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Submissões Recentes
- ItemEducação política: por uma educação contra a barbárie a partir da primeira infância(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-08-30) Machado, Gabriele; Ferreira, João Vicente Hadich; https://orcid.org/0000-0002-1013-3654; http://lattes.cnpq.br/9814632167024346A presente pesquisa teve como objetivo responder à seguinte questão: Como desenvolver uma formação de professores da Educação Infantil que os capacite como educadores na perspectiva de uma educação política e emancipatória, tanto para si quanto para os alunos? Nesse sentido, considera-se a análise adorniana de que quem forma deve estar devidamente preparado, pensando na educação em suas potencialidades formativas para a emancipação e a vida política desde a primeira infância. O objeto central desta pesquisa é a formação política dos professores da Educação Infantil. Parte-se de uma perspectiva adorniana de educação contra a barbárie, que contribua para a formação dos alunos para um mundo democrático, promovendo uma formação política e combatendo a ignorância e o ódio ao viver político. Entre os objetivos estão: refletir sobre uma educação política para a resistência contra qualquer forma de barbárie a partir da Educação Infantil; conceituar os termos Política, Emancipação e Educação; compreender as dimensões históricas e jurídicas da primeira infância na América Latina e no Brasil, como lócus inicial na formação de professores; e desenvolver o protótipo de um site como produto educacional interativo que sirva como um subsídio pedagógico para a reflexão política com educadores, incentivando uma educação crítica e engajada. Para conduzir o estudo, adotou-se como metodologia de natureza básica a hermenêutica da Teoria Crítica (Weller, 2010), com uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico fundamentada em autores como Adorno (1985, 1995a, 2009a) e Freire (1988, 1991). Como produto educacional, foi elaborado um protótipo de um site intitulado "Docência Política - O blog", com o intuito de difundir a presente pesquisa. Conclui-se que a política se concretiza verdadeiramente quando ocorre entre as pessoas, possibilitando que os indivíduos atuem entre seus iguais, sem que mecanismos de dominação prevaleçam nas relações humanas. É importante destacar que o capitalismo gera insensibilidade no ser humano. Os educadores, em toda sua ética, têm o dever de reconhecer a realidade e sempre se opor à barbárie.
- ItemPensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-11-06) Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática, cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral, apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais, são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.
- ItemProcesso educacional no contexto do Ensino Médio: práticas pedágogicas em grupos multiliterários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.
- ItemUma alternativa pedagógica para a educação infantil:(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FERREIRA, Rafaela Gonçalves; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; VERONEZ, Michele Regiane Dias; ARAÚJO, Roberta Negrão deA Modelagem Matemática na Educação Matemática se configura como uma alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio da associação de situações do cotidiano dos estudantes e seu uso em contextos educacionais e vai ao encontro com as indicações de documentos oficiais e de pesquisas da área de Educação Matemática. Embora seu uso nos diferentes níveis de escolaridade seja indicado, ainda carece de pesquisas e práticas nos anos iniciais e na Educação Infantil, bem como a preparação de professores que atuam nessa etapa de ensino. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo investigar a questão Quais ações dos professores associadas ao aprender sobre Modelagem e ao aprender por meio da Modelagem se manifestam no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática para a Educação Infantil? Para conduzir a investigação, uma pesquisa empírica foi realizada no contexto de uma oficina formativa sobre Modelagem Matemática destinada a professores que atuam ou já atuaram na Educação Infantil. Durante vinte horas-aula, a familiarização dos professores com esta abordagem foi feita por meio da realização de atividades de Modelagem Matemática, discussões teóricas e reflexões sobre a prática docente com uso desta temática. Dados selecionados de cinco participantes foram coletados por meio de registros escritos durante a investigação das situações-problema, bem como gravação de áudio e vídeo das interações do grupo. A análise de dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo que permitiu uma fragmentação dos dados e sua posterior organização que resultaram em quatro categorias relativas às ações manifestadas pelos professores durante a participação na oficina, as quais foram denominadas como “Reconhecer a Modelagem Matemática como alternativa para o ensino”, “Conhecer aspectos teóricos sobre Modelagem Matemática”, “Identificar as características do processo de Modelagem Matemática”, “Reconhecer e identificar as fases e procedimentos por meio do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática”, “Utilizar a Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Infantil”, “Possibilitar o ensino de Matemática de maneira lúdica na Educação Infantil”, “Planejar atividades de Modelagem Matemática para implementação na sala de aula da Educação Infantil” e “Identificar os resultados da Modelagem Matemática na Educação Infantil”, que dizem respeito a: ações referentes ao reconhecimento da Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica; ações acerca do aprender sobre Modelagem e por meio da Modelagem que refletem a forma como os professores participantes da oficina aprenderam a Modelagem, tanto nos aspectos teóricos quanto no desenvolvimento de atividades; ações que se manifestaram nos momentos de adaptação das atividades para estudantes da Educação Infantil. Em associação ao desenvolvimento desse estudo foi elaborada uma produção técnica-tecnológica considerando as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas pelos professores com foco no uso nas salas de aula da Educação Infantil, foi confeccionado então, o livro paradidático “Aninha e a Modelagem Matemática: investigando o cotidiano”.
- ItemLetramento literário no Ensino Médio: a obra de Jarid Arraes como instrumento para a formação de leitores críticos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-06-12) Barroso, Diego Henrique; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraEsta dissertação, fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de natureza teóricaespeculativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – PPEd/UENP, tem como foco discutir, analisar e propor encaminhamentos didáticos para o letramento literário no Ensino Médio. A pesquisa destaca a importância da literatura na formação intelectual e social dos estudantes, enfatizando seu papel na construção do senso crítico e na compreensão da diversidade cultural. Utilizando a sequência didática expandida proposta por Rildo Cosson (2022) e a obra Redemoinho em Dia Quente (2019), de Jarid Arraes, a dissertação propõe uma metodologia que busca aproximar os estudantes das obras literárias contemporâneas, fomentando a leitura crítica e reflexiva. O produto educacional desenvolvido, o caderno pedagógico intitulado Uma Proposta Didática para o Ensino Médio: Sequência Expandida de Letramento Literário com Contos de Jarid Arraes, visa subsidiar o trabalho dos docentes na implementação dessas práticas. A pesquisa também aborda as dificuldades enfrentadas no contexto da Educação Básica e propõe novas metodologias para superá-las.
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