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    Apresentação de um instrumento para a avaliação da produção técnico-tecnológica de mestrados profissionais de educação
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2025-03-20) Silva, Glaisier Mara Aparecida Mariano da; Sach, Juliane Priscila Diniz; https://orcid.org/0000-0002-5222-6517; http://lattes.cnpq.br/1838932850469664
    Esta dissertação é produto de uma pesquisa que explora as implicações epistemológicas e propõe um modelo pragmático para o desenvolvimento e avaliação de Produtos Educacionais (PEs) e Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) em Mestrados Profissionais em Educação (MPE). O principal objetivo foi desenvolver um modelo de avaliação que considere tanto o Produto final quanto o processo contínuo de criação e aprimoramento desses Produtos, enfatizando seu impacto social, bem como seu impacto na prática do professor da Educação Básica, visto ser esse o público alvo dos MPE, além de sua relevância educacional. Dito isso, se entende que essa pesquisa possui aderência à linha 2 do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPEd), que é um Programa de formação de professores da Educação Básica. Ademais a problematização gira em torno das lacunas nos critérios de avaliação existentes, que não contemplam adequadamente as especificidades dos produtos e sua aplicabilidade no contexto educacional. A metodologia empregada foi qualitativa, combinando Revisão Sistemática da Literatura, pesquisa bibliográfica e análise documental, com foco nos documentos oficiais da CAPES e nas práticas avaliativas adotadas nos Mestrados Profissionais. A dissertação é estruturada em seis seções: Introdução, Reflexões sobre as Áreas de Educação e Ensino, Definições de PEs e PTTs, Revisão Sistemática da Literatura, Avaliação Pragmática dos Produtos Educacionais e Técnico-Tecnológicos e Considerações Finais. Na Introdução, a pesquisa aborda o contexto dos Mestrados Profissionais no Brasil e os desafios na avaliação de PEs e PTTs, apresentando os objetivos e a estrutura da dissertação. A segunda seção, Reflexões sobre as Áreas de Educação e Ensino, foca na especificidade dos Mestrados Profissionais em Educação, discutindo os desafios enfrentados por esses programas e a evolução histórica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd). A terceira seção trata das Definições de Produto Educacional e Produção Técnico-Tecnológica nos Documentos Oficiais e Suas Implicações, abordando como esses Produtos são definidos nos documentos da CAPES e a validade das formas de avaliação propostas. A pesquisa propõe uma ficha de avaliação adaptada às necessidades da área educacional, que leva em consideração a flexibilidade e a aplicabilidade dos produtos. Na quarta seção, Revisão Sistemática da Literatura, são detalhadas a metodologia de pesquisa, incluindo critérios de elegibilidade e os métodos de análise. A subseção Resultados/Discussão destaca as lacunas nos critérios avaliativos existentes, fundamentando a proposta de avaliação apresentada. A quinta seção propõe a Avaliação Pragmática dos Produtos Educacionais e Técnico-Tecnológicos, descrevendo seis momentos de avaliação: a colocação do problema, a escolha do referencial teórico-metodológico, a proposição do produto, a constituição da base de dados, a averiguação do produto e a apresentação dos resultados atuais. Este modelo integra o processo de criação e avaliação, com foco no impacto social, inovação e relevância educacional. Na sexta seção, Considerações Finais, são sintetizados os principais resultados da pesquisa, destacando a importância de um modelo de avaliação reflexivo, flexível e focado no impacto social. A dissertação sugere que o modelo proposto seja validado em programas de Mestrado Profissional para aprimorar as práticas avaliativas e promover um impacto positivo na educação.
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    Concepções docentes sobre as teorias pedagógicas na prática educativa: uma proposta de formação continuada na Educação Infantil
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-12-18) Souza, Gabriely Cristine de; Ruckstadter, Vanessa Campos Mariano; https://orcid.org/0000-0001-6072-3700; http://lattes.cnpq.br/1096603712663255
    A educação escolar no Brasil está atrelada a uma aceleração crescente do processo de privatização e empresariamento do ensino, o que tem levado ao esvaziamento de conteúdos e ao afrouxamento da qualidade do ensino público. Nesse contexto, o trabalho docente é essencial, pois seu planejamento influencia diretamente o ensino dos conteúdos escolares. Para compreender a prática educativa no contexto atual, é necessário entender as teorias pedagógicas que a orientam. Considerando a origem assistencialista da Educação Infantil, é fundamental que as professoras assumam a especificidade pedagógica deste nível de ensino, em oposição à visão historicamente construída pela sociedade. A problemática da pesquisa foi: Qual a concepção das professoras da Educação Infantil sobre as teorias pedagógicas e seus desdobramentos na prática educativa? O objetivo principal foi conhecer e analisar a compreensão das professoras sobre as teorias pedagógicas e proporcionar um curso de formação continuada no formato de um Grupo Coletivo de Estudos e oficinas em um município do Norte do Paraná. Foram utilizados autores que se aprofundaram no estudo da história da Educação Infantil no Brasil e das teorias pedagógicas, com foco na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), uma teoria contra-hegemônica que visa o desenvolvimento integral da criança a partir da transmissão-assimilação dos conteúdos historicamente acumulados pela humanidade, como Saviani (1993; 2011; 2018a; 2018b), Saviani e Duarte (2015), Kuhlmann Jr. (2000), Paschoal e Machado (2009), Moreira e Orso (2018), Marsiglia (2010) e Gasparin (2020). O produto educacional consistiu na elaboração de um Roteiro utilizado para a organização do Grupo Coletivo de Estudos/oficinas, disponibilizado no formato de e-book, que, a partir das reflexões e orientações, resultou em Planos de Trabalho Docente-Discente na perspectiva da PHC. O intuito foi realizar uma proposta de formação continuada que integre teoria e prática no processo de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, com foco na PHC, que defende o acesso ao conhecimento pelos filhos da classe trabalhadora como instrumento de transformação social. O trabalho pedagógico, segundo a PHC, propõe novas formas de aprender e ensinar, desafiando as pedagogias dominantes. As concepções das docentes participantes demonstraram um predomínio da Pedagogia Nova, representada pelo Construtivismo. Entender as teorias pedagógicas e seu impacto na prática educativa foi um passo importante para construir um trabalho pedagógico que dialogasse com a realidade e promovesse a transformação social. A importância de uma formação continuada coletiva e permanente foi destacada pelas professoras durante os encontros, ao enfatizarem que o Grupo Coletivo de Estudos/oficinas fortaleceu o trabalho delas, promovendo apoio mútuo e maior confiança na intencionalidade educativa.
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    Educação política: por uma educação contra a barbárie a partir da primeira infância
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-08-30) Machado, Gabriele; Ferreira, João Vicente Hadich; https://orcid.org/0000-0002-1013-3654; http://lattes.cnpq.br/9814632167024346
    A presente pesquisa teve como objetivo responder à seguinte questão: Como desenvolver uma formação de professores da Educação Infantil que os capacite como educadores na perspectiva de uma educação política e emancipatória, tanto para si quanto para os alunos? Nesse sentido, considera-se a análise adorniana de que quem forma deve estar devidamente preparado, pensando na educação em suas potencialidades formativas para a emancipação e a vida política desde a primeira infância. O objeto central desta pesquisa é a formação política dos professores da Educação Infantil. Parte-se de uma perspectiva adorniana de educação contra a barbárie, que contribua para a formação dos alunos para um mundo democrático, promovendo uma formação política e combatendo a ignorância e o ódio ao viver político. Entre os objetivos estão: refletir sobre uma educação política para a resistência contra qualquer forma de barbárie a partir da Educação Infantil; conceituar os termos Política, Emancipação e Educação; compreender as dimensões históricas e jurídicas da primeira infância na América Latina e no Brasil, como lócus inicial na formação de professores; e desenvolver o protótipo de um site como produto educacional interativo que sirva como um subsídio pedagógico para a reflexão política com educadores, incentivando uma educação crítica e engajada. Para conduzir o estudo, adotou-se como metodologia de natureza básica a hermenêutica da Teoria Crítica (Weller, 2010), com uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico fundamentada em autores como Adorno (1985, 1995a, 2009a) e Freire (1988, 1991). Como produto educacional, foi elaborado um protótipo de um site intitulado "Docência Política - O blog", com o intuito de difundir a presente pesquisa. Conclui-se que a política se concretiza verdadeiramente quando ocorre entre as pessoas, possibilitando que os indivíduos atuem entre seus iguais, sem que mecanismos de dominação prevaleçam nas relações humanas. É importante destacar que o capitalismo gera insensibilidade no ser humano. Os educadores, em toda sua ética, têm o dever de reconhecer a realidade e sempre se opor à barbárie.
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    Pensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-11-06) Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990
    Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática, cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral, apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais, são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.
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    Processo educacional no contexto do Ensino Médio: práticas pedágogicas em grupos multiliterários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho
    (Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957
    Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.