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- ItemProcesso Educacional no contexto do Ensino Médio: Práticas Pedagógicas em grupos multietários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.
- ItemAnálise de currículos a luz da pedagogia histórico-crítica: uma proposta de formação continuada para os professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-30) Santos, Franciele Rocha dos; Noda, Marisa; https://orcid.org/0000-0002-6112-7983; http://lattes.cnpq.br/7464060827288930Tendo por objeto de estudo o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações – RCPR, este trabalho analisa a formação continuada no estado do Paraná na proposta apresentada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Jacarezinho-PR, para implementar o RCPR. Nesta análise elenca-se os conceitos de uma política neoliberal, que integra uma totalidade nacional e internacional e que sofre influências. Com isso se objetiva compreender o contexto histórico da formação inicial, as organizações e implantação dos cursos no Brasil; investigar a influência do neoliberalismo nas políticas educacionais para a formação continuada no Brasil e no estado do Paraná; compreender as políticas de formação continuada nos currículos paranaenses, especificamente a elaboração do RCPR e seu alinhamento com a BNCC e seu processo de implementação; e desenvolver um produto educacional: um material pautado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica para discutir currículos que norteiam a educação básica, como proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se justifica a partir da importância de discutir a formação continuada dos professores para atuar com os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista os documentos curriculares, diante do contexto econômico, histórico e social. Os fundamentos teóricos e o procedimento de análise foram pautados no método do Materialismo Histórico-Dialético que considera o movimento histórico não como algo imutável, mas em constante transformação. A metodologia possuiu uma abordagem bibliográfica e documental, e os referenciais teóricos consistem em Marx e Engels, Antonio Gramsci, e Dermeval Saviani. A revisão de literatura foi feita através das seleções de estudos que contribuíram com conceitos para o desenvolvimento da pesquisa, como Andrade (2022), Aranda (2005), Santos (2017), Noda (2014), Rosa (2017), Rubim (2018), e de documentos governamentais, estaduais, organizações sociais de classe e de organismos internacionais. O processo da pesquisa também contou com a observação, como participante, da formação continuada “Conexão Professor em Ação – anos iniciais do ensino fundamental”, no ano de 2019. O resultado da pesquisa apontou que as formações continuadas no município vão ao encontro de políticas educacionais do estado do Paraná, do Brasil e do mundo, com a influência do modo de produção capitalista. O produto educacional, resultante desta pesquisa, é uma formação continuada, fruto dos estudos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.
- ItemEstratégias de ensino para crianças(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-10-19) Silva, Anne Caroline Borba da; Souza, Roberta Ekuni de; https://orcid.org/0000-0003-1490-0184; http://lattes.cnpq.br/8230384607574009A prática de lembrar (retrieval practice) é uma técnica utilizada para fortalecer as informações aprendidas, por meio da tentativa de lembrar. Apesar de esse efeito ser robusto em diferentes níveis educacionais, há poucos estudos com controles mais ecológicos, semelhantes aos que ocorrem no cotidiano do ensino infantil. O objetivo desse trabalho foi analisar os efeitos da prática de lembrar, caça-palavras (atividade lúdica que intenciona uma busca ativa de encontrar e reconhecer palavras) e releitura na retenção do material estudado por crianças. Os testes finais foram aplicados com intervalo de retenção de quatro dias, por meio de perguntas de complete seguidas por questões de múltipla escolha. Em dois experimentos, alunos do Ensino Fundamental leram um texto sobre o sol e realizaram a prática de lembrar (recordação com pistas), caça-palavras e releitura (intraparticipantes). Cada atividade foi seguida de um julgamento de aprendizagem (JOL). Enquanto no experimento I o caça-palavras envolvia encontrar a palavra-alvo em negrito nas frases, no experimento II, os participantes deveriam completar com a palavra-alvo faltante, que contava com duas letras iniciais como pistas, e procurá-la no caça-palavras em meio a outras palavras distratoras (palavras com as mesmas iniciais das palavras-alvo). Outrossim, analisamos o tempo em que realizaram cada atividade. Os resultados indicaram que a prática de lembrar foi mais efetiva no teste de complete do que o caça-palavras e a releitura. Quando a tarefa de caça-palavras foi mais elaborada, não houve diferença significativa comparada à prática de lembrar, mas a releitura foi pior do que ambas. No teste de múltipla escolha, não houve diferença entre as três tarefas. A análise do tempo mostrou que os alunos demoraram mais tempo para realizar o caça-palavras. Em conclusão, a prática de lembrar o conteúdo é mais eficaz, já que é realizada em menos tempo do que o caça-palavras e a releitura.
- ItemVozes democráticas: gestão escolar na Educação Infantil(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-12-15) Dias, Ana Carolina; Almeida, Siderly do Carmo Dahle de; http://lattes.cnpq.br/9600322657151582A presente pesquisa teve o intuito de analisar teses e dissertações produzidas no período entre 2012 e 2022, com o propósito de estabelecer o “estado da arte” desses estudos e identificar as tendências contemporâneas para a formação do gestor escolar atuante na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. A investigação centralizou-se na seguinte problemática: “Quais as tendências contemporâneas para a formação do gestor escolar que atua na Educação Infantil, apresentadas e discutidas nas teses e dissertações nos últimos dez anos?”. Para a condução do estudo, optou-se por adotar como metodologia a pesquisa qualitativa, cujos objetivos foram exploratórios e descritivos. A coleta de dados envolveu um levantamento de Teses e Dissertações na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT, seguida por análises minuciosas dos textos selecionados. Para fundamentar e enriquecer o estudo, foram empregadas referências teóricas de autores como Lück (2009; 2013), Paro (2001; 2012), Libâneo (2015) e Veiga (1995) que forneceram uma base sólida para a compreensão das complexidades e desafios inerentes à Gestão Escolar na Educação Infantil, destacando a importância da integração entre gestão e planejamento. Com o resultado da pesquisa, elaborou-se um “Inventário de tendências contemporâneas para formação de gestores que atuam na Educação Infantil” como produto educacional, com o destaque dos autores mais utilizados nos trabalhos analisados e suas contribuições sobre o tema. Conclui-se que a Gestão Escolar, conforme delineada por especialistas, abarca a mobilização de recursos e procedimentos para alcançar os objetivos educacionais, demandando competências gerenciais, técnicas e administrativas. A direção emerge como um princípio vital, guiando o esforço coletivo rumo aos objetivos estipulados. O âmbito da Educação Infantil exige atenção especial, tanto em termos de práticas pedagógicas quanto administrativas. As instituições devem focar nas crianças, proporcionando rotinas enriquecedoras, acolhedoras e desafiadoras, fomentando o autoconhecimento, autoestima, bem como a compreensão de relações sociais e elementos culturais. No entanto, persistem obstáculos, como escassez de recursos financeiros, materiais e políticas adequadas. A formação e atuação dos profissionais na Educação Infantil emergem como áreas de necessidade e investimento. Além disso, destaca-se a relevância de futuras pesquisas voltadas para a Gestão Escolar com enfoque nas particularidades da Educação Infantil, uma vez que esta pesquisa identificou lacunas significativas nessa área de estudo, evidenciando a necessidade de ampliar o conhecimento nesse campo fundamental de atuação educacional.
- ItemEstratégias de atividades psicomotoras para escolares com Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-03-26) Silvestre, Elisangela Aparecida Oliveira; Valério, Flávia Évelin Bandeira Lima; https://orcid.org/0000-0002-7026-3354; http://lattes.cnpq.br/8954194878263990A dissertação foi construída a partir da questão norteadora: o desenvolvimento motor pode influenciar a aprendizagem de leitura e escrita de escolares da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM)? O objetivo geral foi avaliar o nível de desenvolvimento motor e seu impacto na aprendizagem de leitura e de escrita dos escolares com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência Intelectual (DI) de uma Escola Municipal em Cambará (PR). Estruturada como modelo escandinavo, está dividida em quatro seções. A primeira apresenta um detalhamento da trajetória acadêmica e profissional da autora, contemplando quais fatores influenciaram os estudos na área do desenvolvimento motor. O referencial teórico da caracterização da SRM está na segunda seção e apresenta uma leitura de explanação da implantação das políticas públicas desse atendimento especializado. A terceira seção é composta por uma revisão sistemática que buscou estudos que explicassem se o desenvolvimento motor pode influenciar na aprendizagem de leitura e escrita de escolares com TEA e DI. A quarta seção configura o detalhamento dos procedimentos da pesquisa e a aplicação de dois testes que avaliam o desempenho motor e o desenvolvimento dos participantes após a intervenção: o Moviment Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) e o Test of Gross Motor Development (TGMD-3). Após testes de intervenção, foi possível identificar que ocorreram avanços significativos nos escolares tanto na área motora quanto na aprendizagem de leitura e de escrita. Considera-se relevante a continuidade de estudos nessa área, pois não foram encontrados estudos que relacionem as atividades psicomotoras na SRM.