para o ensino da Língua Portuguesa. Para esse fim, foi elaborada uma sequência didática, com base no modelo didático do gênero em questão, para o desenvolvimento de atividades a partir da identificação dos elementos ensináveis da entrevista relacionados às capacidades de linguagem descritas pelo Interacionismo Sociodiscursivo e mobilizadas no material didático produzido. A pesquisa, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995) e dos tipos bibliográfica e documental (GIL, 2002), ancora-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), no Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações (PARANÁ, 2018), no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) (PARANÁ, 2019), nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2011; BRONCKART, 2003) e nos estudos sobre os gêneros (BAKHTIN, 2016; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; ROJO; BARBOSA, 2015; MARCURSCHI, 2005) e entrevista (MEDINA, 1986, ESSENFELDER, 2005; HOFFNAGEL, 2010; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). Como resultados deste projeto, trazemos dados sobre a eficácia da metodologia adotada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem relacionadas ao ensino do gênero entrevista e disponibilizamos o material didático produzido para que possa ser utilizado com alunos do Ensino Fundamental. Por fim, desejamos que os conhecimentos sistematizados neste estudo sejam úteis para outros professores e que possibilitem uma reflexão não somente sobre o ensino do gênero em questão, mas que ajudem a trazer novas possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino dos gêneros textuais em sala de aula.
- ItemGênero textual debate público regrado: uma proposta didática para o ensino da produção oral(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Angelita Fernandes da; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; http://lattes.cnpq.br/7350484030070515; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Storto, Letícia Jovelina; Angelo, Cristiane Malinoski PianaroA presente dissertação tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção didática para o ensino de gêneros orais formais, destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a fim de que desenvolvam capacidades de linguagem para a produção textual oral. Em delimitação, o gênero textual debate público regrado é o eixo organizador do trabalho, o que dá origem à pergunta orientadora da pesquisa: o referido gênero é capaz de fornecer instrumentos que possibilitem aos alunos desenvolverem a prática discursiva da oralidade? Para alcance do objetivo geral, que é ao mesmo tempo de pesquisa e propositivo, outros específicos foram elaborados: a. Modelizar o debate público regrado, a fim de conhecer as características específicas do gênero textual; b. Investigar o livro didático (LD) “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa” (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018), com o intuito de compreender o trabalho proposto para o ensino da produção do debate regrado. Importante esclarecer que um dos objetivos relaciona-se a análise de LD porque, a partir de 2020, esse é o único livro adotado por todas as escolas da rede estadual paranaense, para os anos finais do Ensino Fundamental, na disciplina de Língua Portuguesa, e, também, porque traz uma proposta para o ensino da produção oral do debate regrado, o que levou ao desdobramento do segundo objetivo em outros: 1. Identificar quais são os pressupostos teórico-metodológicos do LD “Tecendo linguagens: Língua Portuguesa” (OLIVEIRA; ARAÚJO, 2018); 2. Verificar quais características do gênero e operações de uso são tomadas como conteúdo específico no caderno do aluno; 3. Analisar se a proposta prática está conciliada à proposta teórica do LD. Nessa configuração, a pesquisa assenta-se sobre uma abordagem qualitativa, tendo como método de investigação do LD a análise documental (TRIVIÑOS, 1987; LÜDKE; ANDRÉ, 2018). Além disso, os elementos característicos do debate público regrado, conhecidos na modalização do gênero, também foram tomados como categoria de análise da obra. Assim, o aporte teórico-metodológico que sustentou a pesquisa e a elaboração da proposição interventiva se centrou nos preceitos da vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência didática de gêneros, e está estruturada em forma de Caderno Didático (Apêndice B). Em decorrência, a pergunta de pesquisa pode ser respondida: o gênero textual debate público regrado é capaz de fornecer instrumentos linguísticos e discursivos que possibilitem aos alunos desenvolver a prática discursiva da oralidade.
- ItemGuia Pedagógico do Mestre: Role-playing Game (RPG) como meio para o trabalho com a oralidade em aulas de Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Zucolotto, Maira; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Anecleto, Úrsula CunhaO presente trabalho apresenta uma possível abordagem de ensino/aprendizagem da oralidade por meio de um jogo interativo, mais especificamente o Role-playing Game (RPG) como meio pedagógico em aulas de Língua Portuguesa. O jogo foi escolhido por apresentar propriedades (expressividade oral, expressividade corporal, capacidade de simulação, interatividade, cooperativo e flexibilidade/ adequação) que garantem a oportunidade de associação e prática de oralidade, relevando, assim, aspectos importantes ao seu ensino, tais como atos linguísticos (fonologia, sintática e variedades linguísticas), paralinguísticos (gestos, movimentos corporais, mímica) e cinésicos (gestualidade, postura corporal, direcionamento do olhar, expressão facial). A pesquisa parte do seguinte problema: que aspectos e dimensões da oralidade são trabalhados no Guia Pedagógico do Mestre produzido? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar os aspectos e dimensões da oralidade trabalhadas no Guia Pedagógico do Mestre, contribuindo para o desenvolvimento da competência oral do falante/estudante a partir da concepção consciente dos aspectos expressivos e dimensões da oralidade em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, acredita-se no potencial de aplicabilidade do RPG. Para tanto, a pesquisa configura- se por uma abordagem qualitativa e descritiva sob o tipo de pesquisa, inicialmente, bibliográfica e documental acerca da oralidade, dos letramentos e do RPG. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração de um caderno pedagógico denominado “Guia Pedagógico do Mestre”, contendo uma aventura de RPG produzida para esse fim, sob perspectiva dos letramentos, composto de atividades que trabalham e desenvolvem as quatro dimensões envolvidas no desenvolvimento da linguagem oral, que são: (i) valorização de textos de tradição oral; (ii) oralização do texto escrito; (iii) valorização linguística e relações entre fala e escrita; (iv) produção e compreensão de gêneros orais. O caderno pedagógico foi desenvolvido para turmas de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, acreditando que o emprego do RPG no âmbito escolar potencializa a aprendizagem da oralidade. Dessa forma, a pesquisa apresenta estudos significativos da área, centralizando sua base teórica em concepções da oralidade, dos letramentos e do jogo RPG, o Guia Pedagógico do Mestre, apêndice A, e por fim, a análise do guia, validando a partir de princípios teórico-metodológicos capazes de trazer resultados para o âmbito do ensino da língua.
- ItemO clássico em sala de aula: uma proposta de leitura literária na EJA com Lygia Fagundes Telles(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Fernandes, Simone de Almeida; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mello, Claudio; Oliveira, Vanderléia da SilvaEsta pesquisa se voltou à reflexão sobre a importância da leitura dos clássicos na escola, sobretudo no contexto atual do ensino da literatura, que põe à margem o conhecimento dos clássicos e do cânone consagrado. Desse modo, teve-se como objetivo geral contribuir para a valorização da leitura de obras literárias clássicas no contexto escolar, a partir da leitura de contos de Lygia Fagundes Telles e, assim, oferecer aos estudantes o contato com patrimônio estético-literário que lhes competem interpretar para compreenderem a si e ao outro no quadro cultural a que pertencem. Diante desse desafio, propôs-se a elaboração de uma proposta de intervenção didática para os potenciais alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no município de Almirante Tamandaré, estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. A pesquisa visou, entre os seus principais objetivos específicos, a refletir sobre as relações existentes entre a Literatura, leitura e o sujeito leitor presentes no contexto escolar contemporâneo; promover a aproximação entre as práticas educacionais e as práticas sociais do educando; refletir sobre a prática docente e sua formação em relação ao ensino de Literatura. Para tanto, adotou-se metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica, com análise de conteúdo, e abordagem qualitativa, uma vez que interpreta, discute e atribui significados aos assuntos abordados. Espera-se que este trabalho possa contribuir para formação de sujeitos reflexivos e críticos, bem como promover a leitura literária dos clássicos em sala de aula e a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).