Vídeo educacional e formação continuada de professores : análises e percepções.
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Data
2022
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A evolução das tecnologias, sobretudo as digitais, estão em constante mudanças e sendo incorporadas intensamente na sociedade. Contudo, vale refletir se estas mudanças estão sendo vinculadas à educação. A escola não deve privar-se ao uso dos recursos digitais e permanecer num mundo análogo, visto que os alunos atuais são pertencentes ao mundo digital. Pautado pelo protagonismo na busca dos conhecimentos, os estudantes possuem em suas mãos ferramentas que possibilitam a criação e a produção, tais como os aparelhos celulares. Logo, os alunos além de serem consumidores, passam a ser também produtores de conteúdos. Desta forma, o presente trabalho defende a produção de vídeos didáticos com o intuito de contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, propomos como Produto Educacional um curso de capacitação intitulado: “Formação Continuada para Professores da Educação Básica: uma Proposta para a Produção de vídeos didáticos”, cujo objetivo geral versa sobre o desenvolvimento de vídeos didáticos, mediante apropriação do aporte teórico pelos professores cursistas para que, posteriormente, possam propor atividades nesta mesma perspectiva com seus alunos. Neste contexto, o desenvolvimento da pesquisa que contempla o percurso investigativo deste trabalho engloba uma fundamentação teórica que embasou a pesquisa numa abordagem de cunho qualitativo e exploratório, além de uma Revisão Sistemática de Literatura que teve como objetivo evidenciar, por meio de um mapeamento, os principais focos de pesquisa decorrentes da estratégia relacionada à produção de vídeos por estudantes da Educação Básica. Durante o desenvolvimento do Curso de Formação Continuada realizou-se a coleta dos dados por meio de questionários e discussões dialogadas gravadas pelo Google Meet®. Para a análise dos dados, utilizou-se como base a Análise Textual Discursiva, com o propósito de identificar as percepções dos professores cursistas de diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento de vídeo didático e a possibilidade de apropriação desta estratégia em sua prática pedagógica. Os resultados obtidos sugerem que a produção de vídeos didáticos pode ser considerada uma ferramenta que enriquece a prática pedagógica, mas requer formação continuada específica, por ser uma estratégia pouco utilizada por professores, apesar de já fazer parte do dia a dia da maioria dos estudantes.
Descrição
Palavras-chave
Produção de vídeos;
Tecnologias digitais;
Construção do
conhecimento;
Formação Continuada;
Audiovisual.