Por uma biblioteca viva: uma proposta para o ensino da leitura

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2021
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Com a intenção de promover que as bibliotecas possam ser um espaço de desenvolvimento da prática discursiva da leitura, desenvolvemos uma pesquisaação, visando responder a seguinte questão: De que forma a metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura pode contribuir, para que o orientador de atividades em biblioteca auxilie a criança no aprimoramento da compreensão leitora? Assim, o objetivo geral é elaborar uma proposta teóricometodológica, destinada a orientadores de atividade, para o ensino de leitura de crianças de 10 a 12 anos de idade, atendidas em ambiente de biblioteca. A proposta ancora-se na metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura (SOLÉ, 1998; FUZA; MENEGASSI, 2017; FUZA; MENEGASSI, 2018) e tem como eixo organizador o conto maravilhoso. Para que pudéssemos responder à pergunta orientadora elaboramos e implementamos uma proposta teórico-metodológica diagnóstica. Os participantes são cinco crianças que já apresentavam o hábito de frequentar a biblioteca, emprestar livros e participar de ações de promoção do leitor. Os resultados das análises sobre as respostas apresentadas pelos participantes demonstram que a metodologia de ordenação e sequenciação de perguntas de leitura pode contribuir para que o orientador de atividades em biblioteca auxilie a criança no desenvolvimento da compreensão leitora. Nesse sentido, em busca de um aprimoramento, elaboramos uma nova proposta, a qual, sedimenta-se, então, como nosso Produto Educacional, estruturado em um Caderno didático.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de leitura; Perguntas de leitura; Ordenação e sequenciação de perguntas de leitura; Leitura na biblioteca.
Citação
Coleções