Propostas de ensino para alunos com dificuldades e transtorno de leitura.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
As dificuldades de aprendizagem se tornaram eixo de discussões no ambiente escolar nos últimos anos. As pesquisas científicas que apontam a leitura como estudo chave demonstram que, em decorrência dos baixos índices escolares na alfabetização do país, é possível afirmar que grande parte dos alunos da primeira etapa do Ensino Fundamental possui dificuldades de leitura. Nesse cenário que abarca a aprendizagem do aluno e o sucesso escolar, as intervenções para as dificuldades precisam ser discutidas. Desta forma, o objetivo geral desta pesquisa foi elaborar um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades foram apresentadas em curso online para docentes que atuam nos anos iniciais de escolas de três municípios do estado do Paraná. Os objetivos específicos desse trabalho são: discutir as possíveis causas das dificuldades de leitura; analisar as diferentes propostas de intervenção para dificuldades de leitura encontradas na literatura; implementar e avaliar as atividades propostas por meio de um curso online de formação para professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, assim como analisar a contribuição do material desenvolvido para a prática docente. Após investigar trabalhos na área, foi possível constatar a escassez de produções relacionadas à intervenção, e, mediante o contexto exposto, torna-se imprescindível aos professores dispor de estratégias de ensino com metodologias intencionadas para aprimorar a leitura das crianças. Quanto aos resultados do desenvolvimento, implementação e avaliação da Produção Técnica-Tecnológica, o Manual Didático possui 55 atividades elaboradas a partir do método fônico, que foram avaliadas positivamente pelos treze professores participantes durante o curso de formação. Dentre os aspectos positivos citados pelos participantes, tem-se as atividades que trabalham a consciência fonológica e uma sequência de atividades embasadas na relação letra-som, nomeadas também como letras com relação biunívocas. Espera-se que este estudo possibilite pesquisas posteriores, contribua relevantemente para aprendizagem dos alunos com dificuldade e transtorno de leitura e auxilie os professores em suas práticas de ensino cotidianas.
Descrição
Palavras-chave
Dificuldades de leitura; Dislexia; Alfabetização; Ensino fundamental.
Citação
Coleções