Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras
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Navegando Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras por Assunto "Argumentação"
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- ItemO gênero textual carta de reclamação: potencialidades para o desenvolvimento das capacidades argumentativas(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2020) Malaghini, Miriam de Oliveira Helbel; Rios-Registro, Eliane Segati; http://lattes.cnpq.br/3970408002040368; Rios-Registro, Eliane Segati; Barros, Eliana Merlin Deganutti de; Silva, Alessandra Augusta Pereira daO presente estudo tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento das capacidades de linguagem na produção do gênero textual carta de reclamação, dos alunos do 7º ano A, do Ensino Fundamental II, do Colégio Estadual Cecília Meireles, situado no município de Bandeirantes, Paraná, a fim de aprimorar o processo de argumentação na modalidade escrita em Língua Portuguesa – LP. Para tanto, temos, como objetivos específicos: 1) identificar as características específicas do gênero textual carta de reclamação; 2) diagnosticar as dificuldades dos alunos na escrita de textos do gênero carta de reclamação, sobretudo os relacionados aos processos argumentativos; e 3) avaliar o potencial de desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos ao longo da sequência didática (SD). A pesquisa é de cunho interpretativista e interventiva, priorizando a abordagem qualitativa sobre a quantitativa, de acordo com as premissas da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). As bases teórico-metodológicas estão ancoradas no Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2009) e na defesa do gênero textual como objeto de ensino (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), por defenderem que a função primordial da escola é a de proporcionar situações de interação diversas em que o aluno possa desenvolver suas capacidades de linguagem, para que possa interagir socialmente por meio da produção e interpretação dos mais diversos gêneros textuais. Este estudo está alicerçado, também, nas propostas da argumentação (KOCH; ELIAS, 2017) e no modelo didático da Carta de Reclamação (BARROS, 2012). Com este trabalho, percebemos uma melhora no desempenho das capacidades de linguagem dos alunos, principalmente no que se refere à capacidade argumentativa, contribuindo para o posicionamento crítico e reflexivo dos alunos quanto ao seu papel na sociedade. Ainda, observamos uma melhoria da prática de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa (LP), em respeito ao que prega o PROFLETRAS, na inovação do ensino de LP no Brasil e na disponibilização de um material que aprimore as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos alunos, especialmente no que tange à argumentação, cobrindo lacunas deixadas por proposições apresentadas pelos PCNs (BRASIL, 1997; 1998), e DCE (PARANÁ, 2008) de Língua Portuguesa.