Produtos educacionais
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Navegando Produtos educacionais por Autor "Barros, Eliana Merlin Deganutti de"
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- ItemSequência de leitura de crônicas literárias: de protótipo de leitura a sequências de atividades(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Branco, Osnir; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918Esta pesquisa centra-se em uma abordagem qualitativa de cunho interventivo, fundamentada na pesquisa-ação. Parte de problematizações observadas no contexto educacional, a partir de dados extraídos de diversas fontes, como o PISA de 2006, em nível internacional, e a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil de 2016, realizada pelo Instituto PRÓ-LIVRO. Os índices sobre leitura apresentados por essas fontes evidenciam pouquíssimas alterações no decorrer dos anos, o que mostra que ainda há uma grande dificuldade por parte dos leitores em atingir uma compreensão plena dos textos. Sendo assim, a pesquisa visa, em uma primeira etapa, à criação/sistematização de um protótipo de leitura que norteie o ensino da leitura em contextos didáticos diversos. Esse protótipo é a base para a elaboração e desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura organizada em torno do gênero “crônica literária”, implementada em um primeiro ano de um curso de Licenciatura em Letras. Da pesquisa resultam dois produtos educacionais: um protótipo de leitura e uma sequência de atividades de leitura para a crônica literária consubstanciados em um Caderno Pedagógico. Como objetivo geral, a pesquisa busca validar tanto o protótipo como a sequência de atividades elaborados para o direcionamento do ensino da leitura. Como objetivos secundários, a pesquisa intenciona identificar: a) quais os resultados do diagnóstico inicial da leitura de crônicas literárias feito pela pesquisa?; b) como os níveis de leitura são mobilizados pelos participantes da pesquisa em cada uma das etapas da leitura da crônica? c) o que o diário reflexivo do professor revela em relação ao ensino e aprendizagem da leitura de crônicas?. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em estudos teóricos sobre leitura – concepções, conceitos, estratégias, metodologias, avaliação – nos mais diversos campos das Linguística e Literatura. Ou seja, a investigação não se alicerça em bases teóricas pré-estabelecidas, pois busca contemplar conceitos, concepções e metodologias para construir uma metodologia própria, que ofereça uma maior flexibilidade nas escolhas de gêneros textuais e literários e na implementação em contextos plurais. Na segunda etapa do trabalho, por meio de uma pesquisa exploratória, a crônica literária é alvo de estudo pelo viés bibliográfico, a fim de se estabelecer diretrizes para uma abordagem da leitura literária instrumentalizada por esse gênero. Após o planejamento das ações didáticas, a intervenção é conduzida pela articulação prática-teoria e registrada em diários reflexivos do pesquisador-professor, geradores de dados para a validação da sequência de atividades proposta para o ensino da leitura de crônica literária sistematizada por meio do protótipo criado pela pesquisa. Os dados para a análise do desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos são coletados por meio do questionário inicial, atividades escritas e orais de/sobre as crônicas lidas e diários reflexivos do pesquisador-professor. Os resultados mostram que os participantes tinham, no início da intervenção, dificuldades na recepção de crônicas literárias, o que reforça a necessidade de desenvolver capacidades leitoras para a apreciação do gênero. Durante os encontros, na realização de atividades escritas e orais, as atividades vão possibilitando maior autonomia de leitura aos alunos, embora ainda bastante apegados às formas tradicionais de respostas às questões de leituras.
- ItemSequência didática do gênero carta de reclamação: práticas de escrita cidadã(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2021) Corrêa, Samandra de Andrade; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; http://lattes.cnpq.br/0263644351545918Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de PósGraduação em Ensino (PPGEN), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa (FLICK, 2013) e ancora-se na problemática da prática da escrita no contexto escolar. Fundamenta-se nos estudos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), buscando abordar a problema evidenciado por meio da metodologia das sequências didáticas de gêneros (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2013; BARROS, 2020), tendo como objeto unificador o gênero ―carta de reclamação‖. Sendo assim, o objetivo deste estudo é validar a elaboração da sequência didática da carta de reclamação, textualizada em um Caderno Pedagógico, a partir do confronto com os princípios teóricos da SDG e da avaliação de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, Anos Finais. Os participantes da pesquisa são sete professores de Língua Portuguesa, que atuam no Ensino Fundamental, Anos finais, da rede pública de ensino. Na etapa inicial do trabalho, buscamos evidenciar a problemática em torno da prática da escrita e sistematizamos um plano de ação para auxiliar na resolução desse problema. Na sequência, realizamos uma pesquisa exploratória sobre o gênero ―carta de reclamação‖, a fim de trazer à tona as dimensões ensináveis desse objeto. Para tanto, o gênero é alvo de estudos bibliográficos e de uma análise documental, tendo como corpus textos representativos do gênero coletados em diversos meios. Em seguida, planificamos e elaboramos uma sequência didática, a qual é submetida a dois processos de validação: confronto com os princípios teóricos e avaliação dos professores. São instrumentos de geração de dados para a análise, os questionários respondidos pelos professores e o próprio Caderno Pedagógico que contém a sequência didática do gênero ―carta de reclamação‖. Os resultados apontam que os princípios teóricos que embasam a metodologia das sequências didáticas de gêneros precisam ser divulgados com maior amplitude. Além disso, a sequência didática de gênero da carta de reclamação é uma ferramenta que pode ser implementada nas aulas de Língua Portuguesa e contribui com a formação dos alunos enquanto cidadãos para que possam agir criticamente por meio da prática da escrita. Dessa forma, esperamos contribuir com os construtos teóricos do Interacionismo Sociodiscursivo e com a formação docente.