Escrita acadêmica e o gênero resumo técnico científico para surdos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Uma das principais barreiras para a formação acadêmica dos surdos tem sido a compreensão e a produção escrita de alguns gêneros presentes nesse nível de ensino, como o resumo técnico-científico, que envolve a inserção do graduando em uma comunidade escolar caracterizada por especificidades de leitura e escrita de resumos presentes em artigos, dissertações, teses e participação em eventos científicos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral validar o E-book: Escrita Acadêmica e o Gênero Resumo Técnico-Científico para Surdos, voltado ao desenvolvimento da escrita acadêmica de tais estudantes. Para tanto, esta dissertação configura-se no formato de multipaper, composta por quatro papers, a saber: I) Estado da arte do ensino de surdos na universidade na perspectiva inclusiva; II) Constituição das bases legais no ensino de surdos e o legado das licenciaturas bilíngues no Brasil; III) Escrita acadêmica de alunos surdos por meio do gênero resumo; IV) Validação e Análise do E-book. Ao apresentar e analisar o material didático elaborado, foram elencadas as características contextuais, composicionais e linguístico-discursivas do gênero. Além disso, recorreu-se à avaliação do material por profissionais da área da surdez, professores bilíngues e tradutores-intérpretes de Libras. O e-book é constituído também de vídeos em Libras, disponíveis no YouTube e que podem ser acessados por meio de código QR. Metodologicamente, este estudo apresenta-se como qualitativo. Da análise crítica dos dados, emergiram categorias que resultaram na comprovação do caráter bilíngue dessa produção, por possibilitar o desenvolvimento da escrita acadêmica por meio do ensino do gênero resumo técnico-científico. Conclui-se que a produção didática elaborada é uma ferramenta que pode propiciar a inclusão de surdos e favorecer a sua permanência no Ensino Superior, por possibilitar a esses graduandos a compreensão e o desenvolvimento de aspectos essenciais da escrita acadêmica, bem como oportunizar a autonomia no desenvolvimento e na disseminação de suas pesquisas acadêmicas. Espera-se que o e-book possa ser utilizado como uma estratégia facilitadora do desenvolvimento da escrita acadêmica de surdos universitários.
Descrição
Palavras-chave
Escrita acadêmica, Resumo técnico científico, Surdos, Inclusão, Ensino superior
Citação