Matemática financeira para o curso de administração: uma sequência didática aplicada utilizando a tecnologia digital

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A disciplina de Matemática Financeira, que está presente no currículo dos cursos de Bacharel em Administração, deve proporcionar aos alunos a capacidade de reconhecer as relações entre as variáveis econômicas, aplicar modelos matemáticos e utilizar de recursos tecnológicos com o intuito de facilitar a tomada de decisão e aprimorar o poder de negociação presente na prática cotidiana. Dessa forma, a presente pesquisa propôs a elaboração de uma Sequência Didática por meio da Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, utilizando como recuso tecnológico a Calculadora HP 12C®, no intuito de saber se essa contribui para o ensino de Matemática Financeira para os alunos do curso de Administração de uma Insituição privada de Ensino Superior. Para o desenvolvimento da pesquisa, o percurso investigativo contemplou as seguintes etapas: fundamentação teórica na abordagem qualitativa fundamentada em uma revisão bibliográfica; apresentação de revisão sistemática de literatura, a qual possibilitou identificar produções científicas sobre o ensino de Matemática Financeira. Para a elaboração do produto educacional utilizou-se a Abordagem Metodológica de Ensino para uma Integração Conciliadora, materializada em suas três grandes fases: Confronto, Teorização e Atuação Investiativa, que delineou a produção de um curso. Após a elaboração por meio dessas fases, a aplicação do produto educacional ocorreu no mês de março de 2020, com os alunos de uma Instituição privada de Ensino Superior. O trato dos dados coletados por meio dos excertos, e também de um questionário, ocorreu a partir do pressuposto da Análise Textual Discursiva. De acordo com os dados e discussões, foi possível perceber o desconhecimento dos alunos sobre o conteúdo de Matemática Financeira para as atividades pertinentes a primeira fase de aplicação, e para a última fase, esses conseguiram 100% de acertos, indicando assim contribuição do produto educacional para o ensino de Matemática Financeira.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Matemática Financeira, Recurso Tecnológico, Abordagem Metodológica
Citação
Coleções