Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Autor "Brandileone, Ana Paula Franco Nobile"
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- ItemEducação literária em cena: prática de leitura da obra O Rapaz do Metrô - Poemas Para Jovens em Oito Chacinas ou Capítulos, de Sérgio Capparelli(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Pereira, Patrícia Romanisio; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Lima, Sheila Oliveira de; Brandileone, Ana Paula Franco NobileConsiderando-se os desafios contemporâneos para a formação de leitores no espaço escolar, em especial no que se refere ao trabalho com educação literária, a pesquisa aborda alguns dos principais temas desafiadores presentes nas narrativas juvenis, tais como relações familiares, violência e morte, a partir da prática de leitura de poesia narrativa em sala de aula. Para tanto, metodologicamente, adota-se a pesquisa qualitativa, com base bibliográfica, de análise de conteúdo. A investigação se dá com a análise do contexto educacional de uma nova série de uma escola pública da cidade de São Sebastião da Amoreira, Estado do Paraná, para proposição de material didático de sequência expandida (GOSSON, 2006) de leitura literária da obra O rapaz do metrô: poemas para jovens em oito chacinas ou capítulos (2014), de Sergio Capparelli, tendo em vista potencial aplicação no referido nível de ensino. A pesquisa se pauta em estudos relacionados à área da produção literária juvenil brasileira, à mediação de leitura e aos estudos sobre letramento literário, adotando-se a metodologia de ensino de leitura literária a partir da sequência expandida. Os resultados demonstram que o objetivo geral foi alcançado: a proposta de intervenção didática foi elaborada, a partir da metodologia da sequência expandida de leitura e está estruturada no Apêndice A.
- ItemEducação literária: o gênero dramático e as relações étnico-raciais em O Leão e a Joia, de Wole Soyinka(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Silva, Lizabeth Rogate da; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Fittipaldi, Martina; Carneiro, Nerynei MeiraDesde a promulgação da Lei nº 10.639/03, que prevê a abordagem de aspectos da história e da cultura afro-brasileira, os profissionais do ensino da Língua Portuguesa e de suas respectivas Literaturas na Educação Básica brasileira têm enfrentado um novo desafio. Nesse contexto, o presente trabalho, de caráter qualitativo e abordagem interpretativista e interventiva, apresenta metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, com análise de conteúdo, que objetiva elaborar uma proposta didática para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública ao norte do Estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. Para tanto, foi selecionado o gênero dramático e a obra O Leão e a Joia, de Wole Soyinka (2012), com o intuito de suscitar reflexões críticas que congreguem questões éticas e estéticas, bem como favorecer aos estudantes a oportunidade de experimentar, por meio da ficção, modos de compreensão das diferentes culturas e o alargamento de seu referencial estético, cultural e crítico. Assim, espera-se que a leitura da obra em questão possibilite ao jovem leitor em formação entrar em contato com um gênero pouco explorado em sala de aula e oportunize a promoção e a consolidação de uma educação inclusiva, que leve em conta princípios como a diversidade humana, a alteridade e a humanização. Tem-se, ainda, a expectativa, de promover a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar.
- ItemMediação de leitura de iluminuras - uma incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios: Experiência com círculo de leitura em turma de oitavo do ensino fundamental.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Richter, Valéria do Amaral Ferreira; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Biella, João Carlos; Brandileone, Ana Paula Franco NobileA pesquisa, desenvolvida na Linha de Atuação em Estudos literários, no âmbito do ProfLetras/UENP, de 2021 a 2022, apresenta uma proposta de investigação em torno da educação literária, tendo como princípio instrumentalizar a formação do leitor literário no espaço escolar. Considera-se que a reflexão sobre a presença da literatura na escola e sobre práticas que possam promover a formação do leitor, sobretudo no Ensino Fundamental, é imprescindível ao docente, ciente do seu compromisso com a educação e do potencial humanizador do texto literário. De base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, a pesquisa se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, da cidade Rancho Alegre, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental – anos finais. Estudos voltados à temática sobre a formação do leitor, literatura e ensino, formação docente, bem como sobre documentos oficiais da área, que direcionam (ou não) a prática docente, amparam a pesquisa. Como metodologia de ensino para a proposição do produto educacional voltado à prática de leitura literária em sala de aula, adota-se o Círculo de Leitura proposto por Cosson (2020, 2021a). Como resultado da escolha metodológica elaborou-se e implementou-se prática de leitura com a obra Iluminuras - Uma Incrível viagem ao passado (2015), de Rosana Rios. A experiência com o Círculo de Leitura em turma do oitavo do Ensino Fundamental - anos finais revelou-se válida para ressignificar a abordagem dos textos literários em sala de aula e com potencial para contribuir para o desenvolvimento do letramento literário, por oferecer aos leitores em formação a percepção da indissociabilidade entre forma e o conteúdo (JOUVE, 2012, CANDIDO, 1972, 1995) inerente a uma obra literária. Também por ampliar os seus horizontes de expectativas (JAUSS, 1994) e a possibilidade de tornarem-se mais cientes da complexidade da vida e sensíveis ao próximo (CANDIDO, 1995).
- ItemO círculo de leitura no ensino fundamental, séries finais: prática com Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Lima, Juliana Garcia Martins de; Oliveira, Vanderléia da Silva; http://lattes.cnpq.br/5650751127291119; Oliveira, Vanderléia da Silva; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mota, Rildo José CossonEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Profletras/ UENP, na Linha de Atuação em “Estudos Literários”, de 2022 a 2024, com a proposta de investigação voltada ao desenvolvimento da educação literária, apontando como primordial a instrumentalização metodológica do professor para a formação do leitor literário no contexto escolar. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, de base bibliográfica, com análise de conteúdo, e ação interventiva, e se deu em uma instituição de ensino público da rede estadual do Paraná, direcionada a alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental - anos finais. Como objetivo geral, buscou-se responder à questão investigativa: para a mediação da leitura literária no contexto escolar, a metodologia de ensino do Círculo de Leitura (Cosson, 2014, 2021) tem a potencialidade de promover a escolarização do texto literário? Para tanto, o estudo discorre e reflete sobre o lugar da literatura no espaço escolar na contemporaneidade e ressalta o papel humanizador do texto literário como um direito alienável ao ser humano, a partir da indissociabilidade entre forma e conteúdo na construção de um texto de qualidade estética, conforme pressupostos defendidos por Candido (2004; 2011) e Jouve (2012). Pauta-se nas estratégias metodológicas do Círculo de Leitura (2014; 2021), propostas por Cosson, como essenciais para o desenvolvimento da educação literária e efetivação do letramento literário. Apresenta abordagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018), à luz de uma análise sobre o apagamento da literatura no chão da escola, como reflexo também desse documento prescritivo. Retrata, ainda, considerando-se que a obra corpus faz releitura de textos machadianos, o valor do cânone na contemporaneidade, com os pressupostos de Calvino (2007) e Fritzen (2007), como defesa da necessidade de se preservar a memória dos clássicos no contexto escolar, por meio da leitura na íntegra dessas obras. Como resultado, elaborou-se um caderno de atividades, a partir da obra corpus Memórias quase póstumas de Machado de Assis (2014), de Álvaro Cardoso Gomes, considerada uma biografia romanceada sobre a vida e obra do escritor carioca, e que compõe a coleção “Meu amigo escritor” e o acervo do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) Literário, Ensino Fundamental, anos finais. O romance apresenta qualidade estética e por meio da intertextualidade promove a iniciação do aluno de Ensino Fundamental, anos finais, ao estilo machadiano de escrever, tendo contato com a sutileza da linguagem irônica, a densidade psicológica das personagens e o diálogo entre narrador e personagem.
- ItemO clássico em sala de aula: uma proposta de leitura literária na EJA com Lygia Fagundes Telles(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Fernandes, Simone de Almeida; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Mello, Claudio; Oliveira, Vanderléia da SilvaEsta pesquisa se voltou à reflexão sobre a importância da leitura dos clássicos na escola, sobretudo no contexto atual do ensino da literatura, que põe à margem o conhecimento dos clássicos e do cânone consagrado. Desse modo, teve-se como objetivo geral contribuir para a valorização da leitura de obras literárias clássicas no contexto escolar, a partir da leitura de contos de Lygia Fagundes Telles e, assim, oferecer aos estudantes o contato com patrimônio estético-literário que lhes competem interpretar para compreenderem a si e ao outro no quadro cultural a que pertencem. Diante desse desafio, propôs-se a elaboração de uma proposta de intervenção didática para os potenciais alunos do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no município de Almirante Tamandaré, estado do Paraná, a partir dos pressupostos metodológicos do círculo de leitura (COSSON, 2014), de modo que se possa efetivar a educação literária via leitura na escola. A pesquisa visou, entre os seus principais objetivos específicos, a refletir sobre as relações existentes entre a Literatura, leitura e o sujeito leitor presentes no contexto escolar contemporâneo; promover a aproximação entre as práticas educacionais e as práticas sociais do educando; refletir sobre a prática docente e sua formação em relação ao ensino de Literatura. Para tanto, adotou-se metodologia de pesquisa do tipo bibliográfica, com análise de conteúdo, e abordagem qualitativa, uma vez que interpreta, discute e atribui significados aos assuntos abordados. Espera-se que este trabalho possa contribuir para formação de sujeitos reflexivos e críticos, bem como promover a leitura literária dos clássicos em sala de aula e a reflexão sobre a necessidade da efetivação de (novas) práticas de ensino da Literatura no contexto escolar, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- ItemPor uma educação literária: a Síndrome de Down em Olhos azuis coração vermelho, de Jane Tutikian (2005)(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Ribeiro, Luciana da Costa; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; http://lattes.cnpq.br/2538585613381255; Brandileone, Ana Paula Franco Nobile; Segabinazi, Daniela Maria; Oliveira, Vanderléia da SilvaConsiderando que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2010), as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos (BRASIL, 2013) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) orientam para uma ação educativa e uma prática pedagógica voltada para temas que remetem à aceitação do diferente, ao respeito mútuo e ao reconhecimento da alteridade, torna-se imprescindível a re(educação) das relações humanas voltadas para a diversidade. Assim, esta pesquisa tomou como objeto de estudo a educação literária, utilizando-se como base de estudo o romance Olhos azuis coração vermelho, da autora gaúcha Jane Tutikian (2005), tendo adotado proposta de intervenção didática para alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental, dando foco à problemática ligada à Síndrome de Down. Para tanto, adotou-se como metodologia de ensino a sequência expandida de leitura (COSSON, 2007), como processo para a educação literária via leitura na escola. Quanto à metodologia de pesquisa, foi adotada a pesquisa qualitativa, pesquisa-ação, bem como bibliográfica, com análise de conteúdo. Ainda que em meio a pandemia, cujas atividades foram desenvolvidas de forma remota, a implementação atingiu seus objetivos. Como resultado, reafirma-se o papel da literatura em sala de aula, especialmente com a leitura de obras voltadas para a discussão da diversidade, e da didatização da sequência expandida, como estratégia de letramento literário. Foi perceptível a ampliação da criticidade e interesse dos alunos pelo universo literário durante o desenvolvimento da intervenção. A pesquisa, portanto, confirma o potencial humanizador da literatura para a formação crítica e cidadã, oportunizada pelo trabalho com obras que buscam promover a integração de todos, favorecendo a não discriminação e o respeito mútuo.