Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Autor "Bellini, Nerynei Meira Carneiro"
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- ItemA narrativa do fantástico na formação na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Valente, Thiago Alves; Miranda, Kátia Rodrigues MelloBuscar meios para formar leitores fruidores, críticos e atuantes na sociedade em que vivem é um desafio constante dos professores de Língua Portuguesa. Muitos são os fatores que contribuem negativamente para que os alunos não alcancem a proficiência leitora esperada ao final do Ensino Fundamental II. Contudo, entendendo que a prática pedagógica é elemento crucial para o resultado de excelência na formação desses leitores, buscamos desenvolver esta proposta de intervenção a fim de mudar esta realidade de adolescentes desmotivados com a leitura. O presente trabalho visa aprimorar a formação de leitores literários por meio da concepção metodológica Círculos de Leitura proposta por Rildo Cosson (2021). O objetivo foi identificar de que forma essa prática possibilita a formação de leitores literários inseridos em uma comunidade leitora na qual a leitura, discussão e análise do texto literário, especialmente do fantástico, desenvolvem-se sob a mediação da professora a partir da socialização de impressões, percepções, conexões com outros textos e com a vida. Utilizamos para os círculos de leitura os contos fantásticos, por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois trazem a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para tal, apoiamo-nos nos seguintes conceitos teóricos: Narrativa fantástica Todorov (1992) e David Roas (2014, 2016), Círculos de Leitura Rildo Cosson (2021), Formação do Leitor Colomer (2007), Compreensão de Leitura Subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013) e Rouxel (2013), concepções e procedimentos metodológicos de leitura literária propostos por Antonio Candido (2004), Marisa Lajolo (1993, 2004), Regina Zilberman (1988). Nossa pesquisa também se respaldou em documentos oficiais, como: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) e nas Orientações curriculares e subsídios didáticos para a organização do trabalho pedagógico no ensino fundamental de nove anos – Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica do Estado da Bahia (2013). Tratou-se de uma pesquisa de caráter interventivo e pautada em alguns princípios da pesquisa-ação TRIPP (2005), de natureza qualitativa, descritiva e intervencionista. A coleta de dados ocorreu a partir da análise das práticas leitoras no Círculo de Leitura, além de questionários aplicados como avaliação preliminar e exploratória. Parte integrante do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a pesquisa e o projeto foram implementados no Colégio Estadual Polivalente de Feira de Santana, no município de Feira de Santana- Bahia, com adolescentes do 9ºano do Ensino Fundamental II. Com base nas teorias escolhidas para fundamentar a pesquisa, observamos que os estudantes desenvolveram habilidades para pensar os sentidos dos textos a partir de suas próprias experiências de vida, desenvolvam atitudes de politização e sensibilização necessárias à construção de ações de transformação coletiva e desenvolvam o hábito da leitura significativa e prazerosa.
- ItemCaderno pedagógico a narrativa do fantástico na formação do leitor: uma experiência a partir dos círculos de leitura no ensino fundamental II(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Oliveira, Luena Monteiro; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido como parte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Essa pesquisa visou a sistematizar uma prática de letramento literário voltada para a leitura do texto em sala de aula, bem como propor discussões de temas relevantes na sociedade atual e que permeiam o contexto escolar, a fim de promover “[...] o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (BRASIL, 2017, p.10). Dentre várias metodologias de ensino de literatura pesquisadas durante o percurso dos nossos estudos do Mestrado, escolhemos nos aprofundar no Círculo de leitura Cosson (2021) por entender ocupar posição privilegiada ao oportunizar benefícios ao aprendizado da leitura e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento integral da/do estudante enquanto cidadã/cidadão. A escolha do gênero fantástico se deu por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois traz a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para a leitura literária, escolhemos a obra “Casa de Muñecas” da escritora espanhola Patrícia Esteban Erlés. Estruturamos a implementação dessa pesquisa em 4 oficinas, tomando por base os Círculos de leitura Cosson (2021), mobilizamos nossos alunos modelando a oficina em 4 movimentos estruturais: 1º movimento- motivação, 2º movimento- leitura do texto literário, 3º movimento- discussão em grupo sobre as anotações do diário de leitura, 4º movimento- leitura da síntese das ideias discutidas em grupo pelo relator. Destacamos que nossa intenção com as oficinas propostas foi a de ensinar a literatura considerando seu caráter estético, utilizando-nos de uma metodologia que propicie a prática de leitura literária, como forma de acessar o imaginário e o encantamento, reconhecendo o potencial humanizador e transformador da literatura. Este produto pedagógico quer, portanto, oferecer um caminho para trabalhar o Círculo de leitura c o m o p r á t i c a d e l e t r a m e n t o l i t e r á r i o n a e s c o l a . Compartilharemos, a modelagem das oficinas adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do interior da Bahia, no ano pós- pandêmico de 2022. Esperamos que você possa usufruir das estratégias de ensino contidas neste caderno pedagógico e que se sinta à vontade para adaptá-las aos seus objetivos de aprendizagem, às especificidades da(s) obra(s) escolhida(s) e à realidade da sua turma.Este Caderno Pedagógico foi desenvolvido como parte da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), intitulada “A NARRATIVA DO FANTÁSTICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DOS CÍRCULOS DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Essa pesquisa visou a sistematizar uma prática de letramento literário voltada para a leitura do texto em sala de aula, bem como propor discussões de temas relevantes na sociedade atual e que permeiam o contexto escolar, a fim de promover “[...] o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza” (BRASIL, 2017, p.10). Dentre várias metodologias de ensino de literatura pesquisadas durante o percurso dos nossos estudos do Mestrado, escolhemos nos aprofundar no Círculo de leitura Cosson (2021) por entender ocupar posição privilegiada ao oportunizar benefícios ao aprendizado da leitura e ao mesmo tempo proporcionar o desenvolvimento integral da/do estudante enquanto cidadã/cidadão. A escolha do gênero fantástico se deu por acreditar ser bastante instigante ao imaginário dos adolescentes, pois traz a confrontação do sobrenatural e do real, a hesitação, o mistério e a incerteza da realidade. Para a leitura literária, escolhemos a obra “Casa de Muñecas” da escritora espanhola Patrícia Esteban Erlés. Estruturamos a implementação dessa pesquisa em 4 oficinas, tomando por base os Círculos de leitura Cosson (2021), mobilizamos nossos alunos modelando a oficina em 4 movimentos estruturais: 1º movimento- motivação, 2º movimento- leitura do texto literário, 3º movimento- discussão em grupo sobre as anotações do diário de leitura, 4º movimento- leitura da síntese das ideias discutidas em grupo pelo relator. Destacamos que nossa intenção com as oficinas propostas foi a de ensinar a literatura considerando seu caráter estético, utilizando-nos de uma metodologia que propicie a prática de leitura literária, como forma de acessar o imaginário e o encantamento, reconhecendo o potencial humanizador e transformador da literatura. Este produto pedagógico quer, portanto, oferecer um caminho para trabalhar o Círculo de leitura c o m o p r á t i c a d e l e t r a m e n t o l i t e r á r i o n a e s c o l a . Compartilharemos, a modelagem das oficinas adaptadas ao contexto e às especificidades da nossa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do interior da Bahia, no ano pós- pandêmico de 2022. Esperamos que você possa usufruir das estratégias de ensino contidas neste caderno pedagógico e que se sinta à vontade para adaptá-las aos seus objetivos de aprendizagem, às especificidades da(s) obra(s) escolhida(s) e à realidade da sua turma.
- ItemContos de fadas contemporâneos e letramento literário: um trabalho com contos de Marina Colasanti no 7º ano do Ensino Fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Assis, Vanessa Socio de; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Miranda, Kátia Rodrigues de Mello; Duarte, Patrícia Cristina de OliveiraA presente pesquisa ocupa-se do tema do letramento literário a partir de contos maravilhosos, entre os quais se destacam os seguintes contos de fadas contemporâneos de Marina Colasanti: “A moça tecelã” (2000); “A primeira só” (1979) e “Entre a espada e a rosa” (1992). O estudo em tela consiste na pesquisa bibliográfica sobre o letramento literário e a literatura fantástica, visando à construção e aplicação de um projeto que tem como base metodológica a sequência básica de Rildo Cosson (2014), e que, baseado nas etapas propostas na referida metodologia, abrange a leitura e a interpretação dos contos citados e de outros textos a eles relacionados, no que se refere à estrutura da narrativa e à temática abordada. Partindo do questionamento sobre os motivos que podem levar os alunos a não apreciarem e não lerem textos literários, o Método Recepcional, de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira Aguiar (1993) e o Letramento Literário de Rildo Cosson (2014) embasam este trabalho. Norteiam, ainda, esta pesquisa, a abordagem qualitativa (GIL, 1999) e a pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Espera-se que a análise teórico-formal das obras literárias do gênero maravilhoso e a implementação do material didático, com foco no letramento literário, para uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental, tenham contribuído para que os alunos recebam o texto literário de modo atrativo e próximo à sua realidade, por meio do conhecimento da estrutura constitutiva dos gêneros trabalhados e, especialmente, do conteúdo das obras abordadas, conduzindo-os à apreensão de valores e à identificação com os textos e suas personagens, o que deve revelar e reafirmar o caráter humanizador da literatura.
- ItemLiteratura e africanidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental: contos e recontos africanos para formação do leitor literário e prática educativa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Araújo, Andressa Barboza de; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; http://lattes.cnpq.br/2580658848009911; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; Valente , Thiago Alves; Francisco, Eva CristinaEncontrar estratégias que despertem não só o encantamento pela leitura, mas que promovam o debate e o senso crítico entre as crianças é um constante desafio para os professores que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Pautado nesse contexto, tendo como norteadora a Sequência Básica de Letramento Literário proposta por Cosson (2014), tais como as propostas de leitura subjetiva nas perspectivas de Jouve (2013), Langer (2005) e Rouxel (2013), este trabalho busca contribuir, mediante a leitura, análise e recontação de contos africanos, para a conscientização e o aprimoramento das relações étnico-raciais no entorno escolar. Ademais, pretende abranger os quatro eixos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa: oralidade, leitura, escrita e análise linguística. Em consonância com as leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008, que determinam a obrigatoriedade do ensino da “História e cultura afro-brasileira e indígena” na Educação Básica, a pesquisa parte de uma abordagem qualitativa de cunho interventivo. O suporte do método baseia-se em uma investigação exploratória, quanto à revisão bibliográfica realizada, e, explicativa, uma vez que apresenta uma proposta de trabalho aplicável e coerente, seguindo os critérios de competências e habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Os textos escolhidos para a proposta de intervenção pedagógica são de origem africana, colhidos e recontados pelo escritor, professor e contador de histórias Rogério Andrade Barbosa. Essas narrativas privilegiam a cultura e a diversidade do continente, por abordarem produções que instigam o imaginário, o maravilhoso, o raciocínio, o respeito aos mais velhos e aos saberes locais. Parte integrante do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - campus Cornélio Procópio), esta pesquisa é direcionada ao 4º ano do Ensino Fundamental I. Com base nas teorias e práticas abordadas, espera-se que os educandos, que futuramente fizerem uso dessa proposta de ensino, desenvolvam práticas orais de contação de histórias e exercitem de maneira significativa a escrita. Espera-se, também, que desenvolvam o interesse e o prazer pela leitura de textos literários, aprendendo, por meio dos contos, a valorizar e a respeitar a cultura africana, possibilitando seu devido reconhecimento como elemento formador da cultura brasileira.
- ItemLiteratura e oralidade nas séries iniciais : Aplicação do método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Neves, Vanessa Ferreira; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Bellini, Nerynei Meira Carneiro; Ferreira, Eliane Aparecida Galvão RibeiroÉ imprescindível trabalhar com a literatura infantil na escola, já que tal espaço é o lugar propício para aproximar as crianças das mais diversas narrativas e tipos de textos. No campo literário, os textos devem ser tratados como instrumento para propiciar momentos de reflexão, de diálogo, de descontração e estímulo à imaginação. O propósito desse trabalho é apresentar uma sugestão de intervenção pedagógica baseada em uma pesquisa-ação do PROFLETRAS, que se concentra na literatura infantil em séries iniciais durante o processo de alfabetização, um momento em que a linguagem oral é dominante. O trabalho aborda os princípios teóricos dos campos de estudo sobre ensino de literatura e literatura infantil, juntamente com a metodologia subjacente às ações pretendidas. Como base teórica, adotamos a noção de "ouvido pensante" (Amarilha, 2013) para criar uma experiência literária que reconheça a oralidade como forma preponderante e inerente para a apropriação do código escrito. Para a sala de aula, optamos pelo método criativo (Aguiar; Bordini, 1988), que inclui atividades de oralidade para promover uma relação positiva e subjetiva com os textos literários.
- ItemO literário paraense e estereótipos culturais: proposta de formação com o método criativo(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Sousa, Valmir do Nascimento; Valente, Thiago Alves; http://lattes.cnpq.br/8244141803425794; Valente, Thiago Alves; Carvalho, Diógenes Buenos Aires de; Bellini, Nerynei Meira CarneiroPesquisas têm apontado para um crescente avanço dos estudos acadêmicos no campo da literatura, pondo em destaque o papel da literatura infantojuvenil como fonte de formação leitora do aluno. É importante destacar que essas pesquisas têm contribuído significativamente para a prática docente de professores de Língua Portuguesa, sugerindo leituras e atividades que buscam aproximar os alunos do universo da leitura, na perspectiva de formação de leitor literário. Dessa forma, com o intuito de contribuir para os estudos e produções já realizados nessa área, este projeto de pesquisa, a partir de uma abordagem qualitativa, apresenta uma alternativa para o trabalho com o texto literário em sala de aula, focado em uma demanda subjetiva desses alunos, qual seja, a percepção da literatura como um “estar no mundo”, como forma de ruptura de estereótipos sobre si mesmos e, ao mesmo tempo, de despertar a consciência da turma para seu entorno cultural. Nesse sentido, este trabalho tem como proposição formar leitores assíduos e permanentes a partir da proposta metodológica de oficinas de leitura (PNBE, 2014) e do Método Criativo (BORDINI; AGUIAR, 1988), tendo como texto base a obra Antes que o mundo acabe (CUNHA, 2018), numa relação dialógica entre aspectos da cultura amazônica como música, dança, pintura, lendas, culinária, festivais folclóricos e contação de história. A proposta tem como público-alvo alunos do 8º ano da EMEF Professora Raimunda Cabral da Silva, uma vez que o trabalho com o texto literário, ao longo da educação básica, tem se tornado cada vez mais escasso e menos atrativo para o aluno. Para tanto, a pesquisa tomou como base os estudos de Bordini; Aguiar (1988), Ceccantinni (2010), Cosson (2018), Lajolo; Zilbermam (2011), Martha (2008), Ferreira; Valente (2013), entre outros.