Produtos educacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produtos educacionais por Autor "Almeida, Lourdes Maria Werle de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividades de modelagem matemática para os anos iniciais mediando o ensino de tópicos de geometria(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Selleti, Maria Cláudia Silva Jardim; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Almeida, Lourdes Maria Werle de; http://lattes.cnpq.br/2660354136462141Esta Produção Técnica Educacional tem como objetivo apresentar um caderno de atividades que contempla uma sequência de atividades de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem de medidas e medições nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São apresentadas cinco atividades que podem ser desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando seu uso para o ensino de Geometria neste nível de escolaridade. Particularmente, as atividades estão focadas na unidade temática Medidas e Grandezas apontadas na BNCC (BRASIL, 2017). Este material inclui uma breve base teórica relativamente à Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como aspectos referentes à modelagem matemática importantes para o que se propõe este produto educacional. Em seguida são apresentadas cinco atividades de modelagem cujo desenvolvimento inclui medidas e medições. Cada atividade inclui especificidades relativamente ao uso de instrumentos de medidas e a finalidade das medições para construir uma solução para um problema que tem origem na realidade. Convidamos a uma leitura deste trabalho e esperamos que possa chamar a sua atenção para as sugestões de atividades e por fim despertar novas ideias que possam contribuir para a construção do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Motivar e incentivar os alunos é um passo para começarmos a trilhar um caminho inverso, da realidade para a Matemática. O Produto Técnico Educacional apresentado neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada: “Modelagem matemática nos anos iniciais: um design usando sequência de atividades”, disponível em http://www.uenp.edu.br/mestrado- ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora pelo e-mail: mariaclaudiaselleti@gmail.com. De acordo com o Documento Orientador de APCN1, emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional proposto classifica-se pela CAPES como Categoria “[...] (i) desenvolvimento de material didático e instrucional [...] sequências didáticas, [...]”, pois refere-se a uma sequência de atividades.