Produtos educacionais
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- ItemManual para o uso da ficha avaliativa dos produtos técnico-tecnológicos para mestrados profissionais da área da educação(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2025-03-20) Silva, Glaisier Mara Aparecida Mariano da; Sachs, Juliane Priscila Diniz; https://orcid.org/0000-0002-5222-6517; http://lattes.cnpq.br/1838932850469664Esta dissertação é produto de uma pesquisa que explora as implicações epistemológicas e propõe um modelo pragmático para o desenvolvimento e avaliação de Produtos Educacionais (PEs) e Produtos Técnico-Tecnológicos (PTTs) em Mestrados Profissionais em Educação (MPE). O principal objetivo foi desenvolver um modelo de avaliação que considere tanto o Produto final quanto o processo contínuo de criação e aprimoramento desses Produtos, enfatizando seu impacto social, bem como seu impacto na prática do professor da Educação Básica, visto ser esse o público alvo dos MPE, além de sua relevância educacional. Dito isso, se entende que essa pesquisa possui aderência à linha 2 do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPEd), que é um Programa de formação de professores da Educação Básica. Ademais a problematização gira em torno das lacunas nos critérios de avaliação existentes, que não contemplam adequadamente as especificidades dos produtos e sua aplicabilidade no contexto educacional. A metodologia empregada foi qualitativa, combinando Revisão Sistemática da Literatura, pesquisa bibliográfica e análise documental, com foco nos documentos oficiais da CAPES e nas práticas avaliativas adotadas nos Mestrados Profissionais. A dissertação é estruturada em seis seções: Introdução, Reflexões sobre as Áreas de Educação e Ensino, Definições de PEs e PTTs, Revisão Sistemática da Literatura, Avaliação Pragmática dos Produtos Educacionais e Técnico-Tecnológicos e Considerações Finais. Na Introdução, a pesquisa aborda o contexto dos Mestrados Profissionais no Brasil e os desafios na avaliação de PEs e PTTs, apresentando os objetivos e a estrutura da dissertação. A segunda seção, Reflexões sobre as Áreas de Educação e Ensino, foca na especificidade dos Mestrados Profissionais em Educação, discutindo os desafios enfrentados por esses programas e a evolução histórica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd). A terceira seção trata das Definições de Produto Educacional e Produção Técnico-Tecnológica nos Documentos Oficiais e Suas Implicações, abordando como esses Produtos são definidos nos documentos da CAPES e a validade das formas de avaliação propostas. A pesquisa propõe uma ficha de avaliação adaptada às necessidades da área educacional, que leva em consideração a flexibilidade e a aplicabilidade dos produtos. Na quarta seção, Revisão Sistemática da Literatura, são detalhadas a metodologia de pesquisa, incluindo critérios de elegibilidade e os métodos de análise. A subseção Resultados/Discussão destaca as lacunas nos critérios avaliativos existentes, fundamentando a proposta de avaliação apresentada. A quinta seção propõe a Avaliação Pragmática dos Produtos Educacionais e Técnico-Tecnológicos, descrevendo seis momentos de avaliação: a colocação do problema, a escolha do referencial teórico-metodológico, a proposição do produto, a constituição da base de dados, a averiguação do produto e a apresentação dos resultados atuais. Este modelo integra o processo de criação e avaliação, com foco no impacto social, inovação e relevância educacional. Na sexta seção, Considerações Finais, são sintetizados os principais resultados da pesquisa, destacando a importância de um modelo de avaliação reflexivo, flexível e focado no impacto social. A dissertação sugere que o modelo proposto seja validado em programas de Mestrado Profissional para aprimorar as práticas avaliativas e promover um impacto positivo na educação.
- ItemPensando a identidade negra por meio do gênero conto contemporâneo: uma proposta de letramento literário para o Ensino Médio(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2024-12-06) Barroso, Diego Henrique; Duarte, Patrícia Cristina de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9894421129625846Esta dissertação, fruto de uma pesquisa qualitativa-interpretativa, de natureza teóricaespeculativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, da Universidade Estadual do Norte do Paraná – PPEd/UENP, tem como foco discutir, analisar e propor encaminhamentos didáticos para o letramento literário no Ensino Médio. A pesquisa destaca a importância da literatura na formação intelectual e social dos estudantes, enfatizando seu papel na construção do senso crítico e na compreensão da diversidade cultural. Utilizando a sequência didática expandida proposta por Rildo Cosson (2022) e a obra Redemoinho em Dia Quente (2019), de Jarid Arraes, a dissertação propõe uma metodologia que busca aproximar os estudantes das obras literárias contemporâneas, fomentando a leitura crítica e reflexiva. O produto educacional desenvolvido, o caderno pedagógico intitulado Uma Proposta Didática para o Ensino Médio: Sequência Expandida de Letramento Literário com Contos de Jarid Arraes, visa subsidiar o trabalho dos docentes na implementação dessas práticas. A pesquisa também aborda as dificuldades enfrentadas no contexto da Educação Básica e propõe novas metodologias para superá-las.
- ItemProcesso Educacional no contexto do Ensino Médio: Práticas Pedagógicas em grupos multietários do Instituto Federal do Paraná - Campus Jacarezinho(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-01) Baptista, Daniele Leonarda dos Santos; Maia, Jorge Sobral da Silva; https://orcid.org/0000-0003-4066-738X; http://lattes.cnpq.br/9841385363737957Esta pesquisa investigou o processo de ensino no contexto dos grupos multietários do Ensino Médio, analisando as concepções dos docentes sobre suas práticas em uma organização escolar não convencional. Esses grupos multietários são formados por estudantes de diferentes anos de ingresso na instituição, isso se dá na organização das Unidades Curriculares, advindas da reorganização curricular do campus. Do ponto de vista metodológico a pesquisa consistiu em realizar um estudo de caso, com abordagem qualitativa aliada ao instrumento de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo para o desenvolvimento do estudo, tendo como aporte teórico a Pedagogia HistóricoCrítica. A investigação ocorreu no Campus Jacarezinho do Instituto Federal do Paraná, e desenvolveu-se a partir da realização de revisão bibliográfica acerca das práticas docentes no contexto escolar e levantamento de dados através de entrevistas com os docentes da instituição das diferentes áreas do conhecimento. Investigamos as concepções docentes sobre suas práticas pedagógicas, analisando como ocorrem as relações interpessoais na transformação da realidade social na qual o estudante está inserido, e como essas relações refletem no processo de ensino. As informações coletadas através das entrevistas subsidiaram a análise das dificuldades apontadas pelos docentes ao desenvolver as práticas pedagógicas. Os resultados evidenciaram que a relação social entre os estudantes no âmbito das turmas multietárias contribui no processo de ensino e aprendizagem dos envolvidos, foi possível identificar a contribuição dessas relações interpessoais entre os estudantes e também com o professor neste processo educacional. No que se refere aos docentes da instituição nas atividades de organização, planejamento e compartilhamento das práticas pedagógicas, observou-se que essas ações são mais individualizadas, normalmente, o compartilhamento dessas práticas é realizado informalmente. Ainda, a instituição carece de encontros de formação que abordem a prática pedagógica de maneira mais específica, além da necessidade de fomentar o compartilhamento das experiências entre os pares. Considerando o contexto pesquisado, elaboramos o Produto Educacional definido como “Relatório Analítico das Práticas Pedagógicas no IFPR - Campus Jacarezinho”. Como desdobramento dessa ação, propõe-se a realização de encontros de formação pedagógica em formato de oficinas, em que aliando teoria e prática possa atender docentes e profissionais da educação que buscam aperfeiçoamento profissional.
- ItemAnálise de currículos a luz da pedagogia histórico-crítica: uma proposta de formação continuada para os professores(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-03-30) Santos, Franciele Rocha dos; Noda, Marisa; https://orcid.org/0000-0002-6112-7983; http://lattes.cnpq.br/7464060827288930Tendo por objeto de estudo o Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações – RCPR, este trabalho analisa a formação continuada no estado do Paraná na proposta apresentada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Jacarezinho-PR, para implementar o RCPR. Nesta análise elenca-se os conceitos de uma política neoliberal, que integra uma totalidade nacional e internacional e que sofre influências. Com isso se objetiva compreender o contexto histórico da formação inicial, as organizações e implantação dos cursos no Brasil; investigar a influência do neoliberalismo nas políticas educacionais para a formação continuada no Brasil e no estado do Paraná; compreender as políticas de formação continuada nos currículos paranaenses, especificamente a elaboração do RCPR e seu alinhamento com a BNCC e seu processo de implementação; e desenvolver um produto educacional: um material pautado na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica para discutir currículos que norteiam a educação básica, como proposta de formação continuada para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa se justifica a partir da importância de discutir a formação continuada dos professores para atuar com os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo em vista os documentos curriculares, diante do contexto econômico, histórico e social. Os fundamentos teóricos e o procedimento de análise foram pautados no método do Materialismo Histórico-Dialético que considera o movimento histórico não como algo imutável, mas em constante transformação. A metodologia possuiu uma abordagem bibliográfica e documental, e os referenciais teóricos consistem em Marx e Engels, Antonio Gramsci, e Dermeval Saviani. A revisão de literatura foi feita através das seleções de estudos que contribuíram com conceitos para o desenvolvimento da pesquisa, como Andrade (2022), Aranda (2005), Santos (2017), Noda (2014), Rosa (2017), Rubim (2018), e de documentos governamentais, estaduais, organizações sociais de classe e de organismos internacionais. O processo da pesquisa também contou com a observação, como participante, da formação continuada “Conexão Professor em Ação – anos iniciais do ensino fundamental”, no ano de 2019. O resultado da pesquisa apontou que as formações continuadas no município vão ao encontro de políticas educacionais do estado do Paraná, do Brasil e do mundo, com a influência do modo de produção capitalista. O produto educacional, resultante desta pesquisa, é uma formação continuada, fruto dos estudos à luz da Pedagogia Histórico-Crítica.
- ItemEstratégias de ensino para crianças(Universidade Estadual do Norte do Paraná, 2023-10-19) Silva, Anne Caroline Borba da; Souza, Roberta Ekuni de; https://orcid.org/0000-0003-1490-0184; http://lattes.cnpq.br/8230384607574009A prática de lembrar (retrieval practice) é uma técnica utilizada para fortalecer as informações aprendidas, por meio da tentativa de lembrar. Apesar de esse efeito ser robusto em diferentes níveis educacionais, há poucos estudos com controles mais ecológicos, semelhantes aos que ocorrem no cotidiano do ensino infantil. O objetivo desse trabalho foi analisar os efeitos da prática de lembrar, caça-palavras (atividade lúdica que intenciona uma busca ativa de encontrar e reconhecer palavras) e releitura na retenção do material estudado por crianças. Os testes finais foram aplicados com intervalo de retenção de quatro dias, por meio de perguntas de complete seguidas por questões de múltipla escolha. Em dois experimentos, alunos do Ensino Fundamental leram um texto sobre o sol e realizaram a prática de lembrar (recordação com pistas), caça-palavras e releitura (intraparticipantes). Cada atividade foi seguida de um julgamento de aprendizagem (JOL). Enquanto no experimento I o caça-palavras envolvia encontrar a palavra-alvo em negrito nas frases, no experimento II, os participantes deveriam completar com a palavra-alvo faltante, que contava com duas letras iniciais como pistas, e procurá-la no caça-palavras em meio a outras palavras distratoras (palavras com as mesmas iniciais das palavras-alvo). Outrossim, analisamos o tempo em que realizaram cada atividade. Os resultados indicaram que a prática de lembrar foi mais efetiva no teste de complete do que o caça-palavras e a releitura. Quando a tarefa de caça-palavras foi mais elaborada, não houve diferença significativa comparada à prática de lembrar, mas a releitura foi pior do que ambas. No teste de múltipla escolha, não houve diferença entre as três tarefas. A análise do tempo mostrou que os alunos demoraram mais tempo para realizar o caça-palavras. Em conclusão, a prática de lembrar o conteúdo é mais eficaz, já que é realizada em menos tempo do que o caça-palavras e a releitura.
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