Pensamento computacional na aprendizagem dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental
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Data
2024-11-06
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
Essa dissertação tem como objetivo avaliar a correlação entre o desenvolvimento
das habilidades de Pensamento Computacional (PC) e o processo de alfabetização
de estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). A estrutura do trabalho segue
o modelo escandinavo, dividida em cinco seções, incluindo dois artigos científicos. A
primeira seção apresenta o referencial teórico, abordando conceitos de PC, e sua
aplicação no contexto educacional. A segunda seção traz uma revisão sistemática,
cujo objetivo foi investigar o estado da arte sobre a aplicação do PC nos anos iniciais
e sua relação com habilidades cognitivas, como resolução de problemas,
pensamento lógico e alfabetização. Foram analisados nove estudos originais que
sugerem que o ensino de PC por meio de atividades desplugadas pode contribuir
para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, embora ressaltem a importância
de uma formação adequada dos professores. A terceira seção inclui o segundo
artigo, que relata uma pesquisa exploratória realizada em uma escola pública de
Ourinhos, SP, com o objetivo de avaliar a correlação entre o desenvolvimento
cognitivo por meio das habilidades de PC e o sucesso escolar dos estudantes do 1º
ano do EF. Nessa mesma seção, é descrito o produto da pesquisa: uma Matriz de
Referência para Avaliação Diagnóstica das Habilidades em PC, desenvolvida para
auxiliar os professores na elaboração de questões que avaliem o PC. Esse
instrumento foi construído para identificar lacunas e mapear o nível de proficiência
dos estudantes do 1º ano do EF. A quarta seção aborda a Discussão Geral,
apresentando uma análise integrada dos resultados obtidos na pesquisa e na
revisão sistemática, contextualizando as contribuições e desafios da implementação
do PC nos anos iniciais. Na quinta e última seção, intitulada Considerações Finais,
são destacadas as principais conclusões da pesquisa e suas implicações para o
desenvolvimento de práticas pedagógicas e futuras investigações. Os resultados
obtidos indicam que a intervenção com atividades de PC promoveu melhorias no
desenvolvimento da lógica sequencial e no processo de alfabetização dos
estudantes, reforçando a importância do PC como uma ferramenta para fortalecer
habilidades fundamentais no contexto da alfabetização no Ensino Fundamental.
Descrição
Palavras-chave
1º ano do Ensino Fundamental, Pensamento Computacional., Habilidades Cognitivas, Processo de Alfabetização, Desempenho Escolar, Educação Básica.