Mitos de gênero e sua relação com a matemática: concepções de professoras dos anos iniciais da Educação Básica
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Data
2024-03-25
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
O presente estudo teve por objetivo compreender como as docentes, participantes do
estudo, percebem as desigualdades de desempenho em Matemática entre meninos e
meninas, pautando-nos no pressuposto de que, no que se refere às questões de
gênero e de sua relação com a matemática e o ensino, professores da Educação
Básica não possuem formação e conhecimentos adequados e suficientes que possam
lhes orientar em uma prática pedagógica equitativa. Além disso, esses trazem para os
contextos de suas aulas preconceitos e mitos de gênero que impactam negativamente
no envolvimento de meninas com a matemática. Desse modo, o objetivo geral da
pesquisa foi acessar e compreender como mitos e preconceitos de gênero articulamse com as concepções de docentes acerca das relações de gênero na matemática e
em sua educação. Os objetivos específicos constituíram-se em: desenvolver e avaliar
uma proposta de formação docente que possibilitasse explicitar, articular, tomar
consciência e refletir acerca dos preconceitos de gênero e dos mitos referentes à
relação entre o gênero e a matemática; identificar e analisar os preconceitos, mitos e
as concepções de docentes quanto à relação entre a matemática e as questões de
gênero; propor um guia para a formação docente acerca das relações de gênero e o
ensino de matemática voltado para professores da Educação Básica, anos iniciais. Os
dados que compõem o corpus do estudo foram coletados por meio de questionários
aplicados a docentes que atuavam nos anos iniciais das escolas de Educação Básica
do Município de Salto Grande/SP, ao início e ao final da proposta de formação
docente, assim como por gravações de áudios que registraram as falas das docentes
durante alguns momentos do desenvolvimento do curso, sobre suas concepções,
mitos, preconceitos, dúvidas e dificuldades. Esse corpus foi analisado à luz da Análise
de Conteúdo (Bardin, 2011), conforme seis unidades temáticas: Relação das docentes
com a matemática; Concepções acerca do conceito de gênero; Relações de Gênero;
Concepções acerca do conceito de equidade de gênero; Concepção acerca de
educação/ensino equitativa/o ou educação/ensino de matemática equitativa/o em
gênero; Concepções acerca da discussão das relações de gênero no contexto da
Educação/Ensino. Os resultados encontrados pela análise dos dados indicam que as
docentes participantes da pesquisa percebem diferenças na forma como meninos e
meninas se relacionam com a Matemática e, além disso, suas percepções
hierarquizadas e polarizadas nas relações de gênero fazem-se presentes dentro do
contexto escolar, no entanto, o acesso ao conhecimento e a possibilidade de refletir,
a partir dos referenciais teóricos abordados durante o curso de formação, sobre as
práticas tidas como naturais, faz-se preponderante para uma transformação desse
cenário.
Descrição
Palavras-chave
Educação Básica, Gênero, Matemática, Formação Docente.