Histórias em quadrinhos e o ensino de Psicologia: uma proposta para formação de professores

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Data
2023
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Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A Psicologia da Educação, disciplina que compõe o currículo da licenciatura em Pedagogia, é considerada o ramo que trata da aplicação de princípios e teorias da psicologia aos métodos de ensino, destacando-se, entre essas, o Behaviorismo Radical. Uma das limitações do ensino da referida disciplina é a distância entre seu conteúdo e a prática escolar, fazendo-se necessárias metodologias mais dinâmicas. Pesquisas apontam que as histórias em quadrinhos (HQs) podem ser utilizadas como estratégias de ensino que contribuem no processo de aprendizagem. Portanto, este estudo busca responder à seguinte questão: De que maneira as histórias em quadrinhos podem contribuir para o ensino de conceitos da Psicologia Comportamental para alunos do curso de Pedagogia de uma universidade pública? A fim de responder tal questionamento, foi definido como objetivo geral: desenvolver, implementar e avaliar um curso sobre o ensino de conceitos da Análise do Comportamento a partir de histórias em quadrinhos. Com base no objetivo geral, foram elencados os objetivos específicos: 1) apresentar o histórico do surgimento dos quadrinhos e suas contribuições para o ensino; 2) expor reflexões sobre a Análise do Comportamento; 3) apresentar um breve panorama sobre o ensino de Psicologia no Brasil; 4) produzir e implementar a proposta de um curso sobre conceitos da Análise do Comportamento a partir da elaboração de HQs; 5) descrever e analisar as percepções dos alunos a respeito da contribuição do produto educacional na aprendizagem; e 6) analisar o potencial do curso no ensino de Psicologia Comportamental. Indicativos teóricos de que as HQs contribuem significativamente quando utilizadas no Ensino Superior e a escassez de estudos que relacionem o uso dessas narrativas com o ensino de Psicologia, formam uma lacuna a ser explorada, justificando a elaboração do presente estudo. O curso “Psicologia Comportamental em quadrinhos” foi implementado na modalidade on-line para alunos de licenciaturas que já tivessem cursado a disciplina de Psicologia da Educação. Posteriormente, foram analisadas as percepções dos participantes em relação ao curso e ao uso das HQs para o ensino dos conceitos do Behaviorismo. A partir da análise dos resultados, foi possível perceber que o curso contribuiu para a aprendizagem sobre o gênero textual em questão e sua relação com a Análise do Comportamento proporcionou a aprendizagem dos conceitos da abordagem, além de estreitar a relação entre teoria e prática.
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Palavras-chave
1. Ensino de Psicologia; 2. Histórias em quadrinhos; 3. Análise do Comportamento; 4. Formação de professores.
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