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    Uma alternativa pedagógica para a educação infantil:
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FERREIRA, Rafaela Gonçalves; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; VERONEZ, Michele Regiane Dias; ARAÚJO, Roberta Negrão de
    A Modelagem Matemática na Educação Matemática se configura como uma alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio da associação de situações do cotidiano dos estudantes e seu uso em contextos educacionais e vai ao encontro com as indicações de documentos oficiais e de pesquisas da área de Educação Matemática. Embora seu uso nos diferentes níveis de escolaridade seja indicado, ainda carece de pesquisas e práticas nos anos iniciais e na Educação Infantil, bem como a preparação de professores que atuam nessa etapa de ensino. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo investigar a questão Quais ações dos professores associadas ao aprender sobre Modelagem e ao aprender por meio da Modelagem se manifestam no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática para a Educação Infantil? Para conduzir a investigação, uma pesquisa empírica foi realizada no contexto de uma oficina formativa sobre Modelagem Matemática destinada a professores que atuam ou já atuaram na Educação Infantil. Durante vinte horas-aula, a familiarização dos professores com esta abordagem foi feita por meio da realização de atividades de Modelagem Matemática, discussões teóricas e reflexões sobre a prática docente com uso desta temática. Dados selecionados de cinco participantes foram coletados por meio de registros escritos durante a investigação das situações-problema, bem como gravação de áudio e vídeo das interações do grupo. A análise de dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo que permitiu uma fragmentação dos dados e sua posterior organização que resultaram em quatro categorias relativas às ações manifestadas pelos professores durante a participação na oficina, as quais foram denominadas como “Reconhecer a Modelagem Matemática como alternativa para o ensino”, “Conhecer aspectos teóricos sobre Modelagem Matemática”, “Identificar as características do processo de Modelagem Matemática”, “Reconhecer e identificar as fases e procedimentos por meio do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática”, “Utilizar a Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Infantil”, “Possibilitar o ensino de Matemática de maneira lúdica na Educação Infantil”, “Planejar atividades de Modelagem Matemática para implementação na sala de aula da Educação Infantil” e “Identificar os resultados da Modelagem Matemática na Educação Infantil”, que dizem respeito a: ações referentes ao reconhecimento da Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica; ações acerca do aprender sobre Modelagem e por meio da Modelagem que refletem a forma como os professores participantes da oficina aprenderam a Modelagem, tanto nos aspectos teóricos quanto no desenvolvimento de atividades; ações que se manifestaram nos momentos de adaptação das atividades para estudantes da Educação Infantil. Em associação ao desenvolvimento desse estudo foi elaborada uma produção técnica-tecnológica considerando as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas pelos professores com foco no uso nas salas de aula da Educação Infantil, foi confeccionado então, o livro paradidático “Aninha e a Modelagem Matemática: investigando o cotidiano”.
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    Letramento literário no Ensino Médio: a obra de Jarid Arraes como instrumento para a formação de leitores críticos
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-06-12) Barroso, Diego Henrique; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira
    Esta dissertação, fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de natureza teóricaespeculativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – PPEd/UENP, tem como foco discutir, analisar e propor encaminhamentos didáticos para o letramento literário no Ensino Médio. A pesquisa destaca a importância da literatura na formação intelectual e social dos estudantes, enfatizando seu papel na construção do senso crítico e na compreensão da diversidade cultural. Utilizando a sequência didática expandida proposta por Rildo Cosson (2022) e a obra Redemoinho em Dia Quente (2019), de Jarid Arraes, a dissertação propõe uma metodologia que busca aproximar os estudantes das obras literárias contemporâneas, fomentando a leitura crítica e reflexiva. O produto educacional desenvolvido, o caderno pedagógico intitulado Uma Proposta Didática para o Ensino Médio: Sequência Expandida de Letramento Literário com Contos de Jarid Arraes, visa subsidiar o trabalho dos docentes na implementação dessas práticas. A pesquisa também aborda as dificuldades enfrentadas no contexto da Educação Básica e propõe novas metodologias para superá-las.
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    Análise da formação continuada para a implementação do referencial curricular do Paraná na Rede Municipal de Ensino de Jacarezinho - PR
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-30) Santos, Franciele Rocha dos; Noda, Marisa; https://orcid.org/0000-0002-6112-7983; http://lattes.cnpq.br/7464060827288930
    Tendo por objeto de estudo o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações – RCPR, este trabalho analisa a formação continuada no estado do Paraná na proposta apresentada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Jacarezinho-PR, para implementar o RCPR. Nesta análise elenca-se os conceitos de uma política neoliberal, que integra uma totalidade nacional e internacional e que sofre influências. Com isso se objetiva compreender o contexto histórico da formação inicial, as organizações e implantação dos cursos no Brasil; investigar a influência do neoliberalismo nas políticas educacionais para a formação continuada no Brasil e no estado do Paraná; compreender as políticas de formação continuada nos currículos paranaenses, especificamente a elaboração do RCPR e seu alinhamento com a BNCC e seu processo de implementação; e desenvolver um produto educacional: um material pautado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica para discutir currículos que norteiam a educação básica, como proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se justifica a partir da importância de discutir a formação continuada dos professores para atuar com os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista os documentos curriculares, diante do contexto econômico, histórico e social. Os fundamentos teóricos e o procedimento de análise foram pautados no método do Materialismo Histórico-Dialético que considera o movimento histórico não como algo imutável, mas em constante transformação. A metodologia possuiu uma abordagem bibliográfica e documental, e os referenciais teóricos consistem em Marx e Engels, Antonio Gramsci, e Dermeval Saviani. A revisão de literatura foi feita através das seleções de estudos que contribuíram com conceitos para o desenvolvimento da pesquisa, como Andrade (2022), Aranda (2005), Santos (2017), Noda (2014), Rosa (2017), Rubim (2018), e de documentos governamentais, estaduais, organizações sociais de classe e de organismos internacionais. O processo da pesquisa também contou com a observação, como participante, da formação continuada “Conexão Professor em Ação – anos iniciais do ensino fundamental”, no ano de 2019. O resultado da pesquisa apontou que as formações continuadas no município vão ao encontro de políticas educacionais do estado do Paraná, do Brasil e do mundo, com a influência do modo de produção capitalista. O produto educacional, resultante desta pesquisa, é uma formação continuada, fruto dos estudos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.
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    Efeitos da prática de lembrar, releitura e caça palavras na retenção do material estudado por crianças do ensino fundamental
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-10-19) Silva, Anne Caroline Borba da; Souza, Roberta Ekuni de; https://orcid.org/0000-0003-1490-0184; http://lattes.cnpq.br/8230384607574009
    A prática de lembrar (retrieval practice) é uma técnica utilizada para fortalecer as informações aprendidas, por meio da tentativa de lembrar. Apesar de esse efeito ser robusto em diferentes níveis educacionais, há poucos estudos com controles mais ecológicos, semelhantes aos que ocorrem no cotidiano do ensino infantil. O objetivo desse trabalho foi analisar os efeitos da prática de lembrar, caça-palavras (atividade lúdica que intenciona uma busca ativa de encontrar e reconhecer palavras) e releitura na retenção do material estudado por crianças. Os testes finais foram aplicados com intervalo de retenção de quatro dias, por meio de perguntas de complete seguidas por questões de múltipla escolha. Em dois experimentos, alunos do Ensino Fundamental leram um texto sobre o sol e realizaram a prática de lembrar (recordação com pistas), caça-palavras e releitura (intraparticipantes). Cada atividade foi seguida de um julgamento de aprendizagem (JOL). Enquanto no experimento I o caça-palavras envolvia encontrar a palavra-alvo em negrito nas frases, no experimento II, os participantes deveriam completar com a palavra-alvo faltante, que contava com duas letras iniciais como pistas, e procurá-la no caça-palavras em meio a outras palavras distratoras (palavras com as mesmas iniciais das palavras-alvo). Outrossim, analisamos o tempo em que realizaram cada atividade. Os resultados indicaram que a prática de lembrar foi mais efetiva no teste de complete do que o caça-palavras e a releitura. Quando a tarefa de caça-palavras foi mais elaborada, não houve diferença significativa comparada à prática de lembrar, mas a releitura foi pior do que ambas. No teste de múltipla escolha, não houve diferença entre as três tarefas. A análise do tempo mostrou que os alunos demoraram mais tempo para realizar o caça-palavras. Em conclusão, a prática de lembrar o conteúdo é mais eficaz, já que é realizada em menos tempo do que o caça-palavras e a releitura.
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    Gestão Escolar na Educação Infantil: pressupostos de planejamento curricular e organização de sistemas
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-12-15) Dias, Ana Carolina; Almeida, Siderly do Carmo Dahle de; http://lattes.cnpq.br/9600322657151582
    A presente pesquisa teve o intuito de analisar teses e dissertações produzidas no período entre 2012 e 2022, com o propósito de estabelecer o “estado da arte” desses estudos e identificar as tendências contemporâneas para a formação do gestor escolar atuante na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A investigação centralizou-se na seguinte problemática: “Quais as tendências contemporâneas para a formação do gestor escolar que atua na Educação Infantil, apresentadas e discutidas nas teses e dissertações nos últimos dez anos?”. Para a condução do estudo, optou-se por adotar como metodologia a pesquisa qualitativa, cujos objetivos foram exploratórios e descritivos. A coleta de dados envolveu um levantamento de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, seguida por análises minuciosas dos textos selecionados. Para fundamentar e enriquecer o estudo, foram empregadas referências teóricas de autores como Lück (2009; 2013), Paro (2001; 2012), Libâneo (2015) e Veiga (1995) que forneceram uma base sólida para a compreensão das complexidades e desafios inerentes à Gestão Escolar na Educação Infantil, destacando a importância da integração entre gestão e planejamento. Com o resultado da pesquisa, elaborou-se um “Inventário de tendências contemporâneas para formação de gestores que atuam na Educação Infantil” como produto educacional, com o destaque dos autores mais utilizados nos trabalhos analisados e suas contribuições sobre o tema. Conclui-se que a Gestão Escolar, conforme delineada por especialistas, abarca a mobilização de recursos e procedimentos para alcançar os objetivos educacionais, demandando competências gerenciais, técnicas e administrativas. A direção emerge como um princípio vital, guiando o esforço coletivo rumo aos objetivos estipulados. O âmbito da Educação Infantil exige atenção especial, tanto em termos de práticas pedagógicas quanto administrativas. As instituições devem focar nas crianças, proporcionando rotinas enriquecedoras, acolhedoras e desafiadoras, fomentando o autoconhecimento, autoestima, bem como a compreensão de relações sociais e elementos culturais. No entanto, persistem obstáculos, como escassez de recursos financeiros, materiais e políticas adequadas. A formação e atuação dos profissionais na Educação Infantil emergem como áreas de necessidade e investimento. Além disso, destaca-se a relevância de futuras pesquisas voltadas para a Gestão Escolar com enfoque nas particularidades da Educação Infantil, uma vez que esta pesquisa identificou lacunas significativas nessa área de estudo, evidenciando a necessidade de ampliar o conhecimento nesse campo fundamental de atuação educacional.