O desenvolvimento da corrida de orientação na escola na perspectiva das dimensões do conteúdo

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Data
2023
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A Corrida de Orientação é um esporte individual, realizado tanto em ambientes naturais quanto urbanos, cujo principal objetivo está em o praticante realizar um percurso desconhecido, ao longo de uma série de pontos de controle sequencialmente marcados em um mapa e demarcados fisicamente no terreno, no menor tempo possível. Presente na Base Nacional Comum Curricular, como conteúdo das Práticas Corporais de Aventura, demanda professores habilitados a lecioná-lo eficientemente na Escola, por envolver um grande conhecimento técnico, ser pouco tradicional no Brasil, e ainda pouco ensinada nos cursos de formação de Professores de Educação Física. Neste sentido, a pesquisa em questão teve o objetivo de aplicar e analisar uma sequência de atividades sobre o ensino da Corrida de Orientação no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, para a elaboração de um E-book destinado aos professores de Educação Física, a partir dos dados obtidos com ela. Para a sua execução, foi realizada uma pesquisa com atletas novatos para o entendimento de diferentes possibilidades da utilização da modalidade no ambiente escolar, uma Revisão Sistemática de Literatura para levantamento da produção bibliográfica existente acerca do ensino do conteúdo e aplicado um questionário semi-estruturado para diagnosticar as dificuldades que os professores apresentavam em relação ao seu ensino. A pesquisa evidenciou o interesse dos alunos no aprendizado da modalidade, a Revisão Sistemática evidenciou que as produções acerca do conteúdo são restritas e o questionário semi-estruturado evidenciou, que as maiores dificuldades apontadas pelos docentes quanto ao seu ensino, referem-se à falta de formação e de material didático instrucional para as suas práticas pedagógicas. Após estas constatações, elaboramos o referencial teórico da pesquisa, utilizando os autores que discutem o ensino da modalidade, a Educação Física Escolar e as dimensões do conteúdo, e os documentos norteadores da educação nacional, dando início em seguida à sua aplicação. A sequência de atividades foi organizada tendo como critérios de seleção dos conteúdos, a abrangência educacional de suas práticas, a possibilidade das mesmas serem realizadas no ambiente es- colar e que os materiais necessários para sua realização fossem de fácil acesso/aquisição e/ou produção. A sua aplicação se deu junto a Professores de Educação Física e alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Cornélio Procópio-PR. Para a análise dos dados coletados, aplicou-se a Análise Textual Discursiva, sendo examinados os excertos construídos pelos alunos, a partir de seus olhares sobre as práticas vivenciadas nos encontros. Após a análise dos dados, os resultados sugerem que houve uma aprendizagem efetiva e significativa pelos professores e alunos envolvidos na pesquisa, dos conteúdos apresentados e o entendimento de sua inter-relação com as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais. Por fim, concluímos que a sequência de atividades desenvolvida além de colaborar na formação integral dos participantes, evidenciou a viabilidade da adaptação dos exercícios propostos, para a sua execução em outras séries e em outras intervenções que a proposta possa acolher.
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Palavras-chave
1. Educação Física Escolar; 2. Práticas Corporais de Aventura; 3. Corrida de Orientação.
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