Produtos educacionais
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Produtos educacionais por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 94
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA avaliação da aprendizagem na perspectiva axiológica: um curso para o contexto de formação inicial de professores de biologia(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) MANOEL, Andressa Felicio Coraiola; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083Não apresenta resumo.
- ItemA oralidade e o gênero textual “causo”: um guia didático pros futuru professô(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Pereira, Luciane Cristina Benites; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379A presente dissertação compõe-se de estudos realizados no decorrer de dois anos, com foco no eixo Oralidade da Língua Portuguesa (LP). Considerando a relevância deste eixo, o objeto de estudo priorizado é o gênero textual “causo”. A pesquisa tem como questão investigativa: de que forma as práticas de ensino voltadas para a oralidade em sala de aula podem auxiliar os futuros professores do ensino fundamental a refletirem sobre a importância desse eixo na aprendizagem da LP? Para fundamentar o estudo foram abordados os aspectos teóricos: Formação Docente (MELLO, 2000, PIMENTA, 1999), ensino da LP nos Documentos Curriculares, Oralidade (MARCUSCHI, 2005, 2008), Variação Linguística (BAGNO, 2013) e Arte de contar histórias (BENJAMIN, 1986; COELHO, 1989). A motivação pela escolha do tema se dá pela constatação, mediante Revisão Sistemática da Literatura (2007 – 2017), que são poucos os estudos direcionados ao referido tema. Tal constatação soma-se ao que foi evidenciado em observação de materiais didáticos da LP: são poucas as atividades pedagógicas direcionadas especificamente à Oralidade. No que se refere aos Documentos Curriculares oficiais, foram pesquisados aqueles elaborados a partir da década de 1990 até a atualidade. No documento Base Nacional Comum Curricular (2017) foi encontrada a afirmação de que devem ser trabalhados na escola, todos os eixos referentes à Linguagem, abrangendo também o oral. Todavia essa prática ainda é incipiente nas escolas. O estudo serviu de suporte para a elaboração de uma Produção Técnica Educacional: um Guia Didático direcionado a professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, implementado junto às estudantes do terceiro ano do curso de Pedagogia da UENP no segundo semestre de 2019, com os objetivos de: compreender como o objeto de estudo “causo” pode ser incluído no trabalho pedagógico conforme orientações dos DC; propor atividades pedagógicas tomando a Oralidade como prática de linguagem necessária a ser aprimorada no ambiente escolar; medir o grau de percepção das participantes quanto ao eixo Oralidade no ensino da Língua Portuguesa. O resultado apontou para a proficuidade do trabalho sistemático em torno da Oralidade na sala de aula.
- ItemA origem da vida na terra e a química pré-biótica: uma proposta de estudo dirigido(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Moraes, Verônica Rodrigues de; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023Não possui resumo
- ItemAbstração na educação básica: o que ensinar? e como ensinar?(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FANTINATI, Regiane Ezequiel; ROSA, Selma dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7092445676772842Não apresenta resumo.
- ItemAdição e subtração(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) CAMPOS, Diéli de; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500Não apresenta resumo.
- ItemAlfabetização científica sobre conhecimentos botânicos: como fazer?(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Franco, Fabiane; Guimarães, Fernando Manuel Seixas; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922Durante a minha atuação profissional, pude verificar a ausência de ensino voltado tanto à Alfabetização Científica (AC) quanto aos conteúdos Botânicos, tornando-os cada vez mais abstratos ao longo dos anos escolares. Assim, surgiu a preocupação quanto ao ensino e à aprendizagem desta ciência nos Anos Iniciais da Educação Básica (EB), o que resultou neste Produto Educacional. A AC visa favorecer a formação de cidadãos esclarecidos em suas atitudes, por meio da apropriação de conhecimentos científicos, atuando de modo racional e responsável e proporcionando benefícios para a sociedade e o ambiente (LORENZETTI, 2000). Logo, alfabetizar cientificamente é inserir os alunos em um mundo de significados novos, aproximando-os da linguagem científica, para serem capazes de atribuir sentindo ao lugar onde vivem. Assim, podem reconhecer os significados da ciência no dia a dia e aplicar os conhecimentos aprendidos em situações novas, ao interpretar os fenômenos naturais do cotidiano, tornando-se cidadãos participativos e críticos (LORENZETTI, 2000). A Botânica é uma área das Ciências Biológicas que investiga o Reino Vegetal ou Reino Plantae, que estuda as estruturas dos vegetais, suas fisiologias, características de identificação e relações ecológicas. Por meio da Botânica, é possível explorar os estudos dos vegetais e relacioná-los com a preservação e o equilíbrio do meio ambiente (DORNELLES, 2008). Os conhecimentos botânicos permitem ampliar a compreensão relacionada ao meio ambiente e são fundamentais nos Anos Iniciais da Educação Básica, visto que, quanto mais cedo se iniciarem os estudos, mais fácil a conscientização ambiental daqueles que serão as gerações futuras. As crianças são a esperança de um mundo melhor e, desse modo, é essencial contribuir com o desenvolvimento de uma cultura científica, desde o início da Educação Básica (VENERANDO, 2020). Ao compreender a importância da Alfabetização Científica e do Ensino de Botânica, surgiu a preocupação quanto ao ensino e à aprendizagem desta ciência nos Anos Iniciais da Educação Básica (EB). Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, prioriza-se, de forma geral, o ensino de Língua Portuguesa e de Matemática. Dessa maneira, as demais disciplinas curriculares são pouco trabalhadas, sendo necessário rever tal processo e contribuir com o Ensino de Ciências. De acordo com Chassot (2000), o desenvolvimento da AC proporciona a aquisição de conhecimentos, de modo a permitir aos alunos a compreensão de seu universo e a cultura na qual estão inseridos, como também contribuir com a sociedade e exercer a cidadania. Segundo Lima e Vasconcelos (2006), os professores dos Anos Iniciais se deparam com inúmeras dificuldades para tornar compreensíveis os conteúdos de ciências, podendo estar associada à falta de variação metodológica utilizada, muitas vezes focada apenas nos livros didáticos, necessitando buscar novos métodos. Diante disso, este Produto Técnico Tecnológico também contribuirá para que outros docentes possam adaptar e utilizar a sequência didática em suas aulas, instigando os alunos a observar, questionar e aprender satisfatoriamente. Ao constatar a importância da Alfabetização Científica, do Ensino da Botânica e a necessidade de preparar atividades e materiais que instiguem e despertem o interesse dos alunos, foi elaborado o presente Produto Educacional, na forma de Sequência Didática (SD), partindo dos princípios de Zabala (1998) e os Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002). Assim, os alunos do segundo ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, poderão desfrutar de uma aprendizagem prazerosa, com diversas atividades. Este Produto Técnico está vinculado à dissertação disponível em: https://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino-dissertacoes, em que o leitor encontra detalhes da pesquisa. Nas seções seguintes, abordamos uma síntese das fundamentações teóricas que embasaram este material e a SD na íntegra, com as atividades propostas. Desejamos a todos(as) uma ótima leitura!
- ItemAninha e a modelagem matemática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) FERREIRA, Rafaela Gonçalves; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734Não apresenta resumo.
- ItemAs dificuldades de leitura : curso de capacitação para professores.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) SOUZA, Michele Costa de; BLANCO, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500Não se aplica resumo.
- ItemAtividades de modelagem matemática nos anos iniciais: um caderno de atividades(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) PFAHL, Kelly Cristina Correia; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734Não apresenta resumo.
- ItemAtividades de modelagem matemática para os anos iniciais mediando o ensino de tópicos de geometria(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Selleti, Maria Cláudia Silva Jardim; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; Almeida, Lourdes Maria Werle de; http://lattes.cnpq.br/2660354136462141Esta Produção Técnica Educacional tem como objetivo apresentar um caderno de atividades que contempla uma sequência de atividades de modelagem matemática para o ensino e a aprendizagem de medidas e medições nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São apresentadas cinco atividades que podem ser desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando seu uso para o ensino de Geometria neste nível de escolaridade. Particularmente, as atividades estão focadas na unidade temática Medidas e Grandezas apontadas na BNCC (BRASIL, 2017). Este material inclui uma breve base teórica relativamente à Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental bem como aspectos referentes à modelagem matemática importantes para o que se propõe este produto educacional. Em seguida são apresentadas cinco atividades de modelagem cujo desenvolvimento inclui medidas e medições. Cada atividade inclui especificidades relativamente ao uso de instrumentos de medidas e a finalidade das medições para construir uma solução para um problema que tem origem na realidade. Convidamos a uma leitura deste trabalho e esperamos que possa chamar a sua atenção para as sugestões de atividades e por fim despertar novas ideias que possam contribuir para a construção do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Motivar e incentivar os alunos é um passo para começarmos a trilhar um caminho inverso, da realidade para a Matemática. O Produto Técnico Educacional apresentado neste documento é parte integrante da Dissertação de Mestrado Intitulada: “Modelagem matemática nos anos iniciais: um design usando sequência de atividades”, disponível em http://www.uenp.edu.br/mestrado- ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora pelo e-mail: mariaclaudiaselleti@gmail.com. De acordo com o Documento Orientador de APCN1, emitido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Produto Educacional proposto classifica-se pela CAPES como Categoria “[...] (i) desenvolvimento de material didático e instrucional [...] sequências didáticas, [...]”, pois refere-se a uma sequência de atividades.
- ItemAvaliação e axiologia: formação para professores que ensinam ciência nos anos inicias do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Sacardo, Milena; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577Não tem resumo
- ItemAvaliação em fases no ensino de geografia: curso de formação continuada(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Conceição Neto, Breno da; Fernandes, Pedro Henrique Carnevalli; http://lattes.cnpq.br/0730093051535014; Luccas, Simone; http://lattes.cnpq.br/0267578230733577A Avaliação educacional é um desafio constante na prática docente, pois é complexo pensar em tal prática no âmbito escolar, de acordo com determinados conteúdos e conforme os objetivos estabelecidos em cada disciplina do currículo escolar. Ao tratar-se da Geografia, seu ensino deve basear-se na compreensão do espaço geográfico, para que os alunos consigam desenvolver o raciocínio geográfico, de modo a cooperar na formação do cidadão crítico e reflexivo a respeito da realidade e das dinâmicas socioespaciais. Deste modo, este estudo tem por objetivo investigar a elaboração de um curso de formação continuada envolvendo a temática de Avaliação Educacional com ênfase no Instrumento avaliativo denominado Avaliação em Fases, aplicá-lo junto a professores da Área de Geografia e analisar os dados coletados durante a implementação do curso.Metodologicamente, esta pesquisa é de abordagem qualitativa fundamentada teoricamente por referencial bibliográfico subsidiado em uma adaptação de etapas da Revisão Sistemática de Literatura (RSL) e análise das Proposta Pedagógicas Curriculares (PPCs) de Licenciaturas em Geografia ofertadas em Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná – PR. Após esta etapa elaborou-se um curso formativo que seria implementado junto a docente de Geografia que atuam na Educação Básica. Todavia, diante do contexto pandêmico este foi avaliado por professores formados em Geografia que atuam tanto na Educação Básica como no Ensino Superior. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário condizente ao Produto Técnico Tecnológico (PTT) e submentido à avaliação de professores são formados em Geografia, que avaliaram o PTT. E as informações coletadas foram analisadas segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Como resultado é possível inferir que a avaliação em fases ainda é desconhecida pelos professores de Geografia, porém ela foi compreendida, por meio da análise do PTT, como uma estratégia avaliativa formativa que coopera para o processo de ensino e também no de aprendizagem, qual oportuniza os estudantes a avançarem no conhecimento.
- ItemCaderno de atividades com o uso do software GeoGebra: uma proposta para o desenvolvimento de competências estatísticas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Beliato, Ingridh Fernandes; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023O desenvolvimento das competências estatísticas é essencial para fornecer aos alunos uma formação para a atuação em sociedade, pois é necessário que cidadãos saibam assimilar e refletir acerca das inúmeras informações que nos cercam diariamente. Essa pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento das competências estatísticas por meio de um caderno de atividades com o aporte do software GeoGebra. Para se alcançar o objetivo proposto, foi desenvolvida no em novembro de 2019 uma pesquisa qualitativa de análise interpretativa com uma turma de 9º no Ensino Fundamental de um colégio particular da cidade de Cornélio Procópio, Paraná. O caderno de atividades foi composto por seis atividades que buscaram aproximar os conteúdos de estatística à realidade do aluno, se preocupando não somente com a execução de cálculos e fórmulas, mas com o entendimento dos conteúdos aplicações no cotidiano. Os resultados obtidos foram analisados qualitativamente por meio das interpretações dos registros dos alunos e observações registradas nos diários de bordo segundo os pressupostos de Flick (2013) e Bogdan e Biklen (1994). As análises demonstraram que o caderno de atividades com o uso do GeoGebra proporcionou o envolvimento dos alunos, expressando, por meio de registros, uma melhora considerável do entendimento dos conceitos abordados, bem como a compreensão dos seus significados e aplicações. Observou-se que os alunos conseguiram ler, interpretar e compreender os dados representados de diversas formas, além de terem inferido considerações acerca dos dados. As atividades com o auxílio do GeoGebra também proporcionaram uma visualização melhor e mais ágil dos dados, oportunizando espaço para o levantamento de arguições e reflexões acerca dos dados. Desse modo, considera-se que as atividades com uso do GeoGebra viabilizaram o desenvolvimento do letramento, pensamento e raciocínio estatístico.
- ItemCaderno de atividades de estatística: uma proposta para o desenvolvimento da competência estatística no ensino superior na perspectiva da educação estatística crítica(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) NUNES, Agnaldo Batista; DAMIN, Willian; http://lattes.cnpq.br/4292744024160834; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023; WillianNão apresenta resumo.
- ItemCaderno de atividades para o ensino de medidas estatísticas no nono ano do ensino fundamental(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024) Gomes, Luís Fernando Funari; Pereira, Rudolph dos Santos Gomes; http://lattes.cnpq.br/3796193323524023Não apresenta resumo
- ItemCaderno de atividades: trabalhando o gênero textual fichamento com sujeitos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Wenceslau, Éverton Bernardes; Storto, Letícia Jovelina; http://lattes.cnpq.br/0743245285126825Não apresenta resumo
- ItemConceito Átomo: proposta de uma sequência didática(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2019) Anjos, Luiz Carlos Giachello dos; Bernardelli, Marlize Spagolla; http://lattes.cnpq.br/4262409170057795A compreensão do conceito Átomo é fundamental para o entendimento da Química na Educação Básica e, por ser muito abstrato, encontra-se dificuldade na condução de seu ensino, principalmente no Ensino Médio. Nesse sentido, propomos como objetivo deste trabalho discutir os resultados da elaboração e aplicação de uma sequência didática a respeito dos modelos atômicos segundo uma abordagem metodológica de ensino Histórico-Epistemológica. Essa sequência didática se fundamenta na teoria da aprendizagem significativa, defendida por David Ausubel, que considera o conhecimento prévio do aluno, bem como as relações deste com outros conhecimentos. Inicialmente, expomos uma reconstrução histórica a respeito da constituição da matéria, começando com os pensamentos dos filósofos gregos até chegarmos ao início do século XIX de nossa era. Sequencialmente, abordamos os modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, com o intuito de favorecer a autonomia ao aluno na construção de seu conhecimento. Como resultados da aplicação da Sequência Didática, observamos indícios de que os alunos compreenderam o desenvolvimento histórico do conceito de Átomo. Com atividades diversificadas, como mapas conceituais, cartas escritas pelos alunos sobre os cientistas, entre outras, constatamos que o objetivo foi alcançado, identificando indícios de aprendizagem significativa.
- ItemCorrida de orientação no ensino básico: uma proposta pedagógica na perspectiva das dimensões do conteúdo e da aprendizagem significativa(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Campos, Rogério; Poletto, Rodrigo de Souza; http://lattes.cnpq.br/8774064317309922A partir deste momento, você inicia por intermédio deste E-book aqui apresentado, o estudo da Corrida de Orientação, que é um dos conteúdos que compõem a Unidade Temática Práticas Corporais de Aventura, prevista na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Este produto é fruto de uma dissertação de mestrado intitulada “O desenvolvimento da Corrida de Orientação na escola na perspectiva das dimensões do conteúdo”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEN), da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O objetivo da nossa pesquisa, foi o de instrumentalizar você e os demais professores(as) de Educação Física a lecionarem a Corrida de Orientação de forma autonôma e eficiente, nas aulas da educação física escolar (EFE), e desta forma, tanto a dissertação, quanto este produto, foram desenvolvidos baseados em três concepções fundamentais: a) A primeira delas é quanto ao papel da educação física como disciplina curricular vinculada à escola e o seu papel na introdução dos alunos na cultura corporal de movimento. b) A segunda é quanto ao papel fundamental dos programas de mestrado profissional, que de acordo com Moreira (2004), têm por finalidade valorizar a formação docente, especialmente no que tange às questões que envolvam o ensino, a aprendizagem e o planejamento educacional, partindo de um problema concreto e propondo uma solução factível para o mesmo. c) E a terceira, diz respeito ao papel da teoria das dimensões do conteúdo, na formação integral dos alunos. Em nossa prática pedagógica “no chão da quadra”, identificamos que o ensino das práticas corporais, ainda é dominado em grande parte por uma visão esportivista. Diversos professores de Educação Física ainda as lecionam sob a perspectiva de formar atletas e selecionar talentos. Neste sentido, entendemos ser importante que você saiba que este E-book se destina à introdução dos alunos na cultura corporal de movimento, ou seja a apresentação para eles da modalidade, aumentando seu repertório motor e lhe oferecendo mais uma opção de atividade a ser desenvolvida em função do lazer, da qualidade de vida e da saúde, tendo a possibilidade de no futuro, por escolha própria, se especializar e eleger este, como sendo o seu esporte para a prática competitiva. Identificamos também, que a Corrida de Orientação é pouco ou nada ensinado no ambiente educacional, fruto da esportivização que privilegia os esportes, deixando de lado as demais práticas corporais, sendo este, o problema concreto para o qual oferecemos respostas. Por meio de uma pesquisa por nós realizada, aplicada de forma on-line a professores de Educação Física em serviço, de todas as regiões do Brasil, 71% dos respondentes afirmaram conhecer a modalidade, mas apenas 10%, a lecionam em suas aulas. Em uma Revisão Sistemática de Literatura por nós realizada, constatamos que as publicações acerca do ensino da Corrida de Orientação realizadas ao longo dos últimos vinte anos, nos idiomas português, inglês e espanhol, são de apenas 4 Teses de Doutorado, 5 Dissertações de Mestrado e 63 Artigos Diversos (CAMPOS, POLETTO e NETO, 2022). Acreditamos que todos nós concordamos que esta produção acadêmica, para uma modalidade esportiva sistematizada e praticada no Brasil desde meados da década de 1970, é muito pouca. Desta forma, neste E-Book, nós oferecemos uma proposta que oportuniza a você professor(a), compreender a Corrida de Orientação desde sua evolução no cenário nacional e internacional, sua estrutura organizacional e funcionamento, as técnicas e habilidades necessárias à sua prática, e sua aplicação no ambiente escolar. Procuramos demonstrar que, para além de ser mais uma modalidade esportiva integrante do currículo escolar, ela pode ocupar ali um lugar de destaque pela possibilidade de ser adotado como meio de transmissão de novos saberes e meio de ampliação da cultura corporal de movimentos, dentro de uma perspectiva das dimensões do conteúdo. Para isto, dividimos este E-book em três capítulos interdependentes, que buscam gerar três capacidades técnicas distintas: entender o esporte sob os seus aspectos conceituais; confeccionar o mapa didático da escola; e ensinar o conteúdo em ambiente escolar. No primeiro capítulo, abordamos a evolução histórica da corrida de orientação, suas regras e todo o material necessário para a sua prática, além de lhe oferecermos alternativas para suprir a falta deste material de maneira criativa. No segundo capítulo apresentamos uma sequência de atividades sob o manuseio do programa Open Orienteering Map (OOM), software de uso livre utilizado para a confecção de mapas de Corrida de Orientação, cujo objetivo é ensinar a você professor, como produzir o mapa didático da sua escola, de forma a lhe gerar autonomia neste importante aspecto para o ensino da modalidade. Por fim, no terceiro capítulo, apresentamos uma sequência de atividades composta por variados exercícios práticos e teóricos e detalhamos os materiais necessários para a realização, a sua forma de organização e a sua forma avaliação. A sequência de atividades, foi aplicada nos alunos do ensino fundamental II e ensino médio, de uma escola pública da cidade de Cornélio Procópio-PR, não consistindo na simples reprodução ou no enquadramento teórico da proposta de curso de iniciação divulgado pela Confederação Brasileira de Orientação (CBO)1, uma vez que a mesma se destina à formação de atletas, não atendendo portanto, sob o nosso ponto de vista, os objetivos didáticos da Educação Física Escolar previstos na BNCC, que é o de inserir nossos alunos na cultura corporal de movimento. As fragilidades constatadas durante as intervenções realizadas durante a aplicação da pesquisa foram discutidas, e alterações de situações didático- metodológicas foram realizadas, e desta forma, este E-Book aqui apresentado é o resultado de todo o processo de planejamento, (re)planejamento e desenvolvimento de uma sequência de atividades para o ensino da Corrida de Orientação, ancorada nos pressupostos das dimensões do conteúdo e na BNCC. Obviamente, ele foi aplicado em um contexto particular e controlado, no entanto acreditamos que é possível a sua reprodução e desenvolvimento na sua prática pedagógica. Neste sentido, convidamos você professor(a) a lê-lo, criticá-lo e aproveitá- lo em sua prática diária. Boa leitura e boas rotas!
- ItemCurso das tdic baseadas no modelo tpack (technological pedagogical and content knowledge): uso do ambiente virtual de aprendizagem (ava) ecosismweb.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) NIEVES, Jesús David Perilla; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083Não se aplica resumo.
- ItemCurso de extensão - ensino de invertebrados para professores de ciências e biologia.(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) SIQUEIRA, Gisele Carvalho de; LUCAS, Lucken Bueno; http://lattes.cnpq.br/6908341698896083; SOVIERZOSKI, Hilda Helena; http://lattes.cnpq.br/3044840899631023Não se aplica resumo.