Produtos educacionais
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Navegando Produtos educacionais por Autor "Blanco, Marília Bazan"
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- ItemCurso de extensão : Habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Dalla Costa, Isabelle Maichaki; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500A leitura e a escrita proporcionam ao ser humano uma nova forma de compreender e de representar o mundo em que vivem (MALUF, 2003); sendo mais do que a codificação e a decodificação, permitem ao indivíduo sua inclusão e atividade no meio de uma sociedade letrada. Nessa pespectiva, Rocha (2015, p. 3) afirma que a leitura também possibilita “a construção de um indivíduo com percepção reflexiva e crítica”. A discrepante dificuldade na aquisição da leitura em relação à fala é reflexo de sua recente aquisição por parte da humanidade, já que essa não possui um aparato neurobiológico exclusivo (necessitando do recrutamento de diversas áreas cerebrais, cujas funções primárias são outras) e, portanto, exige um ensino sistematizado (COSENZA; GUERRA, 2011). Dessa forma, para que ocorra a aprendizagem da leitura, se faz necessária a escolarização, o que consequentemente está relacionada ao desenvolvimento de diversas habilidades e competências, como visuais, ortográficas, fonológicas e semânticas, que constituem-se como pré-requisitos para as aprendizagens posteriores, mais compexas (CAPELLINI; GERMANO; CUNHA, 2009; CAPELLINI et al., 2017). O presente Produto Educacional, elaborado no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) - Campus Cornélio Procópio, caracteriza- se como um curso de capacitação para professores, com a finalidade de qualificar professores da rede básica do munícipio de Cornélio Procópio sobre as habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil. Ressalta-se que esse produto é parte complementar da dissertação "Ensino das habilidades preditoras de leitura na Educação Infantil: desenvolvimento de um curso de formação para professores". O curso foi ministrado de forma híbrida, com duração de 25 horas, tendo seis módulos presenciais realizados nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Cornélio Procópio (UENP/CP), e cinco módulos realizados de maneira assíncrona, pela plataforma Google Classroom1, contando com a participação de 10 professores. As atividades e discussões presenciais abarcaram os conteúdos de habilidades preditoras de leitura para Educação Infantil, importância desse trabalho na Educação Infantil, sugestões de atividades abordando as competências específicas trabalhadas e diferenças entre dificuldades e transtornos de leitura. Já nos módulos pela plataforma Google Classroom, foram realizadas leituras e atividades de artigos científicos sobre a temática e preenchimento de formulário de atividades pelo Google Formulários2.
- ItemCurso de extensão: o desenvolvimento das funções executivas na educação infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Gonçalves, Jéssica Fernanda Ponte; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500Não apresenta resumo
- Itemcurso de formação continuada: Contribuições da aprendizagem significativa para o ensino de aluno com deficiência intelectual leve(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Andrade, Regiane Cardoso de; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Sousa, Bárbara Nivalda Palharini Alvim de; http://lattes.cnpq.br/5567036140487734Não apresenta resumo
- ItemGuia didático - fonética e fonologia na alfabetização: contribuições teórico - práticas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Cisz, Fabielly Maria Pereira; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379O presente Produto Técnico Tecnológico é resultado da dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio. De acordo com as orientações da CAPES, no mestrado profissional, além do desenvolvimento da dissertação, é preciso que o pós-graduando desenvolva um produto educativo direcionado ao ensino, “Esse produto pode ser, por exemplo, uma sequência didática, um aplicativo computacional, um jogo, um vídeo, um conjunto de videoaulas, um equipamento, uma exposição, entre outros” (BRASIL, 2020, p. 4). Nesse sentido, o PTT intitulado “Guia Didático - Fonética e Fonologia na Alfabetização: contribuições teórico-práticas” é um componente da Dissertação “FONÉTICA E FONOLOGIA: PROPOSTA DE UM GUIA PARA GRADUANDOS DE PEDAGOGIA”, disponível em . Para maiores informações, entre em contato com a autora: e-mail: fabielly458@outlook.com Guia didático é definido por Barros (2009) como um material referencial com elementos metodológicos que definem os temas que serão aprendidos por meio do trabalho docente em sala de aula. Ainda, segundo o autor, é entendido como síntese documental dos principais temas de um conteúdo específico a ser desenvolvido. Segundo a categorização da CAPES, o Guia Didático é uma produção técnica/tecnológica na Área de Ensino pertencente a categoria (i). (i) desenvolvimento de material didático e instrucional (propostas de ensino tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; material textual tais como manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares, dicionários, relatórios publicizados ou não, parciais ou finais de projetos encomendados sob demanda de órgãos públicos) (BRASIL, 2020, p.9). O guia didático tem como objetivo contribuir com a formação dos professores dos anos iniciais, para tanto aborda conceitos acerca da fonética e a fonologia, as quais têm grande importância para o ensino não só no processo inicial de alfabetização, mas também nas fases escolares posteriores. O guia está organizado em duas partes. A primeira aborda, teoricamente, as contribuições da fonética e da fonologia para o professor alfabetizador, apresentando conceitos. Na segunda parte propomos atividades direcionadas aos licenciandos do curso de Pedagogia como também para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- ItemIncluweb: website sobre direito e inclusão para alunos com transtornos funcionais específicos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Silva, Tiago Marinho da; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Coelho Neto, João; http://lattes.cnpq.br/2482014486805534Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações encontram-se de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão nos termos jurídicos. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi desenvolver um website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a perceção dos profissionais, por meio da validação inicial do produto e dos professores no que tange à abordagem contextualizada no website por meio de um curso de capacitação de professores que atuam preferencialmente com alunos com estes tipos de transtorno. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido auxilia na abordagem de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, a legislação e os conteúdos distribuídos no website e deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdos de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento.
- ItemManual de atividades para alunos com dificuldades e transtorno de leitura(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2022) Araujo, Lorena Carnelossi; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500As dificuldades de aprendizagem se tornaram eixo de discussões no ambiente escolar nos últimos anos. As pesquisas científicas que apontam a leitura como estudo chave demonstram que, em decorrência dos baixos índices escolares na alfabetização do país, é possível afirmar que grande parte dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental possui dificuldades de leitura. Nesse cenário que abarca a aprendizagem do aluno e o sucesso escolar, as intervenções para as dificuldades precisam ser discutidas. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram apresentadas em curso online para docentes que atuam nos anos iniciais de escolas de três municípios do estado do Paraná. Os objetivos específicos desse trabalho são: discutir as possíveis causas das dificuldades de leitura; analisar as diferentes propostas de intervenção para dificuldades de leitura encontradas na literatura; implementar e avaliar as atividades propostas por meio de um curso online de formação para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como analisar a contribuição do material desenvolvido para a prática docente. Após investigar trabalhos na área, foi possível constatar a escassez de produções relacionadas à intervenção, e, mediante o contexto exposto, torna-se imprescindível aos professores dispor de estratégias de ensino com metodologias intencionadas para aprimorar a leitura das crianças. Quanto aos resultados do desenvolvimento, implementação e avaliação da Produção Técnica-Tecnológica, o Manual Didático possui 55 atividades elaboradas a partir do método fônico, que foram avaliadas positivamente pelos treze professores participantes durante o curso de formação. Dentre os aspectos positivos citados pelos participantes, tem-se as atividades que trabalham a consciência fonológica e uma sequência de atividades embasadas na relação letra-som, nomeadas também como letras com relação biunívocas. Espera-se que este estudo possibilite pesquisas posteriores, contribua relevantemente para aprendizagem dos alunos com dificuldade e transtorno de leitura e auxilie os professores em suas práticas de ensino cotidianas.
- ItemManual de atividades para o desenvolvimento da consciência metatextual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Abintes, Pâmella dos Santos; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500Conforme a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os Programas de Mestrado Profissional em Ensino, além da dissertação, devem também desenvolver uma Produção Técnica/Tecnológica, que será disponibilizada para utilização em espaços formais ou não-formais de ensino (BRASIL, 2020). A produção da presente pesquisa é um Manual Didático. Essa Produção Técnica-Tecnológica foi, portanto, elaborada a partir da pesquisa de dissertação de mestrado, levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento que orienta as ações pedagógicas no Brasil e o Decreto nº 9.765, de 11 de abril de 2019, art. 3º, inciso IV que evidencia a importância do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas e apresenta como componente essencial para a alfabetização, a compreensão de textos e produção de escrita (BRASIL, 2019). Dentre as habilidades metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem da linguagem, Spinillo, Mota e Correa (2010) apresentam as seguintes subdivisões: consciência fonológica; consciência morfológica; consciência sintática; consciência pragmática e consciência metatextual. As autoras ainda salientam que, em relação as duas últimas habilidades citadas, há pouca ocorrência e ressaltam a importância de pesquisas direcionadas a elas, com o intuito de fundamentar quadros teóricos e discutir as complexas relações das habilidades metalinguísticas e a compreensão de textos. Diante as habilidades metalinguísticas envolvidas no processo de aprendizagem de leitura e escrita, a presente pesquisa direciona-se à habilidade metatextual, definida por Gombert (1992) como a consciência geral do texto lido, no que tange às estruturas formais que compõem o texto e/ou informações trazidas por este, não especificamente às normas linguísticas. Nessa produção foram elaboradas atividades referentes ao desenvolvimento da habilidade metatextual, analisadas e implementadas por meio de um curso de capacitação para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, preferencialmente os que atuam na educação especial no município de Cornélio Procópio, no Paraná. Deste modo, o objetivo geral desta Produção Técnico Tecnológica é apresentar atividades que auxiliem no desenvolvimento da consciência metatextual em crianças com dificuldades de aprendizagem da leitura, a partir da utilização do “NOVO PRONARRAR: suporte estruturado para a emergência e o desenvolvimento de histórias infantis” (OLIVEIRA, 2019; SPINILLO; SIMÕES, 2003). As atividades do manual podem ser realizadas de forma independente, sem seguir uma sequência. O objetivo é que o professor possa selecionar atividades que atendam a necessidade do aluno em um determinado contexto. E que possa adapta-las, no intuito de superar dificuldades pareando com o nível de desenvolvimento do educando. Espera-se que, a partir do curso de capacitação, os professores conheçam a habilidade metatextual e utilizem o manual didático, atribuindo o conhecimento adquirido na capacitação para promover o desenvolvimento da habilidade metatextual e, consequentemente, melhorar o desempenho na leitura e produção de textos de seus alunos.
- ItemManual ilustrado: atividades de compreensão de leitura para escolares com deficiência intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Silva, Bruna Beatriz Cavalline; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500; Araújo, Roberta Negrão de; http://lattes.cnpq.br/0676766332500379De acordo com as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes1) (BRASIL, 2020), no Mestrado Profissional, é necessário que o mestrando desenvolva, além da dissertação, um produto/processo educacional (PE) entendido como uma produção técnica/tecnológica na Área de Ensino. Estes devem ser aplicáveis em contextos reais nos espaços de ensino formais e não formais por professores ou outros profissionais envolvidos. O presente Produto Técnico Tecnológico (PTT), desenvolvido no Mestrado Profissional em Ensino, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – campus de Cornélio Procópio, consiste em um manual ilustrado para professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede básica de ensino, do município de Cornélio Procópio, Paraná. Este tem por objetivo capacitar os docentes a trabalharem com o ensino de Língua Portuguesa, ressaltando a compreensão de leitura na perspectiva inclusiva de alunos com diagnóstico de Deficiência Intelectual leve. Essa produção é componente da Dissertação “FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: COMPREENSÃO DE LEITURA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL”, disponível em http://www.uenp.edu.br/mestrado-ensino. Para maiores informações, entre em contato com a autora: Bruna Beatriz Cavalline Silva, e-mail: bbcavalline@gmail.com O manual em questão encontra-se de acordo com a Plataforma Sucupira, no item I, definido como, [...] desenvolvimento de material didático e instrucional (propostas de ensino tais como sugestões de experimentos e outras atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, roteiros de oficinas; material textual tais como manuais, guias, textos de apoio, artigos em revistas técnicas ou de divulgação, livros didáticos e 1 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo a expansão e consolidação da pós-graduação stricto-sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação Brasileira (BRASIL, 2001).paradidáticos, histórias em quadrinhos e similares, dicionários, relatórios publicizados ou não, parciais ou finais de projetos encomendados sob demanda de órgãos públicos) (BRASIL, 2020, p.9). Nesse sentido, a fim de elaborar um PTT obtivemos como resultado este Manual Ilustrado. Para Bujes (2009) manual é entendido como obra que apresenta noções primordiais sobre uma ciência, uma técnica, cujo objetivo é de ofertar orientações básicas, meio de desempenhar determinada tarefa, servindo de suporte tutorial para executar alguma ação; e ainda um compêndio proposto a apresentar de maneira sucinta, um resumo sobre determinado assunto. O manual é um suporte ao trabalho docente, sendo constituído por meio de estudos, atividades e curiosidades. Ressalta-se que as atividades têm como propósito o evidenciar a importância das relações para a formação do sujeito, levando deste modo a sentir-se parte integrante do grupo. Destacamos ainda, que o material produzido não tem o intuito de engessar o trabalho docente, e tampouco, reduzi-lo a mera execução de atividades. Mas apresentar ampliar as possiblidades de atividades e intervenções que possam ser substituídas e adequadas conforme a necessidade e contexto do professor. Pretendemos que os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental conheçam o manual e apliquem as atividades propostas em sala de aula. Ademais, o manual é composto por informações importantes a respeito da Deficiência Intelectual. Desta forma, além de se consistir como uma ferramenta de trabalho do professor, o Manual favorece para o conhecimento das potencialidades dos alunos com Deficiência Intelectual e formas de ensiná- los, avaliá-los, contribuindo na aprendizagem destes. Este Manual contém atividades que foram implementadas e analisadas em um curso de capacitação para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os encontros foram realizados de forma presencial na Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP – campus Cornélio Procópio. O curso teve a duração de 20 horas e ocorreu durante o mês de junho de 2022. O manual está organizado em três seções, além desta apresentação. A primeira objetiva apresentar as características da Deficiência Intelectual. Estando dividida em subseções em que serão apresentadas as leis que permeiam a inclusão e as possíveis adaptações curriculares. Salientamos que a ênfase deste material diz respeito a compreensão leitora. A segunda seção contém as instruções de uso. Logo, a terceira seção aborda as atividades que buscam desenvolver essa habilidade numa perspectiva inclusiva, esta poderão ser aplicadas pelo professor em sala de aula. Cada uma está fundamentada segundo a Base Nacional Comum Curricular, sendo assim, indicamos os objetivos, procedimentos e recursos.
- ItemPsicologia comportamental em quadrinhos(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023) Merheb, Jéssica Cristina Goulart; Blanco, Marília Bazan; http://lattes.cnpq.br/0413210886886500A Psicologia da Educação, disciplina que faz parte do curso de formação em Pedagogia, é o “ramo da psicologia que trata da aplicação de princípios e teorias da psicologia aos métodos de ensino” (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 759). Uma das teorias ensinadas nessa disciplina é a do Behaviorismo Radical, que tem como fundamento as proposições teóricas de Skinner. Uma das limitações da disciplina Psicologia da Educação é a distância existente entre os conteúdos e a prática escolar. Conforme Paini (2006, p.215), “os acadêmicos gostariam que a disciplina aliasse estratégias de ação ao conhecimento teórico, e as discutisse”. Diante disso, cabe mencionar que alguns autores, como Moya (1977), Luyten (1989), Santos Neto e Silva (2015), Vergueiro (2020) e Vergueiro e Ramos (2020), apontam que as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como estratégias de ensino que contribuem no processo de aprendizagem. Além disso, Bispo, Santos e Silva (2015) constataram, em estudo realizado no curso de Administração, que a utilização de tal gênero textual promoveu a aproximação entre teoria e prática, uma vez que permitiu a reflexão e representação de uma situação profissional na qual se aplica o conhecimento teórico. A partir dos indicativos teóricos de que as HQs contribuem significativamente quando utilizadas no Ensino Superior e da escassez de estudos que relacionem o uso dessas narrativas com o ensino de Psicologia, surgiu a necessidade de um curso que aliasse o uso dos quadrinhos, com o ensino de conceitos da Análise do comportamento. Dessa forma, a presente Produção Técnica-tecnológica, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, consiste em um curso destinado ao uso de HQs para o ensino de Psicologia Comportamental e inclui-se na categoria “(v) cursos de curta duração e atividades de extensão, como cursos, oficinas, ciclos de palestras, exposições diversas, olimpíadas, expedições, atividades de divulgação científica e outras” (BRASIL, 2019, p. 11). Como objetivos do referido produto educacional, foram definidos: 1) expor os principais conceitos da Análise do Comportamento (AC); 2) apresentar definições de História em quadrinhos, assim como autores que discorrem sobre o seu uso no ensino; 3) capacitar os alunos quanto ao desenvolvimento e utilização de HQs no ensino de psicologia, utilizando a ferramenta Pixton; 4) produzir HQ sobre temas da Análise do Comportamento; 5) verificar se o uso de histórias em quadrinhos contribui para o ensino de Psicologia. Este documento concerne à Produção Técnica-tecnológica e está organizado em três capítulos: o primeiro diz respeito ao referencial teórico utilizado para a elaboração do curso; o segundo apresenta o curso e; o terceiro traz algumas considerações a respeito da utilização do produto educacional.