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Submissões Recentes
- ItemPensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-11-06) Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática, cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral, apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais, são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.
- ItemProcesso educacional no contexto do Ensino Médio: práticas pedágogicas em grupos multiliterários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.
- ItemUma alternativa pedagógica para a educação infantil:(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FERREIRA, Rafaela Gonçalves; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; VERONEZ, Michele Regiane Dias; ARAÚJO, Roberta Negrão deA Modelagem Matemática na Educação Matemática se configura como uma alternativa pedagógica para o ensino e a aprendizagem de Matemática por meio da associação de situações do cotidiano dos estudantes e seu uso em contextos educacionais e vai ao encontro com as indicações de documentos oficiais e de pesquisas da área de Educação Matemática. Embora seu uso nos diferentes níveis de escolaridade seja indicado, ainda carece de pesquisas e práticas nos anos iniciais e na Educação Infantil, bem como a preparação de professores que atuam nessa etapa de ensino. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo investigar a questão Quais ações dos professores associadas ao aprender sobre Modelagem e ao aprender por meio da Modelagem se manifestam no desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática para a Educação Infantil? Para conduzir a investigação, uma pesquisa empírica foi realizada no contexto de uma oficina formativa sobre Modelagem Matemática destinada a professores que atuam ou já atuaram na Educação Infantil. Durante vinte horas-aula, a familiarização dos professores com esta abordagem foi feita por meio da realização de atividades de Modelagem Matemática, discussões teóricas e reflexões sobre a prática docente com uso desta temática. Dados selecionados de cinco participantes foram coletados por meio de registros escritos durante a investigação das situações-problema, bem como gravação de áudio e vídeo das interações do grupo. A análise de dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo que permitiu uma fragmentação dos dados e sua posterior organização que resultaram em quatro categorias relativas às ações manifestadas pelos professores durante a participação na oficina, as quais foram denominadas como “Reconhecer a Modelagem Matemática como alternativa para o ensino”, “Conhecer aspectos teóricos sobre Modelagem Matemática”, “Identificar as características do processo de Modelagem Matemática”, “Reconhecer e identificar as fases e procedimentos por meio do desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática”, “Utilizar a Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Infantil”, “Possibilitar o ensino de Matemática de maneira lúdica na Educação Infantil”, “Planejar atividades de Modelagem Matemática para implementação na sala de aula da Educação Infantil” e “Identificar os resultados da Modelagem Matemática na Educação Infantil”, que dizem respeito a: ações referentes ao reconhecimento da Modelagem Matemática como uma alternativa pedagógica; ações acerca do aprender sobre Modelagem e por meio da Modelagem que refletem a forma como os professores participantes da oficina aprenderam a Modelagem, tanto nos aspectos teóricos quanto no desenvolvimento de atividades; ações que se manifestaram nos momentos de adaptação das atividades para estudantes da Educação Infantil. Em associação ao desenvolvimento desse estudo foi elaborada uma produção técnica-tecnológica considerando as atividades de Modelagem Matemática desenvolvidas pelos professores com foco no uso nas salas de aula da Educação Infantil, foi confeccionado então, o livro paradidático “Aninha e a Modelagem Matemática: investigando o cotidiano”.
- ItemLetramento literário no Ensino Médio: a obra de Jarid Arraes como instrumento para a formação de leitores críticos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-06-12) Barroso, Diego Henrique; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraEsta dissertação, fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de natureza teóricaespeculativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – PPEd/UENP, tem como foco discutir, analisar e propor encaminhamentos didáticos para o letramento literário no Ensino Médio. A pesquisa destaca a importância da literatura na formação intelectual e social dos estudantes, enfatizando seu papel na construção do senso crítico e na compreensão da diversidade cultural. Utilizando a sequência didática expandida proposta por Rildo Cosson (2022) e a obra Redemoinho em Dia Quente (2019), de Jarid Arraes, a dissertação propõe uma metodologia que busca aproximar os estudantes das obras literárias contemporâneas, fomentando a leitura crítica e reflexiva. O produto educacional desenvolvido, o caderno pedagógico intitulado Uma Proposta Didática para o Ensino Médio: Sequência Expandida de Letramento Literário com Contos de Jarid Arraes, visa subsidiar o trabalho dos docentes na implementação dessas práticas. A pesquisa também aborda as dificuldades enfrentadas no contexto da Educação Básica e propõe novas metodologias para superá-las.
- ItemAnálise da formação continuada para a implementação do referencial curricular do Paraná na Rede Municipal de Ensino de Jacarezinho - PR(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-30) Santos, Franciele Rocha dos; Noda, Marisa; https://orcid.org/0000-0002-6112-7983; http://lattes.cnpq.br/7464060827288930Tendo por objeto de estudo o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações – RCPR, este trabalho analisa a formação continuada no estado do Paraná na proposta apresentada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Jacarezinho-PR, para implementar o RCPR. Nesta análise elenca-se os conceitos de uma política neoliberal, que integra uma totalidade nacional e internacional e que sofre influências. Com isso se objetiva compreender o contexto histórico da formação inicial, as organizações e implantação dos cursos no Brasil; investigar a influência do neoliberalismo nas políticas educacionais para a formação continuada no Brasil e no estado do Paraná; compreender as políticas de formação continuada nos currículos paranaenses, especificamente a elaboração do RCPR e seu alinhamento com a BNCC e seu processo de implementação; e desenvolver um produto educacional: um material pautado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica para discutir currículos que norteiam a educação básica, como proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se justifica a partir da importância de discutir a formação continuada dos professores para atuar com os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista os documentos curriculares, diante do contexto econômico, histórico e social. Os fundamentos teóricos e o procedimento de análise foram pautados no método do Materialismo Histórico-Dialético que considera o movimento histórico não como algo imutável, mas em constante transformação. A metodologia possuiu uma abordagem bibliográfica e documental, e os referenciais teóricos consistem em Marx e Engels, Antonio Gramsci, e Dermeval Saviani. A revisão de literatura foi feita através das seleções de estudos que contribuíram com conceitos para o desenvolvimento da pesquisa, como Andrade (2022), Aranda (2005), Santos (2017), Noda (2014), Rosa (2017), Rubim (2018), e de documentos governamentais, estaduais, organizações sociais de classe e de organismos internacionais. O processo da pesquisa também contou com a observação, como participante, da formação continuada “Conexão Professor em Ação – anos iniciais do ensino fundamental”, no ano de 2019. O resultado da pesquisa apontou que as formações continuadas no município vão ao encontro de políticas educacionais do estado do Paraná, do Brasil e do mundo, com a influência do modo de produção capitalista. O produto educacional, resultante desta pesquisa, é uma formação continuada, fruto dos estudos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.
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