Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Autor "Barros, Eliana Merlin Deganutti de"
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- ItemCaderno pedagógico: Sequência didática do gênero anúncio de campanha comunitária(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918Este Caderno Pedagógico é um produto educacional que resulta do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo principal é fornecer um material complementar ao professor do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, ofertando subsídios para o trabalho com o gênero “anúncio de campanha comunitária”. Para tanto, respaldamo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 2009), principalmente no que se refere à metodologia da Sequência Didática de Gênero (SDG), formulada pelos autores pertencentes à vertente didática do ISD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011). Para apresentarmos em linhas mais gerais a metodologia na qual nos ancoramos, abordamos as fases em que ela se constitui: apresentação da situação, primeira produção, módulos e produção final. Trazemos uma breve apresentação sobre o ISD, com o intuito de que conheça mais a corrente teórica. Para ampliar os seus conhecimentos sobre o anúncio de campanha comunitária, destacamos alguns elementos característicos: linguísticos, estruturais e multissemióticos. Disponibilizamos um material pedagógico, composto por Caderno do Professor e Caderno do Aluno. O primeiro contém as orientações para o desenvolvimento das atividades propostas em cada um dos módulos, conta também com informações adicionais que contribuem para o aprofundamento do tema ou da dinâmica sugerida, durante a realização dos exercícios. Além das orientações e sugestões, disponibilizamos gabaritos dos exercícios propostos. No Caderno do Aluno, trazemos as atividades, com orientação para a realização de cada uma. Acrescentamos que o material foi elaborado com vistas ao fortalecimento do protagonismo estudantil, o qual prima pela participação efetiva do aluno na construção do conhecimento. A proposição de exercícios, gradativamente, permite conhecer o gênero até chegar ao seu pleno domínio.
- ItemEnsino da oralidade por meio do gênero textual debate público regrado(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino, Carolina Ribeiro de; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Nascimento, Cláudia LopesA tradição escolar ainda oferta à oralidade um lugar secundário no processo de ensino. Isso se torna perceptível ao observar o espaço que os gêneros orais ocupam na sala de aula, como mostram as pesquisas mais recentes na área. Mesmo não sendo recente a inserção dessa modalidade da língua nos documentos oficiais da educação, o ensino da língua falada ainda constitui um desafio para as escolas brasileiras. Partindo disso, este trabalho é o resultado de uma pesquisa inserida no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Programa Nacional de Pós-Graduação Stricto Sensu ofertado a professores de Língua Portuguesa atuantes do Ensino Fundamental Anos iniciais e finais. Em particular, tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento da oralidade dos alunos a partir do trabalho com o gênero textual debate público regrado no contexto escolar. Os objetivos específicos da pesquisa são: descrever as características do gênero textual debate público regrado; elaborar um caderno do professor para o ensino do gênero; implementar o material em aulas de língua portuguesa; e discutir os resultados da implementação. Dentre os gêneros orais apontados nos documentos da educação, escolhemos o debate público regrado para o processo de intervenção, por ser um gênero próprio do argumentar que possibilita o exercício de habilidades orais em práticas discursivas formais. Para a elaboração das atividades aplicadas em sala de aula, organizadas em um conjunto de atividades que norteiam o ensino do gênero, inspirada na sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), tivemos como aporte teórico as teorias da Análise da Conversação e Linguística de Texto, trazendo autores como Urbano (2009), Hilgert (2020), Marcuschi (2001; 2002; 2007; 2008), Storto (2020), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018), bem como concepções importantes para o estudo do oral, no espaço escolar, como as de Dolz e Schneuwly (2004) e Nascimento (2015). Para que a construção do trabalho fosse possível, realizamos uma pesquisa qualitativa em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Piauí e, posteriormente, analisamos os dados da aplicação. A escolha dessa turma para a coleta de dados ocorreu pela necessidade de aprimorar a oralidade dos estudantes, incluindo a argumentação oral, pois são competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e Currículo do Piauí (PIAUÍ, 2018), documentos que orientam a nossa prática. Os resultados da pesquisa mostram que trabalhar a oralidade, pela via do gênero debate público regrado, possibilita o desenvolvimento de habilidades orais dos estudantes, incluindo a atividade argumentativa em interações discursivas.
- ItemGênero entrevista no Ensino Fundamental: instrumento para práticas de linguagem no ensino da Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Marchini, Ana Adélia; Rios, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Canato, Ana Paula BeatoEsta dissertação é requisito obrigatório do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio. Ela apresenta o objetivo de depreender as potencialidades do gênero entrevista mediante produção e análise do produto educacional elaborado nesta pesquisa para o ensino da Língua Portuguesa. Para esse fim, foi elaborada uma sequência didática, com base no modelo didático do gênero em questão, para o desenvolvimento de atividades a partir da identificação dos elementos ensináveis da entrevista relacionados às capacidades de linguagem descritas pelo Interacionismo Sociodiscursivo e mobilizadas no material didático produzido. A pesquisa, de abordagem qualitativa (GODOY, 1995) e dos tipos bibliográfica e documental (GIL, 2002), ancora-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), no Referencial Curricular do Paraná: Princípios, Direitos e Orientações (PARANÁ, 2018), no Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP) (PARANÁ, 2019), nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (SCHNEUWLY; DOLZ; NOVERRAZ, 2011; BRONCKART, 2003) e nos estudos sobre os gêneros (BAKHTIN, 2016; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011; ROJO; BARBOSA, 2015; MARCURSCHI, 2005) e entrevista (MEDINA, 1986, ESSENFELDER, 2005; HOFFNAGEL, 2010; SCHNEUWLY; DOLZ, 2011). Como resultados deste projeto, trazemos dados sobre a eficácia da metodologia adotada para o desenvolvimento das capacidades de linguagem relacionadas ao ensino do gênero entrevista e disponibilizamos o material didático produzido para que possa ser utilizado com alunos do Ensino Fundamental. Por fim, desejamos que os conhecimentos sistematizados neste estudo sejam úteis para outros professores e que possibilitem uma reflexão não somente sobre o ensino do gênero em questão, mas que ajudem a trazer novas possibilidades de encaminhamentos metodológicos para o ensino dos gêneros textuais em sala de aula.
- ItemGuia Pedagógico do Mestre: Role-playing Game (RPG) como meio para o trabalho com a oralidade em aulas de Língua Portuguesa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Zucolotto, Maira; Storto, Letícia Jovelina; https://lattes.cnpq.br/0743245285126825; Storto, Letícia Jovelina; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Anecleto, Úrsula CunhaO presente trabalho apresenta uma possível abordagem de ensino/aprendizagem da oralidade por meio de um jogo interativo, mais especificamente o Role-playing Game (RPG) como meio pedagógico em aulas de Língua Portuguesa. O jogo foi escolhido por apresentar propriedades (expressividade oral, expressividade corporal, capacidade de simulação, interatividade, cooperativo e flexibilidade/ adequação) que garantem a oportunidade de associação e prática de oralidade, relevando, assim, aspectos importantes ao seu ensino, tais como atos linguísticos (fonologia, sintática e variedades linguísticas), paralinguísticos (gestos, movimentos corporais, mímica) e cinésicos (gestualidade, postura corporal, direcionamento do olhar, expressão facial). A pesquisa parte do seguinte problema: que aspectos e dimensões da oralidade são trabalhados no Guia Pedagógico do Mestre produzido? Nesse sentido, tem como objetivo geral analisar os aspectos e dimensões da oralidade trabalhadas no Guia Pedagógico do Mestre, contribuindo para o desenvolvimento da competência oral do falante/estudante a partir da concepção consciente dos aspectos expressivos e dimensões da oralidade em aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, acredita-se no potencial de aplicabilidade do RPG. Para tanto, a pesquisa configura- se por uma abordagem qualitativa e descritiva sob o tipo de pesquisa, inicialmente, bibliográfica e documental acerca da oralidade, dos letramentos e do RPG. O encaminhamento estabelece-se a partir da elaboração de um caderno pedagógico denominado “Guia Pedagógico do Mestre”, contendo uma aventura de RPG produzida para esse fim, sob perspectiva dos letramentos, composto de atividades que trabalham e desenvolvem as quatro dimensões envolvidas no desenvolvimento da linguagem oral, que são: (i) valorização de textos de tradição oral; (ii) oralização do texto escrito; (iii) valorização linguística e relações entre fala e escrita; (iv) produção e compreensão de gêneros orais. O caderno pedagógico foi desenvolvido para turmas de 6º ano dos anos finais do Ensino Fundamental, acreditando que o emprego do RPG no âmbito escolar potencializa a aprendizagem da oralidade. Dessa forma, a pesquisa apresenta estudos significativos da área, centralizando sua base teórica em concepções da oralidade, dos letramentos e do jogo RPG, o Guia Pedagógico do Mestre, apêndice A, e por fim, a análise do guia, validando a partir de princípios teórico-metodológicos capazes de trazer resultados para o âmbito do ensino da língua.
- ItemO documentário expositivo como instrumento de letramentos multissemóticos no ensino remoto emergencial(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Lazari, Poliana dos Santos Silva de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Kersch, Dorotea Frank; Storto, Letícia JovelinaA pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação, a partir de uma problematização observada no contexto educacional em nossa experiência docente, em que constatamos a dificuldade de os alunos em ler e produzir textos multissemióticos. A partir da mudança no cenário educacional, de presencial para remoto emergencial, provocado pela pandemia da COVID-19, a problematização também passou a incluir a adaptação do ensino para esse novo sistema. Embasada nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a pesquisa busca, primeiramente, elaborar e desenvolver, de forma remota, um projeto de ensino fundamentado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG), tendo como objeto unificador o hipergênero ―documentário expositivo‖. O contexto da pesquisa interventiva é uma turma de 8º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Mailon Medeiros, da qual somos professora regente. A justificativa do projeto pauta-se na necessidade de um trabalho docente mais efetivo no que se refere ao ensino da produção de textos multissemióticos na escola, tendo como eixo central a concepção de língua como meio de forma de interação. Pauta-se, também, na noção de ensino remoto emergencial, uma vez que a SDG passou por um processo de adaptação a partir da utilização dos recursos tecnológicos disponibilizados pela instituição escolar do contexto de intervenção, como o ambiente Classroom e outros ferramentas Google (Forms, Docs e Meet). A pesquisa, decorrente do projeto de ensino, tem por objetivo geral validar a adaptação da SDG do documentário expositivo para a modalidade remota. Na primeira etapa, por meio de uma pesquisa exploratória, o gênero "documentário expositivo" é alvo de estudo e descrição, tanto pelo viés bibliográfico como analítico, com o intuito de realizar a modelização didática do gênero e trazer à tona suas dimensões ensináveis para o contexto de intervenção. Após o planejamento das ações didáticas fundamentadas na metodologia de ensino das SDG, a adaptação e a intervenção ocorrem de forma concomitante. A planificação e adaptação das atividades para o ensino remoto emergencial, bem como os gestos docentes mobilizados no processo são os pontos focais da validação da adaptação da SDG do documentário para o ensino remoto. Tais dados são destinados à análise e reflexão para, ao final, ser elaborado um caderno interativo com a SDG validada pela pesquisa. Os resultados apontam que transpor um objeto de ensino do meio midiático e torná-lo um objeto ensinado e aprendido na escola exige conhecimentos que nem sempre foram adquiridos na formação universitária ou continuada, por isso a importância de atualização constante nos cursos de formação docente. Evidenciam, também, que as transformações na prática docente, de forma a tornar o processo de ensino e aprendizagem cada vez mais eficaz, podem vir por meio da compreensão dos gestos didáticos, propiciando um processo reflexivo que permite 9 autoconhecimento sobre a prática de ensino e impulsionando mudanças. Com a instauração do ensino remoto emergencial, destaca-se, também, a urgência de atualização nas metodologias empregadas na escola, com a utilização de metodologias ativas e recursos tecnológico-digitais, que visem o protagonismo e autonomia do aluno, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial.
- ItemO gênero anúncio de campanha comunitária como instrumento para os multiletramentos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Aquino , Edivânia Ribeiro de; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Gonçalves, Adair VieiraA presente pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Partindo de uma abordagem qualitativa e ancorada na pesquisa-ação, este trabalho tem como objetivo analisar indícios do desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação à produção do anúncio de campanha comunitária, como estratégia de validação da SDG elaborada pela pesquisa. O trabalho surge da necessidade de desenvolver, no contexto escolar, um projeto de produção textual centrado no anúncio de campanha comunitária, em que os alunos, ao se apropriarem dos esquemas de utilização do gênero, possam ampliar seus letramentos, para intervir no espaço social onde vivem. A pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 8º ano, de uma escola municipal de Bom Jesus-PI, na qual atuamos como professora regente. A justificativa pauta-se na necessidade de realizar um trabalho docente que esteja centrado na produção de textos, numa perspectiva sociointeracionista da língua. Na primeira etapa desta pesquisa, utilizamos instrumentos para conhecermos as regularidades do gênero anúncio de campanha comunitária. Na segunda, modelizamos teórica e didaticamente o gênero, apresentando as suas dimensões ensináveis. Na terceira etapa, elaboramos uma SDG organizada em 12 módulos, com sugestões de atividades a serem desenvolvidas no contexto da pesquisa: uma escola da rede pública de ensino. Na quarta, realizamos uma intervenção didática baseada na articulação teoria-prática. Na quinta e última etapa, buscamos analisar e refletir sobre os dados gerados no contexto de intervenção, em observância com os pressupostos teóricos do ISD. Os resultados encontrados mostram que o gênero anúncio de campanha comunitária funciona como um instrumento para os multiletramentos. Nessa perspectiva, ansiamos que o material funcione como importante ferramenta para o professor realizar um trabalho em Língua Portuguesa, de forma a preparar os alunos para interagirem nas diversas práticas sociais, fazendo o uso da escrita.
- ItemO gênero notícia: ressignificação do material de apoio ao Currículo do estado de São Paulo a partir da metodologia das sequências didáticas de gêneros(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Lima, Leda Maria Camargo da Costa; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Storto, Letícia Jovelina; Silva, Kleber Aparecido daEste trabalho é motivado por necessidades averiguadas pela nossa prática docente e também por indicadores internos e externos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo. A pesquisa, desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná, centra-se em uma proposta de intervenção orientada pela adaptação do Material de Apoio ao Currículo do estado de São Paulo (MAC-SP), no que se refere à didatização do gênero “notícia”, objeto de ensino do 7º ano, a partir dos preceitos sociointeracionistas da metodologia das sequências didáticas de gêneros (SDG) (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; BARROS, 2020). A finalidade dessa proposta é transformar a notícia em uma ferramenta de interação dentro do contexto escolar, tomando como ponto de referência os fatos da comunidade escolar e tornando, dessa forma, o ensino desse gênero menos artificial. Como objetivo central de pesquisa, nos propomos a avaliar e validar a adaptação do MAC-SP, Língua Portuguesa, 7º ano do Ensino Fundamental, volume 2, fundamentada na metodologia das SDG. Como objetivos específicos temos: a) descrever as características contextuais, discursivas, linguísticas do gênero “notícia” e selecionar as suas dimensões ensináveis para o contexto de intervenção; b) analisar como o objeto de ensino “notícia” é didatizado no MAC-SP; c) diagnosticar as capacidades de linguagem dos alunos em relação a esse gênero; d) elaborar e desenvolver um projeto de ensino pautado nas sequências didáticas de gêneros, que aprimore o processo de didatização do gênero no MAC-SP; e) analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos em relação ao gênero “notícia”, após a implementação do projeto de ensino; f) comparar o projeto de ensino desenvolvido com a didatização feita pelo MAC-SP, a fim de validar a adaptação feita e depreender discussões que possam ajudar no possível aprimoramento do material. A base teórica que norteia a pesquisa são os trabalhos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2003), sobretudo, sua vertente direcionada à Didática das Línguas (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). A leitura de alguns autores ajudou na composição do referencial teórico, dentre eles: Antunes (2010); Bakthin (2003); Barros e Rios-Registro (2014); Bronckart (2006); Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004); Faria e Zanchetta Junior (2007); Geraldi (2006); Nascimento e Rojo (2016) e Possenti (2012). Metodologicamente a pesquisa fundamenta-se na pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Ao final da pesquisa, observamos que, a adaptação do material, por meio da SDG, contribuiu de forma positiva para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos, uma vez que eles se apropriaram de práticas de linguagem pertinentes à escrita do gênero “notícia”.
- ItemO gênero textual carta de reclamação: potencialidades para o desenvolvimento das capacidades argumentativas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Malaghini, Miriam de Oliveira Helbel; Rios-Registro, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios-Registro, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Silva, Alessandra Augusta Pereira daO presente estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção do gênero textual carta de reclamação, dos alunos do 7º ano A, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Cecília Meireles, situado no município de Bandeirantes, Paraná, a fim de aprimorar o processo de argumentação na modalidade escrita em Língua Portuguesa – LP. Para tanto, temos, como objetivos específicos: 1) identificar as características específicas do gênero textual carta de reclamação; 2) diagnosticar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero carta de reclamação, sobretudo os relacionados aos processos argumentativos; e 3) avaliar o potencial de desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos ao longo da sequência didática (SD). A pesquisa é de cunho interpretativista e interventiva, priorizando a abordagem qualitativa sobre a quantitativa, de acordo com as premissas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). As bases teórico-metodológicas estão ancoradas no Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2009) e na defesa do gênero textual como objeto de ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), por defenderem que a função primordial da escola é a de proporcionar situações de interação diversas em que o aluno possa desenvolver suas capacidades de linguagem, para que possa interagir socialmente por meio da produção e interpretação dos mais diversos gêneros textuais. Este estudo está alicerçado, também, nas propostas da argumentação (KOCH; ELIAS, 2017) e no modelo didático da Carta de Reclamação (BARROS, 2012). Com este trabalho, percebemos uma melhora no desempenho das capacidades de linguagem dos alunos, principalmente no que se refere à capacidade argumentativa, contribuindo para o posicionamento crítico e reflexivo dos alunos quanto ao seu papel na sociedade. Ainda, observamos uma melhoria da prática de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa (LP), em respeito ao que prega o PROFLETRAS, na inovação do ensino de LP no Brasil e na disponibilização de um material que aprimore as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, especialmente no que tange à argumentação, cobrindo lacunas deixadas por proposições apresentadas pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998), e DCE (PARANÁ, 2008) de Língua Portuguesa.
- ItemO gênero verbete enciclopédico como objeto de ensino da Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pinto, Mariene Cristina Milanesi; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Manzoni, Rosa Maria; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraO objetivo desta pesquisa, de natureza qualitativa, de cunho interventivo, é validar a elaboração de uma SDG, elaborada pela pesquisa, voltada para o ensino do gênero verbete enciclopédico, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse material didático é ancorado na metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2011; DE PIETRO, 2014; BARROS 2020; CORDEIRO, 2016) criada pelo Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCART, 2003), fundamentação teórica que direciona este trabalho. A pesquisa também busca aportes teóricos em estudiosos que direcionam o ensino da língua por uma visão interacionista, como Bakhtin (2016) e Marcuschi (2008, 2010), e em trabalhos que concebem o ensino e aprendizagem da produção textual como processo/trabalho: Menegassi (2010), Mafra e Barros (2017) e Antunes (2010), entre outros. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) modelizar, teórico e didaticamente, o gênero verbete enciclopédico; b) elaborar o caderno pedagógico para o ensino do gênero; c) analisar o processo de transposição do gênero, de objeto social de referência a objeto a ensinar, concretizado na elaboração do caderno pedagógico; d) analisar o material didático produzido tendo como base os princípios teórico-metodológicos que regem a metodologia das sequências didáticas de gêneros; e) analisar o material com base nas capacidades de linguagem mobilizadas nas atividades didáticas; f) elaborar uma versão final do caderno pedagógico (Caderno do Professor e Caderno do Aluno) já validado pela pesquisa. Ao final do processo de validação, concluímos que a sequência didática do gênero verbete enciclopédico elaborada pela pesquisa mostrase congruente com os propósitos estabelecidos pela metodologia das sequências didáticas de gêneros. Dessa forma, a SDG do gênero verbete enciclopédico oportuniza a apropriação de práticas de linguagem relevantes ao estudo do gênero e viabiliza o seu desenvolvimento em sala de aula.
- ItemSequência de leitura de gêneros: o conto de mistério como eixo condutor do ensino(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Sampaio, Irene; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos; Nantes, Eliza Adriana SheuerA pesquisa faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), desenvolvida na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Parte de uma abordagem qualitativa, de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação e ancorada na perspectiva da validação didática, a partir de uma problematização observada pela pesquisadora: a abordagem de ensino dos descritores da Prova Paraná (habilidade leitora) como uma preparação para a referida avaliação. O trabalho didático com a compreensão textual em sala de aula de Língua Portuguesa vem se restringindo à prática de exercícios a partir dos descritores propostos nas avaliações externas – Prova Brasil e Prova Paraná. Sendo assim, com base nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), a pesquisa busca adaptar a sequência didática de gêneros (SDG) criada por pesquisadores do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), focada no ensino da produção textual, para o ensino da leitura, sistematizando, assim, o que denominamos sequência de leitura de gêneros (SLG). Como proposta interventiva, elaboramos uma SLG tendo como objeto unificador o gênero “conto de mistério” direcionado para um 6º ano do Ensino Fundamental (podendo ser adaptada para outros contextos), deslocando o foco da produção textual, propósito maior da SDG, para a compreensão textual. Os descritores da Prova Paraná, mesmo sendo o mote para a realização do projeto, não são eixos condutores da SLG, uma vez que o objetivo é desenvolver capacidades leitoras voltadas para o texto como unidade de interação e para o gênero como instrumento da comunicação e não para habilidades específicas. A finalidade é mostrar como eles podem ser mobilizados em um projeto de ensino da leitura, mesmo que não sejam o foco. Nesse sentido, a pesquisa objetiva, de forma geral, validar a SLG de conto de mistério produzida, tendo como objetivos específicos:a) compreender o funcionamento da Prova Paraná para o 6º ano; b) modelizar didaticamente o gênero “conto de mistério”; c) elaborar uma SLG de conto de mistério; d) analisar a SLG produzida, com base na adaptação da metodologia das SDG); e) analisar o processo de elaboração e sequenciação de perguntas de leitura da SLG; f) analisar a mobilização de descritores da Prova Paraná na SLG.Buscamos, assim, apresentar um material didático validado por três perspectivas teórico-metodológicas, a fim de que possa atingir os objetivos propostos. A análise nos possibilitou verificar a articulação entre o processo de didatização da leitura na SLG com os princípios metodológicos que embasaram a pesquisa e realizar alterações no material didático produzido, a fim de torná-lo mais adequado ao seu propósito. Os resultados evidenciam que a sistematização do ensino da leitura por meio de uma SLG decorre da escolha do gênero em questão e precisa estar sustentada em bases teórico-metodológicas para dar conta dos objetivos que se pretende atingir.