Dissertações
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Dissertações por Autor "http://lattes.cnpq.br/1096603712663255"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConcepções docentes sobre as teorias pedagógicas na prática educativa: uma proposta de formação continuada na Educação Infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-12-18) Souza, Gabriely Cristine de; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; https://orcid.org/0000-0001-6072-3700; http://lattes.cnpq.br/1096603712663255A educação escolar no Brasil está atrelada a uma aceleração crescente do processo de privatização e empresariamento do ensino, o que tem levado ao esvaziamento de conteúdos e ao afrouxamento da qualidade do ensino público. Nesse contexto, o trabalho docente é essencial, pois seu planejamento influencia diretamente o ensino dos conteúdos escolares. Para compreender a prática educativa no contexto atual, é necessário entender as teorias pedagógicas que a orientam. Considerando a origem assistencialista da Educação Infantil, é fundamental que as professoras assumam a especificidade pedagógica deste nível de ensino, em oposição à visão historicamente construída pela sociedade. A problemática da pesquisa foi: Qual a concepção das professoras da Educação Infantil sobre as teorias pedagógicas e seus desdobramentos na prática educativa? O objetivo principal foi conhecer e analisar a compreensão das professoras sobre as teorias pedagógicas e proporcionar um curso de formação continuada no formato de um Grupo Coletivo de Estudos e oficinas em um município do Norte do Paraná. Foram utilizados autores que se aprofundaram no estudo da história da Educação Infantil no Brasil e das teorias pedagógicas, com foco na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), uma teoria contra-hegemônica que visa o desenvolvimento integral da criança a partir da transmissão-assimilação dos conteúdos historicamente acumulados pela humanidade, como Saviani (1993; 2011; 2018a; 2018b), Saviani e Duarte (2015), Kuhlmann Jr. (2000), Paschoal e Machado (2009), Moreira e Orso (2018), Marsiglia (2010) e Gasparin (2020). O produto educacional consistiu na elaboração de um Roteiro utilizado para a organização do Grupo Coletivo de Estudos/oficinas, disponibilizado no formato de e-book, que, a partir das reflexões e orientações, resultou em Planos de Trabalho Docente-Discente na perspectiva da PHC. O intuito foi realizar uma proposta de formação continuada que integre teoria e prática no processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, com foco na PHC, que defende o acesso ao conhecimento pelos filhos da classe trabalhadora como instrumento de transformação social. O trabalho pedagógico, segundo a PHC, propõe novas formas de aprender e ensinar, desafiando as pedagogias dominantes. As concepções das docentes participantes demonstraram um predomínio da Pedagogia Nova, representada pelo Construtivismo. Entender as teorias pedagógicas e seu impacto na prática educativa foi um passo importante para construir um trabalho pedagógico que dialogasse com a realidade e promovesse a transformação social. A importância de uma formação continuada coletiva e permanente foi destacada pelas professoras durante os encontros, ao enfatizarem que o Grupo Coletivo de Estudos/oficinas fortaleceu o trabalho delas, promovendo apoio mútuo e maior confiança na intencionalidade educativa.
- ItemO lugar da História da Educação na formação dos professores da educação básica: uma proposta a partir da Pedagogia Histórico-Crítica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-08) Pedroso, Janice Zilio Martins; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; https://orcid.org/0000-0001-6072-3700; http://lattes.cnpq.br/1096603712663255O objetivo desta pesquisa foi promover um espaço de debate a partir de um curso de extensão sobre a História da Educação na formação continuada de professores por meio da constituição de um grupo colaborativo de estudos (GCE). A problemática partiu da hipótese de que os professores da Educação Básica da instituição, locus da pesquisa, não tiveram em sua formação acadêmica contato com os fundamentos da História da Educação. Os apontamentos apresentados surgem a partir da vivência da pesquisadora como docente na Educação Básica (profissional). A fundamentação teórica da pesquisa e a organização do grupo colaborativo de estudos foram pautadas pelo materialismo histórico-dialético e a pedagogia histórico-crítica. O produto educacional desenvolvido foi a organização de um grupo colaborativo de estudos e a elaboração de um e-book com o roteiro e disponibilização dos materiais utilizados nos encontros. A sistematização do grupo de estudos foi a pesquisa-ação. O resultado da pesquisa apontou que a maioria dos professores teve contato superficial com os fundamentos da História da Educação em sua formação inicial, bem como não conhecia a Pedagogia Histórico-Crítica. Os participantes confirmaram, na prática social final, que o contato com a História da Educação possibilitou maior pertencimento ao grupo em que atuam, melhor entendimento de como as coisas evoluíram e a importância do compartilhamento do conhecimento que contribuirá para o aprimoramento de suas práticas docentes.