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- ItemA influência do desenvolvimento motor na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-26) Silvestre, Elisangela Aparecida Oliveira; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990A dissertação foi construída a partir da questão norteadora: o desenvolvimento motor pode influenciar a aprendizagem de leitura e escrita de escolares da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)? O objetivo geral foi avaliar o nível de desenvolvimento motor e seu impacto na aprendizagem de leitura e de escrita dos escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) de uma Escola Municipal em Cambará (PR). Estruturada como modelo escandinavo, está dividida em quatro seções. A primeira apresenta um detalhamento da trajetória acadêmica e profissional da autora, contemplando quais fatores influenciaram os estudos na área do desenvolvimento motor. O referencial teórico da caracterização da SRM está na segunda seção e apresenta uma leitura de explanação da implantação das políticas públicas desse atendimento especializado. A terceira seção é composta por uma revisão sistemática que buscou estudos que explicassem se o desenvolvimento motor pode influenciar na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com TEA e DI. A quarta seção configura o detalhamento dos procedimentos da pesquisa e a aplicação de dois testes que avaliam o desempenho motor e o desenvolvimento dos participantes após a intervenção: o Moviment Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) e o Test of Gross Motor Development (TGMD-3). Após testes de intervenção, foi possível identificar que ocorreram avanços significativos nos escolares tanto na área motora quanto na aprendizagem de leitura e de escrita. Considera-se relevante a continuidade de estudos nessa área, pois não foram encontrados estudos que relacionem as atividades psicomotoras na SRM.
- ItemPensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-11-06) Fittipaldi, Claudiana Messias de Lima; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática, cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas, pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral, apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais, são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.