Metabólitos secundários e defesa vegetal: uma sequência didática para o ensino de botânica no ensino superior

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Data
2020
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Editor
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Resumo
O ensino de Botânica pode ser considerado uma preocupação entre professores por possuir conteúdos complexos e de dificil compreensão. Desse modo essa pesquisa objetivou elaborar uma sequência didática baseada no pressupostos didáticos de Zabala (1998), para ensinar o conteúdo de metabólitos secundários e defesa vegetal, a fim de auxiliar os processos de ensino e aprendizagem de Botânica na formação inicial de professores de Ciências Biológicas. A coleta de dados compreendeu as atividades avaliativas presentes na sequência, que foram analisados com base no referencial da Análise Textual Discursiva, sistematizados em cinco categorias de análise a priori: I. Fatores bióticos e abióticos no desenvolvimento vegetal; II. Especificidade na relação planta animal – Atração; III. Especificidade na relação planta animal – Defesa; IV. Mecanismo interno das plantas e seus processos de defesa; e V. Contribuições e limitações da sequência didática. Os resultados mostraram contribuições da referida sequência para aprendizagem do conteúdo, considerando a ampliação das respostas que se apresentaram mais próximas das noções científicas sobre metabólitos secundários e defesa vegetal.
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Palavras-chave
Ensino de Botânica, Fisiologia Vegetal, Formação inicial, Ensino Superior, Sequência didática
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